A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gabarito 2ª etapa Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gabarito 2ª etapa Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina."— Transcrição da apresentação:

1 Gabarito 2ª etapa Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina

2 Capítulo6 Leitura complementar 01. Os países latino-americanos reconhecem sua posição de alta vulnerabilidade climática. Por isso, reuniram-se no chamado Grupo 77, cujo principal objetivo é conseguir com que os países ricos se comprometam a renovar o Protocolo de Kyoto, vigente até É um fundo de financiamento criado na Conferência de Cancún, em 2011, para solucionar as necessidades dos países em desenvolvimento frente às mudanças climáticas.

3 Capítulo6 Testando seus conhecimentos a) A Cordilheira dos Andes, situada na orla do Oceano Pacífico, estendendo-se da Venezuela até o sul do Chile. De formação geológica recente, da Era Cenozoica, há cerca de 65 milhões de anos, corresponde a montanhas mais elevadas e menos desgastadas pelos agentes erosivos.

4 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 02. b) São formações geológicas mais antigas, que sofreram maiores ações dos agentes erosivos. Desse modo, seu relevo é modesto em relação às cordilheiras. No continente americano, estão situados principalmente no Atlântico leste-sudeste. c) São áreas mais baixas e aplainadas cuja formação está associada à ação dos rios na deposição de sedimentos. As bacias do Rio Amazonas e do Prata são os maiores destaques na América Latina.

5 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. a) A primeira imagem mostra uma paisagem localizada na Cordilheira dos Andes; a segunda mostra uma paisagem localizada na área de planície da Bacia do Rio Amazonas; a terceira mostra o cultivo do café em área de planalto. b) Na primeira imagem, vemos uma paisagem em área de clima frio de montanha; na segunda imagem, uma paisagem de clima equatorial; na terceira, uma paisagem de clima tropical de altitude.

6 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. c) Espera-se que o aluno observe que as atividades retratadas têm relação direta com o modelado terrestre e o clima. No primeiro caso, vemos a prática de um tipo de esporte que é viabilizado pelas formas do relevo; no segundo caso, temos a extração da madeira, recurso presente na floresta equatorial; na terceira imagem, vemos o cultivo do café, cultura que se adapta bem em clima tropical de altitude. 04. a) Brasil, Argentina, Colômbia, México e Venezuela.

7 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 04. b)Os dois países latino-americanos de maior destaque no mercado mundial de carne bovina, Brasil e Argentina, possuem extensas áreas de pastagens naturais, os chamados Pampas, que favorecem a prática da pecuária. 05. Espera-se que o aluno recupere e organize informações relativas à ocorrência, na América Latina, de terrenos cristalinos, de formação geológica mais antiga, que costumam ser ricos em recursos minerais, como ouro e prata. Por outro lado, o ouro também ocorre em terrenos sedimentares. Esses metais foram largamente explorados pelos colonizadores na América Luso-espanhola entre os séculos XVI e XVIII.

8 Capítulo6 Testando seus conhecimentos 06. A predominância de terrenos sedimentares ricos em minerais fósseis.

9 Capítulo6 Atividades propostas 01. A combinação de terrenos férteis com clima úmido, como na Zona da Mata, no Nordeste brasileiro, e em algumas ilhas do Caribe, que favorece culturas como cana-de-açúcar, cacau e frutas tropicais; o degelo da Cordilheira dos Andes, que alimenta rios e possibilita a irrigação; as extensas áreas de pastagens naturais no Brasil, na Argentina e no Uruguai, que favorecem uma expressiva produção na pecuária; a presença de grandes florestas, em especial a Floresta Amazônica, que tem um papel fundamental na regulação da disponibilidade de água; o Rio Amazonas, que possui a maior vazão de água do mundo.

10 Capítulo6 Atividades propostas 02. Porque as intervenções humanas nas paisagens naturais vêm provocando expressiva degradação dos ecossistemas. Destaque-se a quase extinção da Mata Atlântica ao longo do processo de colonização para dar lugar a plantações, pastagens e áreas urbanas; o intenso desmatamento da Floresta Amazônica provocado, sobretudo, pela exploração madeireira e pecuária; o avanço da agropecuária em áreas de cerrado e a destruição dos mangues no processo de urbanização.

11 Capítulo6 Atividades propostas 03.


Carregar ppt "Gabarito 2ª etapa Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google