A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grande Florianópolis Os principais aspectos da região que engloba Florianópolis, Tijucas, Santo Amaro, Governador Celso Ramos e São José.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grande Florianópolis Os principais aspectos da região que engloba Florianópolis, Tijucas, Santo Amaro, Governador Celso Ramos e São José."— Transcrição da apresentação:

1 Grande Florianópolis Os principais aspectos da região que engloba Florianópolis, Tijucas, Santo Amaro, Governador Celso Ramos e São José.

2 Localizações

3 Florianópolis - Características É uma das três ilhas-capitais do Brasil. Sua área é dividida entre as partes continental e insular. Mais de 100 praias mapeadas em um levantamento completo feito atualmente pelo IPUF. Presença de pontas, baías, montanhas, dunas...!

4 Mapa e cartão-postal da Ponte Hercílio Luz.

5 Praias de Florianópolis

6 São José - Características É banhado pelas baías Norte e Sul, a qual recentemente foi aterrada. Tem como pontos turísticos lindas paisagens como o Balneário de Guararema, a Pedra Branca e o Lago da Pedreira, que foi na verdade um buraco formado pela extração de minérios no local que fica muito próximo a um imenso paredão formado por rochas e que com o passar do tempo foi tomado pelas águas da chuva e de uma nascente.

7

8 Santo Amaro da Imperatriz - Características 72% da área total de Santo Amaro da Imperatriz são de preservação permanente, o Santo e belo Verde Vale das Termas apresenta uma altitude de 30 metros. O município se destaca por suas fontes termais, atribui-se a origem dessas águas a um derrame triássico, que invadiu todo o sul do Brasil. É a estância hidromineral mais conhecida do Estado e, segundo especialistas, suas águas são as melhores da América do Sul, sendo a segunda melhor do mundo em qualidade, precedida apenas por Vicky, na França. Sua paisagem é formada principalmente pelas montanhas imponentes da Mata Atlântica e pelas belezas e mistérios da Serra do Tabuleiro.

9 Serra do Tabuleiro e Mata Atlântica.

10 Governador Celso Ramos - Características Inúmeras praias e ilhas, algumas onde se pode encontrar baleias e golfinhos, fazem de Governador Celso Ramos um lugar paradisíaco. A Baía dos Golfinhos é outro local bastante conhecido, aonde as pessoas vão para, além de conhecer e se divertir, fazer estudos biológicos, já que é o único lugar da região que tem golfinhos à 25km da costa.

11 Tijucas - Características Entre suas principais belezas naturais estão cachoeiras e grutas; em especial o Salto do rio Tijucas, uma queda d'água com 80m de altura e a Gruta da Pedra do Xandoca, com 15 metros de comprimento que esconde um pequeno córrego bem no centro.

12 Margem do Rio Tijucas

13 Clima Florianópolis apresenta as características climáticas próprias ao litoral sul brasileiro. As estações do ano são bem caracterizadas, verão e inverno bem definidos, sendo o outono e primavera de características semelhantes. A umidade relativa do ar é alta e sua média anual 82%. A insolação apresenta 46% do total possível, o que permite dizer que mais da metade do ano o sol permanece encoberto. Pertencente ao grupo mesotérmico úmido, com chuvas distribuídas uniformemente durante o ano.

14 Geologia Geologicamente a Ilha de Santa Catarina está constituída por duas formações básicas: os terrenos cristalinos e os terrenos sedimentares de formação recente. Os terrenos cristalinos formam as partes mais elevadas da ilha e os pontos rochosos que se sobressaem na periferia. Os terrenos sedimentares constituem as partes baixas onde há formação de dunas, restingas e manguezais.

15 Hidrografia No Município de Florianópolis, podemos citar como principais bacias hidrográficas: * Ratones; * Saco Grande; * Lagoa da Conceição; * Itacorubi; * Rio Tavares; * Lagoa do Peri. Tem como principais rios: dos Naufragados, das Pacas, do Peri, da Tapera, Cachoeira Grande, Tavares, Itacorubi, do Sertão, Buchele, Araújo, Pau do Barco, do Mel, Veríssimo, Ratones, Papaquara, Palha, do Bráz, Sanga dos Bois, Capivari, Capivaras e os ribeirões: Vargem Pequena, Valdik, do Porto e Sertão da Fazenda. Entre os córregos, os que apresentam uma importância mais relevante para a rede hidrográfica, são: do Passarinho, do Ramos e o Arroio dos Macacos. A nível de espelhos, d'água possuímos importantes lagunas, como a Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri, seguida das lagoinhas: do Leste, da Chica e Pequena.

16 Aspectos Econômicos das Regiões Tijucas - Pesca artesanal. - Agricultura de substistência. - Cerâmicas Portobello. Governador Celso Ramos - Extração de moluscos. - Centro de pesca e aqüicultura.

