A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno"— Transcrição da apresentação:

1 Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno

2 Objetivos Configurar Arquivos de Remessa; Gerar Arquivos de Remessa;
Configurar Arquivo de Retorno; Receber arquivos de retorno do banco e efetuar a baixa das Contas a Receber;

3 Pré – Requisito Cadastrar Conta Corrente na qual serão lançados os valores das Conta a Receber; Cadastrar Banco; Configurar Mensagem do Boleto;

4 Cadastro de Conta Corrente
No módulo Financeiro, clique no menu Conta Corrente e clique para abrir a tela Cadastro de Conta Corrente.

5 Informe no campo Conta Corrente o nº da conta;
Informe a Agência; Informe o Nº do Banco e o Nome do Banco; Marque a opção ‘Utilizar na Geração de Boletos’; Informe o ‘Nosso Numero'.

6 Cadastro de Banco No módulo Financeiro, clique no menu Boleto e clique para abrir a tela Cadastro de Banco.

7 Informe o Código do Banco;
Digite no campo Descrição o Nome do Banco. Clique em Gravar.

8 Mensagem do Boleto No módulo Financeiro, clique no menu Boleto e clique para abrir a tela Configurar Mensagem do Boleto.

9 Selecione a Conta Corrente;
Informe o nº da Carteira; Informe o nº do Convênio entre a Empresa e o Banco;

10 Informe a Data Juliana (Cada banco tem a sua data, e ela é utilizada para calcular o fator de vencimento do boleto); Marque a opção ‘Boleto com Registro' quando o boleto gerar remessa para o banco.

11 Informe a Mensagem de Protesto do Boleto;
Informe a Porcentagem de Juros que será calculada na parte de Emissão de Boletos.

12 Informe a Mensagem de Juros;
Informe a Mensagem Livre; Clique sobre o botão Gravar.

13 Configuração do Arquivo de Remessa

14 Agora iremos configurar o layout para a emissão dos Arquivos de Remessa. No exemplo a seguir será configurado um layout de 240 posições para o banco do Brasil. No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione a opção Remessa e clique para abrir a tela Configuração do Arquivo de Remessa.

15 Informe o código do Banco;
Selecione o caminho onde serão salvos os arquivos de remessa; No campo Tipo de Layout, selecione 240 ou 400 posições;

16 Informe no campo % de Juros a porcentagem que será cobrada por dia de atraso da Conta a Receber;
No Campo Extensão digite ‘REM' (extensão do arquivo de remessa); Clique sobre o botão Gravar.

17 Configuração dos Campos :
Após realizar as configurações iniciais do arquivo de remessa o sistema exibirá as abas Configuração dos Campos e Visualização. Configuração dos Campos : Primeiramente tenha em mãos um Layout pré–configurado do banco para qual será gerado a remessa ou uma documentação do banco que contenha informações de configuração dos campos no Layout.

18 Vamos Importar um Layout pré – configurado de 240 posições do Banco do Brasil e alterar somente os campos forem necessários. Na tela Configurar Arquivo de Remessa pressione F9; Selecione o caminho em que se encontra o layout que será importado.

19 Ao importar um Layout, outros layouts de remessa existentes no sistema serão excluídos.
Para confirmar a importação pressione o botão Sim.

20 Feche a tela Configurar Arquivo de Remessa e abra – a novamente para exibir as configurações que foram importadas.

21 Tipos de Campos : HEADER DE ARQUIVO: Contém informações sobre o arquivo, como por exemplo, data de geração, hora de geração, nome da empresa, código de convênio no banco, entre outros. HEADER DE LOTE: Contém informações adicionais sobre o arquivo. Ex :Gravação da Remessa, Código da Remessa, Nº Conta Corrente, etc. DETALHE 1: Para 240 posições, equivale ao registro P, já para 400 posições, equivale ao detalhe padrão. Ele é obrigatório em ambos layouts. Ex : Código da Conta a Receber, Vencimento, Valor, etc. DETALHE 2: Equivale ao registro Q no layout 240 posições, e também é obrigatório, Contém dados do cliente, como nome, endereço, cep, cidade, estado, entre outros. DETALHE 3: Registro opcional que contém informações sobre desconto, multa, entre outros. DETALHE 4: Registro opcional que contém registros complementares para a emissão do arquivo. É possível colocar mensagens, entre outros.

22 Tipos de Campos : Campos
TRAILER DE LOTE: Utilizado somente em 240 posições, presente no final do arquivo Detalhe. Ex: Lote de Serviço, Tipo de Registro. TRAILER DE ARQUIVO: Última parte do arquivo. Ex: Quantidade de Registros do Arquivo, Código do Banco na Compensação, etc. Campos CAMPO LIVRE: Apenas os Campos Livres poderão se repetir no Layout e o campo ‘Valor do Campo' só poderá ser preenchido em campos livres. Os campos a seguir terão seus valores preenchidos de acordo com as informações do banco de dados. CODIGO_RECEBER: Código da conta a receber corrente no arquivo. Cada registro detalhe é fruto de uma conta a receber, sendo assim, indique esse campo no local indicado para o código da mesma. VENCIMENTO: Data de vencimento da conta a receber.

