A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1972 – ESTOCOLMO – O Desastre de Minamata (1956)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1972 – ESTOCOLMO – O Desastre de Minamata (1956)"— Transcrição da apresentação:

1

2 1972 – ESTOCOLMO – O Desastre de Minamata (1956)

3 1972 – ESTOCOLMO – Crises do Petróleo

4 1972 – ESTOCOLMO – Crises do Petróleo

5 1972 – ESTOCOLMO – Descolonização – Revolução Médico-Sanitária – Globalização – 113 países – Proposta: reduzir os níveis de produção e consumo. Promover o crescimento zero – dos pobres, é claro. – Surge o Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente (PNUMA). – Ecomalthusianos. – Em 1987 a ONU lança o relatório Nosso futuro comum que populariza o conceito de desenvolvimento sustentável.

6 1992 – ECO-92 (Rio de Janeiro) – 180 países – Sustentabilidade em foco. "A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades". – Agenda 21 Principal documento da Eco-92. Busca promover o desenvolvimento sustentável. Dividido em 4 seções com mais de 40 capítulos. – Dimensões Econômicas e Sociais – Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento – Revisão dos instrumentos necessários para a execução das ações propostas – A aceitação do formato e conteúdo da Agenda

7 1992 – ECO-92 (Rio de Janeiro) – Os países assumem compromissos de mudarem suas legislações. – Convenções sobre Mudanças Climáticas Acabar com os CFCs Reduzir o Aquecimento Global

8 1997 – PROTOCOLO DE QUIOTO – Compromisso com a diminuição da emissão dos gases estufa – em especial o CO2. – Muitos países não concordaram com o protocolo.

9 2002 – RIO+10 (Joanesburgo) – 189 países – Reafirmação da Agenda 21. – Nenhum resultado prático. – Na verdade, na visão dos ambientalistas há um retrocesso. Ex.: em 1992 foi firmado que os ricos repassariam 0,7% do PIB aos pobres, em 2002 isto caiu para 0,22%.

10 2012 – RIO+20 (Rio de Janeiro) – 190 países – Desenvolvimento sustentável em foco.

11 2012 – RIO+20 (Rio de Janeiro) – Cúpula dos Povos Terceiro Setor Pede desenvolvimento sustentável ambiental e social. Rio+20 foi um fracasso.

12

13 2012 – RIO+20 (Rio de Janeiro) Contra a militarização dos Estados e territórios; Contra a criminalização das organizações e movimentos sociais; Contra a violência contra as mulheres; Contra as grandes corporações; Contra a imposição do pagamento de dívidas econômicas injustas; Pela garantia do direito dos povos à terra e território urbano e rural; Pela soberania alimentar e alimentos sadios, contra agrotóxicos e transgênicos; Pela garantia e conquista de direitos; Pela solidariedade aos povos e países, principalmente os ameaçados por golpes militares ou institucionais, como está ocorrendo agora no Paraguai; Pela soberania dos povos no controle dos bens comuns, contra as tentativas de mercantilização; Pela democratização dos meios de comunicação; Pelo reconhecimento da dívida histórica social e ecológica; Pela construção do Dia Mundial de Greve Geral;

14 2012 – RIO+20 (Rio de Janeiro) – Fórum Social Mundial. O FSM não representa as elites econômicas e exigirá uma demanda de mobilização da sociedade sobre outro modelo de desenvolvimento. Trataremos de propostas de mudança da matriz energética para a renovável, da questão nuclear, das hidrelétricas em confronto com as populações indígenas, do modelo de consumo e resíduos orgânicos, entre outros – Polêmicas Vaticano X Hilary Clinton Irã – Economia Verde. – Governança Mundial. – Cartas de Intenções.

15 2012 – RIO+20 (Rio de Janeiro) – Por que o Aquecimento Global não esteve em foco? CLIMATEGATE ( Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) ) – Idade Média – Ocorre um aquecimento global – Entre meados da década de 1920 até 1946 as temperaturas aumentam e chegam no mesmo nível de hoje – detalhe: a industrialização era menor. – anos = 9 eras glaciais de anos cada, ou seja, 90% de eras glaciais. – Nossa interglaciação = anos Humanidade = anos – Interglaciações em média = anos. – Estaremos em uma glaciação? – Porque não percebemos? ILHAS DE CALOR INVERSÕES TÉRMICAS ESTAMOS NA ZONA INTERTROPICAL

16 2012 – RIO+20 (Rio de Janeiro) – Desde 1998 o planeta apresenta temperaturas mais baixas. Atividade Solar Baixas temperaturas dos oceanos (correntes marítmas) – Curiosidade: Crédito do Carbono Valor diminuiu nas últimas décadas de US$ 40 para menos de US$ 4. – DICA: Assista os vídeos no youtube do professor Luis Carlos Molion.

17


Carregar ppt "1972 – ESTOCOLMO – O Desastre de Minamata (1956)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google