17 Aspectos Econômicos das Regiões Santo Amaro da Imperatriz - Destaque na agricultura com o milho, o tomate e a batata. - Indústrias de cimento, envasadoras de água mineral, madeireiras, serralherias, esquadrias de alumínio e indústria de fibras. - Turismo e Prestação de Serviços

18 Aspectos Econômicos das Regiões Florianópolis Tem sua economia alicerçada basicamente nas atividades do comércio, prestação de serviços públicos, indústria de transformação e turismo. Desenvolvimento recente no vestuário e no setor de informática. A construção civil também é outra importante atividade econômica da cidade, com destaque para as praias da região norte da ilha. O comércio e a prestação de serviços dominam amplamente a economia local, com uma fatia de 83%, restando 12% às indústrias de transformação e apenas 5% à agropecuária e à pesca

19 O Turismo nas Regiões Tijucas O maior atrativo turístico de Tijucas é o passado histórico do município. A cidade apresenta grande diversidade cultural e geográfica, com bairros de açorianos, negros, italianos... São muitos as atrações naturais, como cachoeiras, grutas, rio e mar e o Centro Cultural Harry Laus, o casarão antigo e as oficinas onde eram fabricados os barcos. Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Tijucas.

20 O Turismo nas Regiões Governador Celso Ramos O turismo em Governador Celso Ramos é feito basicamente pelos atraídos pela promessa de paisagens e ondas perfeitas. Vive-se na cidade o clima das comunidades simples. A natureza foi bastante generosa com o município que está inserido nas áreas de proteção ambiental de Anhatomirim e da baleia Franca. A região integra, ainda, a reserva biológica Marinha do Arvoredo,. Não é à toa que as praias são escolhidas por celebridades de diversas partes do mundo para o veraneio.

21 O Turismo nas Regiões Santo Amaro da Imperatriz Com o foco turístico nos esportes de aventura, como a Rampa de Vôo Livre, sendo assim a cidade oferece poucos pontos de visitação na parte urbana. Destacam-se os de turismo religioso como na Igreja Matriz e o Conventinho do Espírito Santo.

22 O Turismo nas Regiões São José - Balneário Guararema - Pedra Branca - Usina Sertão do Imaruim - Lago da Pedreira - Solar da Guarda Nacional - Jardim Carlos Napoleão Poeta - Bico do Carioca - Teatro Adolfho Mello - Igreja Matriz (São José, Barreiros) - Escola de Oleiros

23 O Turismo nas Regiões - Florianópolis Patrimônios Históricos: - Casa de Victor Meirelles - Antiga Alfândega - Fortalezas - Catedral Metropolitana - T.A.C - Ponte H. Luz - Palácio Cruz e Souza - Mercado Público Municipal - Praça XV de Novembro - Igrejas (Ex.: São Sebastião, Lapa..)

24 Florianópolis Patrimônios Ecológicos: - Lagoa do Peri - Morro da Cruz - Dunas - Lagoinha do Leste Fotos em Ordem

25 Turismo - Florianópolis Praias do Leste - Barra da Lagoa - Joaquina - Mole - Galheta - Moçambique Praias do Norte - Canasvieiras - Ingleses - Cachoeira do B. Jesus. - Jurerê - Praia Brava - Ponta das Canas - Santinho - Daniela - Praia do Forte - Santo Antônio de Lisboa - Lagoinha - Sambaqui Praias do Sul - Campeche - Ribeirão da Ilha - Armação - Matadeiro - Morro das Pedras - Açores - Pântano do Sul - Solidão - Naufragados - Lagoinha do Leste - Lagoa do Peri

26 Acima, Barra da Lagoa, no Leste. No canto superior, Praia Brava, no Norte. No canto inferior, Ribeirão da Ilha, no Sul Essas são apenas três das mais de cem praias de Florianópolis.

27 Cultura – Grande Florianópolis - Festas religiosas (Senhor Jesus dos Passos, Festa do Divino Espírito Santo, etc). - Boi-de-mamão, Bernúncia, Maricota e outros personagens folclóricos. - Esportes radicais (vôo livre, MotoCross, canoagem, etc) em Santo Amaro da Imperatriz. - Patrimônios culturais e históricos, na presença de prédios antigos e outras construções - Academias de Letras em Florianópolis (Desterrense) e em Santo Amaro da Imperatiz (santoamarense). - Museus, com destaque para o MASC no CIC, o Museu Histórico de Santa Catarina em Palácio Cruz e Souza e o Museu Victor Meirelles. - Força da música, principalmente popular. - Presença de orquestras (OSSCA, OSF e Camerata Florianópolis)

28 Boi-de-mamão OSSCA Pão-por-Deus Fortaleza de Anhatomirim – Manutenção Histórica

29 Angela João Paulo Louise Mariana Márlio Nicole 3º Alfa 17 de junho de 2008.


Carregar ppt "Grande Florianópolis Os principais aspectos da região que engloba Florianópolis, Tijucas, Santo Amaro, Governador Celso Ramos e São José."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google