A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Espaços de Cores Guilherme Defreitas Juraszek. O que é cor? Cor é a reação do cérebro a um estímulo visual específico. A interpretação de uma cor é algo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Espaços de Cores Guilherme Defreitas Juraszek. O que é cor? Cor é a reação do cérebro a um estímulo visual específico. A interpretação de uma cor é algo."— Transcrição da apresentação:

1 Espaços de Cores Guilherme Defreitas Juraszek

2 O que é cor? Cor é a reação do cérebro a um estímulo visual específico. A interpretação de uma cor é algo subjetivo e pessoal. A cor é a interpretação do cérebro sobre a combinação das informações recebidas pelas células cones (vermelho, verde e azul) e bastonetes (intensidade)

3 Termos Brilho: A sensação humana onde uma área exibe mais ou menos luz. – Subjetiva Radiância: Quantidade total de energia emitida por uma fonte de luz. Luminância: Quantidade de energia que o observador percebe de uma fonte de luz.

4

5

6 Espectro Visível

7 O que é um espaço de cores? É um método onde podemos especificar, criar e visualizar cores. – Um monitor precisa saber como reproduzir a cor desejada mudando os valores das células RGB – Uma impressora precisa saber como misturar as tintas CMYK (cyan, magenta, yellow, black) para alcançar a cor desejada.

8 O que é um espaço de cores? São coordenadas ou parâmetros que descrevem a “localização” da cor em um espaço de cores. – Cada cor possui uma coordenada única As coordenadas não dizem qual é a cor, apenas a localização. A cor vai depender do espaço de cor utilizado.

9 Exemplo Eu moro na rua a esquerda passando a padaria. – Não adianta se você não falar qual é a padaria – Se eu usar como referência uma padaria errada vou encontrar outra localização, mas não o local que estou procurando. Padaria = espaço de cores

10 Porque existem mais de um espaço de cores? Alguns espaços de cores são atrelados aos dispositivos. – Impressoras – Monitores – Televisões e formatos de transmissão Ex: Designers precisam calibrar o monitor e o profile da impressora utilizada para impressão do material.

11 Espaços de Cores RGB – Modelo utilizado em monitores e câmeras de vídeo. CMYK – Usado para equipamentos de impressão colorida. HSI (Matiz, Saturação, Intensidade) – Modela como os seres humanos interpretam as cores.

12 RGB Componentes primários: – Vermelho – Verde – Azul Componentes secundários: – Magenta – Amarelo – Ciano O número de bits para representar cada pixel no espaço RGB é chamado profundidade de pixel. – Ex: Uma imagem RGB de 24 bits representa cada canal com 8 bits (0-254)

13 RGB Tridimensional Dependente do dispositivo – Cores RGB são percebidas de forma diferente em diferentes dispositivos

14 RGB

15

16 RGB – Cores seguras

17 CMYK Utilizado em sistemas de impressão Ciano, magenta e amarelo são cores secundárias de luz ou, cores primárias de pigmentos. Quando uma superfície com pigmento ciano é iluminada por uma luz branca nenhuma luz vermelha é refletida.

18 CMYK Magenta - Não reflete o verde Amarelo – Não reflete o azul Ciano – Não reflete o vermelho

19 CMYK *valores RGB devem ser normalizados para o intervalo [0, 1]

20 HSI É um modelo compatível com a forma como descrevemos cores. – Matiz (Hue) – Saturação (Saturation) – Brilho/Intensidade (Intensity) Não descrevemos cores como uma combinação de cores primárias. Ex: Essa cor é 40% azul, 30% vermelha e 30% verde Falamos: Vermelho escuro

21 HSI Matiz (Hue): Descreve uma cor ou comprimento de onda pura (dominante). Saturação: Grau de diluição da cor pura por luz branca Brilho: Descritor subjetivo, sensação de mais ou menos luz. Matiz + Saturação = Cromaticidade

22 Hue

23 Matiz (HUE)

24 Saturação

25 Brilho/Value

26

27

28 Conversão RGB - HSI H = θ se B ≤ G 360 – θ se B > G Θ = cos -1 ½[(R-G) + (R – B)] [(R-G) 2 + (R-B)(G-B)] 1/2 S = (R + G + B) [min(R,G,B)] I = 1/3(R + G+ B) * Valor RGB normalizado entre [0,1] e ângulo medido a partir do eixo vermelho

29 Conversão HSI - RGB

30

31 Outros espaços de cores Color space Color mixing Primary parameters Used forPros and cons RGBAdditiveRed, Green, Blue ScreensEasy but wasting bandwidth CMYKSubtractiveCyan, Magenta, Yellow, Black PrinterWorks in pigment mixing YCbCr YPbPr additiveY(luminance), Cb(blue chroma), Cr(red chroma) Video encoding, digital camera Bandwidth efficient YUVadditiveY(luminance), U(blue chroma), V(red chroma) Video encoding for NTSC, PAL, SECAM Bandwidth efficient YIQadditiveY(luminance), I(rotated from U), Q(rotated from V) Video encoding for NTSC Bandwidth efficient

32 Exercícios Implementar a conversão RGB – HSI no adessowiki Efetuar a segmentação de uma imagem por cor utilizando o HSI Demonstração (usando HSV)


Carregar ppt "Espaços de Cores Guilherme Defreitas Juraszek. O que é cor? Cor é a reação do cérebro a um estímulo visual específico. A interpretação de uma cor é algo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google