A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Equipe: Bruno Ribeiro, Juliana Scarpa, Maria Carmem e Sofia Boccanera Turma:7m2 Professora: Eliana Salgado Ano: 2013 ANIMAIS INVERTEBRADOS (NEMATÓDEOS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Equipe: Bruno Ribeiro, Juliana Scarpa, Maria Carmem e Sofia Boccanera Turma:7m2 Professora: Eliana Salgado Ano: 2013 ANIMAIS INVERTEBRADOS (NEMATÓDEOS)"— Transcrição da apresentação:

1 Equipe: Bruno Ribeiro, Juliana Scarpa, Maria Carmem e Sofia Boccanera Turma:7m2 Professora: Eliana Salgado Ano: 2013 ANIMAIS INVERTEBRADOS (NEMATÓDEOS)

2 Reino, Filo, seu significado e características Reino: Animal Filo: Nematódeos Significado do Filo: Do grego Nematos, ‘’filamento’’, e eidos, ‘’semelhante’’. Característica principais: -Possuem corpo cilíndrico, longo, fino e sem segmentos. - Todos os seus representantes são considerados vermes, pois causam doenças verminoses -Possuem simetria bilateral, ou seja, os dois lados não podem ser identificados ao serem separados. - Possuem sistema nervoso centralizado. -Possuem sistema digestório completo. - Não apresentam sistema respiratório( as trocas gasosas ocorrem por difusão, através da superfície corporal). - A maior parte das espécies possuem fecundação interna.

3 Modo de vida, sistema digestivo e doenças causadas pelo filo Modo de vida: Vivem em água salgada ou doce, em meio terrestre ou orgânico. Muitos nematódeos de vida livre são carnívoros e se alimentam em pequenos animais ou de corpos de animais mortos. Sistema digestório: O tubo digestivo dos nematóides é completo, ou seja, possui um orifício de entrada de alimentos (a boca) e um outro orifício de saída de dejetos ( o ânus). Algumas doenças causadas pelos Nematódeos: -Filaríase: Os nematóides que se alojam nos vasos linfáticos. A doença é chamada também de Elefantíase, por causa do aspecto de perna de elefante no paciente com a forma avançada desta doença. -Ancilostomíase: A ancilostomose é uma helmintíase que pode ser causada tanto pelo Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus. Ambos são vermes nematelmintes (asquelmintes), de pequenas dimensões, medindo entre 1 e 1,5 cm. -Ascaridíase: É uma parasitose humana causada pelo nematódeo do gênero Ascaris, popularmente chamado de lombriga. Estima que 25% da população mundial seja portadora de lombriga. As pessoas mais afetadas são as que vivem em locas de saneamento básico precário.

4 Reprodução dos Nematodas Os nematódeos tem sexos distintos (fêmea e o macho). A fêmea possui ânus e é maior que o macho. O macho possui sua extremidade em forma de gancho e uma cloaca( é onde se encontra o sistema urinário, o intestino e o aparelho genital). Sua reprodução acontece quando acontece a cópula, que é o acasalamento. A fecundação geralmente é interna porém podem surgir de uma forma assexuada, essa forma assexuada ocorre através da fêmea que apresenta habilidade de procriar sem a participação do macho, ou seja isso se chama PARTENOGÊNESE.

5 Curiosidades Os nematóides são serem invisíveis a olho nu, com raras exceções. São, portanto, geralmente microscópicos. Antigamente os estudiosos não sabiam da existência de seres microscópicos, eles só tinham conhecimento dos gigantes, como a lombriga que vive no intestino do homem e um nematóide que vive na placenta da baleia. Atualmente esses seres invisíveis são vistos por meio de um microscópio.

6 Referências Bibliográficas 1- AGUILAR, João B. V. “ Para viver juntos” Ciências. 7˚ ano. 2 ̊. Ed BR&biw=1360&bih=624&tbm=isch&tbnid=UoAC9JcbXFuaNM:&imgrefurl=http://www.plantasonya.com.br/pra gas-e-doencas/nematoides-meloidogyne- sp.html&docid=vaCVfl5XIJhXEM&imgurl=http://www.plantasonya.com.br/wp- content/img/nematoide.jpg&w=267&h=200&ei=dWE4UsDeA5Ts8ATz0oGIBw&zoom=1&ved=1t:3588,r:24,s:0,i: 157&iact=rc&page=2&tbnh=160&tbnw=210&start=19&ndsp=23&tx=91&ty= BR&biw=1360&bih=624&tbm=isch&tbnid=ubpOgsPIHq8rXM:&imgrefurl=http://simbiotica.org/nematoda.htm &docid=K5A8wypQ7TnROM&imgurl=http://www.curlygirl.no.sapo.pt/imagens/nematodo.jpg&w=800&h=550 &ei=dWE4UsDeA5Ts8ATz0oGIBw&zoom=1&ved=1t:3588,r:29,s:0,i:172&iact=rc&page=2&tbnh=179&tbnw=271 &start=19&ndsp=23&tx=123&ty=

7 Perguntas 1- Cite e explique uma das doenças causadas pelos nematódeos. 2- Corrija as sentenças abaixo: a) Os nematódeos vivem em apenas águas salgadas e em meio orgânico. b) O macho possui ânus e é maior que a fêmea. 3- Os nematódeos possuem Sistema Digestório e Sistema Respiratório?

8 Respostas 1- Algumas doenças que podem ser citadas: -Filaríase: Os nematóides que se alojam nos vasos linfáticos. A doença é chamada também de Elefantíase, por causa do aspecto de perna de elefante no paciente com a forma avançada desta doença. -Ancilostomíase: A ancilostomose é uma helmintíase que pode ser causada tanto pelo Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus. Ambos são vermes nematelmintes (asquelmintes), de pequenas dimensões, medindo entre 1 e 1,5 cm. -Ascaridíase: É uma parasitose humana causada pelo nematódeo do gênero Ascaris, popularmente chamado de lombriga. Estima que 25% da população mundial seja portadora de lombriga. As pessoas mais afetadas são as que vivem em locas de saneamento básico precário. 2- a) Os nematódeos vivem em água salgada ou DOCE e também em meio orgânico ou TERRESTRE. b) A fêmea possui ânus e é maior que o macho. 3- Não, eles apenas possuem Sistema Digestório.


Carregar ppt "Equipe: Bruno Ribeiro, Juliana Scarpa, Maria Carmem e Sofia Boccanera Turma:7m2 Professora: Eliana Salgado Ano: 2013 ANIMAIS INVERTEBRADOS (NEMATÓDEOS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google