A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 16 Nematelmintos I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 16 Nematelmintos I."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 16 Nematelmintos I

2 Principais característica
Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio (nema = fio). São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde. Existem cerca de espécies descritas. Podem ser encontrados em grande quantidade no solo, na água e como parasitas.

3 Tubo musculodérmico São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), e pseudocelomados. O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples. A musculatura dos nematódeos é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa é responsável pelos movimentos desses animais. Provocam flexões dorsoventrais.

4 Sistema digestório completo
Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes. Os parasitas alimentam-se de produtos pré-digeridos pelo hospedeiro, mas há também espécies fitófagas e carnívoras.

5 Sistema excretor Possuem uma célula especializada, com um formato que lembra a letra H. Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que elimina excretas pelo poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.

6 Sistema nervoso Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.

7 Reprodução São animais dióicos, em sua grande maioria, possuem sexos separados. Apresentam dimorfismo sexual, ou seja, a fêmea é diferente do macho. Normalmente os machos são menores e sua porção posterior é afilada e curva, para facilitar a cópula. A fecundação é cruzada e o desenvolvimento é indireto.

8 Parasitoses: ascaridíase, ancilostomíase, oxiurose, tricocefalose e elefantíase
Ascaridose ou Ascaridíase: Parasita -  Ascaris lombricóides; Sintomas - Cólicas, náuseas, vômitos, oclusão intestinal (não consegue defecar), quando em grande número. Transmissão - Alimentos contaminados por ovos. Fêmea: 35 a 40 cm; macho 15 a 35 cm; Até chegar ao intestino/ 2 meses, e as larvas passa por órgãos como fígado e pulmão/irritação, tosse, febre baixa e falta de ar; tornam-se adultas, acasalam, ovos saem junto com as fezes do homem;

9 Enterobiose ou oxiurose
Doença intestinal causada por Enterobius vermiculares, verme pequeno; Macho com 3 a 5 mm e fêmea com 8 a 12mm; Ingestão de ovos; Verme se fixa no intestino, produz inflamação, náusea e dores abdominais; Sintoma mais típico: coceira da região anal, quando hospedeiro se deita e o calor da cama ativa os parasitas.

10 Medidas preventivas Para evitarmos essas doenças, higiene e saneamento básico é fundamental: *lavar bem os alimentos antes de consumi-los; *beber apenas água tratada (filtrada ou fervida) *manter sanitários limpos; *lavar as mãos antes das refeições e após ira ao banheiro; *tratar os doentes e portadores assintomáticos; *não usar excrementos, como fertilizantes; *andar calçado.

11 Obs. Não há sistema respiratório e circulatório.
Espécies de vida livre: Respiração cutânea e aeróbia; Espécies parasitas: Respiração anaeróbia.


Carregar ppt "Aula 16 Nematelmintos I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google