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LIVRO DE RUTE.

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Apresentação em tema: "LIVRO DE RUTE."— Transcrição da apresentação:

1 LIVRO DE RUTE

2 AUTORIA I – Autor anônimo. II – Na Bíblia Hebraica, o livro está na terceira divisão – Escritos, sendo assim não faz parte da História Deuteronomista. III – O primeiro versículo informa que o período dos juízes havia passado, e a genealogia final sugere que os leitores conheciam Davi, indicando que o livro não foi escrito antes da monarquia.

3 FUNDO HISTÓRICO I– O livro trata da história de uma família comum, cuidando de seus problemas. II – Possivelmente esta história ocorreu na época em que Jefté era juiz em Israel. III -Por Causa da fome Elimeleque leva a família para morar em Moabe (Ló e filha mais velha).

4 FUNDO HISTÓRICO IV - Elimeleque morreu, estando ainda nas terras de Moabe, deixando Noemi e seus filhos, Malom e Quiliom. V – Os filhos de Elimeleque se casaram com mulheres moabitas, Malom com Rute e Quiliom com Orfa. VI - Depois de aproximadamente dez anos na terra dos moabitas, Malom e Quiliom morrem deixando Rute e Orfa viúvas.

5 FUNDO HISTÓRICO VI – Noemi e Rute retornaram para Judá, e foram morar na cidade de Belém (1.19). Era o início da colheita da cevada, mês de Nisã/Abibi (1.22; 2.23

6 PROPÓSITO DO LIVRO O propósito do livro pode ser visto em três dimensões. Universalismo = Mostra que Deus ama todos os povos e não só o judeu. Amizade = A devoção de Rute por Noemi. Genealogia de Davi = Mostrar os ancestrais piedosos de Davi

7 PROPÓSITO DO LIVRO 3) Na expressão “asas de javé” em 2.12, a palavra asa é a mesma empregada para a “capa” de Boaz, que Rute pediu para estendesse sobre ela em ) O livro ensina sobre a benção de Deus como recompensa para os atos de benevolência. 5) A promessa de Deus para o bisneto de Rute (II Sm 7

8 O TERMO “HESED” I – O livro fala sobre a lealdade à aliança, no nível humano e divino. A palavra lealdade é a tradução do termo hebraico “hesed”. Este termo fala sobre todas as implicações da lealdade de Deus a seu pacto.

9 O TERMO “HESED” 2) Algumas versões da Bíblia traduzem o termo por “misericórdia, e outras por bondade. 3) O termo “hesed” está relacionado com fidelidade e amor. 3) O livro de Rute é um livro sobre “hesed” nos níveis humanos e divinos.

10 A LEI DO LEVIRATO E O GO’EL
I – A LEI DO LEVIRATO ESTÁ EM DT O termo levirato deriva do termo latim levir, que corresponde ao hebraico Yabam. A lei do levirato é a lei do cunhado. Vemos esta lei aplicada no caso de Tamar e Rute, porém com algumas variantes.

11 A LEI DO LEVIRATO E O GO’EL
No caso de Tamar Judá não tinha mais filhos e parece que o dever do casamento afetava o sogro. (Gn ) No Caso de Rute, não havia cunhado nem sogro, apenas parentes próximos. (Rt )

12 A LEI DO LEVIRATO E O GO’EL
3) Segundo a lei do Levirato o irmão do falecido, que morava junto com este e dividia as responsabilidades da família em questão, deve casar-se com a cunhada para perpetuar descendência masculina – o “nome” , a “casa” ao irmão (Dt 25.6)

13 A LEI DO LEVIRATO E O GO’EL
4) A recusa ao dever acarretava consequências A remoção da sandália = simbolizava a rejeição da responsabilidade por parte do homem. O ato de cuspir no rosto era uma forma de humilhação.

14 c) Na falta de uma filho do sexo masculino para herdar as propriedades do falecido, o irmão se tornava o herdeiro. d) A recusa do cunhado em cumprir a lei do levirato poderia ser motivada por egoísmo. e) A mulher só herda se o pai não tiver filhos do sexo masculino.

15 A LEI DO LEVIRATO E O GO’EL
I – A responsabilidade do Go’el está em Lv 25.49 Defendia os interesses e propriedade de outrem do círculo familiar em tempo de crise. Era responsável por: Resgatar a propriedade, comprando-a e devolvendo-a àquele que havia sido obrigado a vendê-la (Lv ) devolução das terras no ano do Jubileu.

16 A LEI DO LEVIRATO E O GO’EL
b) Resgatar a pessoa, isto é, um parente que foi obrigado a se vender como escravo (Lv ) c) Resgatar o sangue, ou seja, vingar a morte de um parente assassinado (Nm , 31)

17 A SITUAÇÃO DA VIÚVA EM ISRAEL
I – Noemi vendendo suas terras (4.3) Lembramos que mulher não herda, só se o pai não tem filhos homens. A viúva não tem direito a herança. a) A viúva sem filhos volta para a casa do pai. (Gn 38.11; Lv 22.13; Rt 1.8)

18 A SITUAÇÃO DA VIÚVA EM ISRAEL
b) Ou fica ligada a família de seu marido, por um casamento por levirato. c) Se ela tem filhos adultos, esses devem prover sua subsistência. d) Se os filhos ainda forem jovens a viúva, possivelmente administra como tutora a herança dos filhos. (2 Rs 8.3-6)

19 A SITUAÇÃO DA VIÚVA EM ISRAEL
3 No caso de Noemi – Rt 4.3,9 A terra é considerada como propriedade de Elimeleque, Malom e Quiriom. Noemi parece atuar como gardiã de seus direitos

20 COSTUMES E CULTURA I - recolher espigas no campo = Rt 2.2; Lv 19.9 II- Pedido para Boaz assumir o papel de resgatador Rt III – Descalçar o sapato Rt 4.7-8)


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