A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMAÇÃO DE SCRIPTS Conceitos. O que é ?  São linguagens de programação executadas do interior de programas ou de outras linguagens de programação,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMAÇÃO DE SCRIPTS Conceitos. O que é ?  São linguagens de programação executadas do interior de programas ou de outras linguagens de programação,"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMAÇÃO DE SCRIPTS Conceitos

2 O que é ?  São linguagens de programação executadas do interior de programas ou de outras linguagens de programação, não se restringindo a esses ambientes.

3 O que é  As linguagens de script servem para estender a funcionalidade de um programa e/ou controlá-lo, acessando sua API e, são frequentemente usadas como ferramentas de configuração e instalação em sistemas operacionais (Shell script), como por exemplo, em alguns sistemas operacionais da família Linux, que usam a linguagem bash.

4 O que é  Podem ser utilizadas no apoio de automação de processos manuais repetitivos em diversos sistemas.  Todas as linguagens de script são linguagens interpretadas, porém, nem todas as linguagens interpretadas são linguagens de script.

5 Linguagem interpretada  Linguagem interpretada é uma linguagem de programação, onde o código fonte nessa linguagem é executado por um programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador.

6 Vantagens  São rápidas e praticas, permitem agregar funcionalidades sem depender de ferramentas e compiladores.  Podem ser adaptadas a diversas tecnologias  Não dependem de instalações e ou bibliotecas.  Não precisam de uma ferramenta especifica de desenvolvimento.

7 Desvantagens  Por não ser compilada, erros de sintaxe não são identificados no desenvolvimento.  Não tem acesso completo a recursos da maquina por questões de segurança.  Depende de um interpretador local para ser executado.

8 História  JCL (job control language) foi uma linguagem utilizada nos mainframes para gerenciar a carga dos programas em lote.  Na década de 60 os primeiros Shells interativos permitiam a execução de scripts chamados RUNCOMM.

9 História  Linguagens como Tcl e Lua foram criadas para utiliziação geral e podiam ser agregadas a qualquer aplicação.  Outras linguagens como VBA (Visual Basic for Application) implementa uma forte intergração para automação.  Alguns softwares incorporam várias linguagens de script diferentes. Navegadores modernos normalmente fornecem uma linguagem para escrever extensões para o navegador em si, e várias linguagens incorporadas padrão para controlar o browser, incluindo JavaScript.

10 Algumas Linguagens de Scripts  ActionScript  JavaScript  Lua  Python  Ruby  JQuery  VBScript  Wsh

11 O que é o javascript e qual a sua aplicação?  E uma linguagem de script divergente da linguagem java, e utilizada em páginas web e permitem a execução de algoritmos no navegador do cliente, auxilia a validação de formulários e implementa recursos de navegabilidade.

12 Atividade  O que é linguagem de script, de exemplos de sua utilização?


Carregar ppt "PROGRAMAÇÃO DE SCRIPTS Conceitos. O que é ?  São linguagens de programação executadas do interior de programas ou de outras linguagens de programação,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google