23 VALOR: Valor da conta a receber.
DATA_EMISSAO e DATA_EMISSAO_ARQUIVO: Data de emissão do arquivo. TIPO_INSCRICAO_240 e TIPO_INSCRICAO_400: Indica se a pessoa é física ou jurídica. Se o Header estiver pedindo esse registro, ele deve ser passado fixo, como Campo Livre. Caso ele seja solicitado no Detalhe, selecione esse campo nas opções e deixe o restante em branco. CPF_CNPJ_CLIENTE: Escreve de maneira formatada conforme o layout solicitado, o CPF ou o CNPJ do cliente contido na conta a receber corrente. Ele é utilizado somente no registro Detalhe. CPF_CNPJ_CLIENTE_BANCO_REAL: Escreve de maneira formatada conforme o layout solicitado, o CPF ou o CNPJ do cliente contido na conta a receber corrente de acordo com o layout do banco real. Ele é utilizado somente no registro Detalhe. NOME_CLIENTE: Escreve o nome do cliente da conta a receber corrente. ENDERECO_CLIENTE: Escreve o endereço do cliente da conta a receber corrente.

24 CIDADE_CLIENTE: Escreve a cidade do cliente da conta a receber corrente.
UF_CLIENTE: Escreve o estado do cliente da conta a receber corrente. SEQUENCIAL_240 e SEQUENCIAL_400: Valor numérico que indica a linha que o registro corrente está contido. QUANTIDADE_REGISTROS_LOTE_240 e QUANTIDADE_REGISTROS_ARQUIVO_240: Tem a mesma função do sequencial, porém, esse campo conta somente o número de registros que estão dentro da área indicada (Lote ou Arquivo). Atenção: Estas configurações das páginas seguintes serão válidas apenas para o Arquivo de 240 posições do Banco do Brasil, tenha em mãos o arquivo que contenha as configurações dos campos do seu Layout.

25 Para Alterar o valor dos campos informe no campo Código, o código correspondente ao campo que será alterado; Selecione o tipo de Campo (Header de Arquivo, Header de Lote, etc...); Selecione o Campo (Livre, Vencimento ,etc...); Informe no campo Inicial a posição inicial do campo, e no campo Tamanho a quantidade de caracteres do campo e clique sobre o botão ADICIONAR.

26 O 5º Campo Livre do Header de Arquivo corresponde ao Tipo de Inscrição da Empresa, para CPF digite 1 no valor do campo e para CNPJ digite 2 no valor do campo. O 6º Campo Livre do Header de Arquivo corresponde ao Número de Inscrição da Empresa, informar o nº da inscrição (CPF ou CNPJ) da Empresa, alinhado à direita com zeros à esquerda.

27 O Código do Convênio no Banco do Brasil é concatenado, para isso será necessário informar o nº do Convênio de Cobrança, alinhado à direita com zeros à esquerda, o nº de cobrança cedente, o nº da Carteira e o nº da variação da carteira; e preencher as duas últimas posições com brancos (espaços). “ “. Estas informações serão fornecidas pelo banco. Nº do Convênio de Cobrança: / Nº de Cobrança Cedente: 0014 Nº da Carteira: 11 / Nº da Variação da Carteira: 019

28 O 8º Campo Livre do Header de Arquivo deve ser preenchido com o nº da Agência.
O 9º Campo Livre deve ser preenchido com o dígito verificador da Agência. O 10º Campo Livre deve ser preenchido com o Número da Conta Corrente e o 11º com o dígito verificador da Conta Corrente.

29 Informe o nome da Empresa no 13º campo do Header de Arquivo.

30 Utilizando o documento que contém as informações sobre os campos do Layout, faça os mesmos procedimentos para configurar o Header de Lote, Detalhe 1, Detalhe 2, Detalhe 3, Detalhe 4, Trailler de Lote e Trailer de Arquivo.

31 Configuração do Arquivo de Remessa 240 Posições

32 Configuração do Arquivo de Remessa 240 Posições
No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione Remessa e clique para abrir a tela Configuração do Arquivo de Remessa 240 Posições.

33 Informe o Código do Banco no campo Banco e pressione Enter;
Informe o Código do Banco e o Nome do banco; Informe o Código do Convênio; Informe o código da Agência e o Número da Conta Corrente;

34 Digite o Nome e o CNPJ da Empresa;
Para o preenchimento dos demais campos será necessário consultar documentações fornecidas pelo banco; Após preencher os campos clique sobre o botão Gravar.

35 Gerar Arquivo de Remessa

36 Gerar Arquivo de Remessa
No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione Remessa e clique para abrir a tela Gerar Arquivo de Remessa 240 Posições.

37 Selecione o banco; Dê um duplo clique sobre as Contas a Receber que inclusas no arquivo de remessa; Pressione o botão Transmitir.

38 Clique sobre o botão Sim para confirmar a Geração do Arquivo de Remessa.

39 O sistema exibirá uma mensagem de confirmação que o arquivo foi gerado com sucesso.

40 Abra o diretório onde foram salvos os arquivos de remessa
Abra o diretório onde foram salvos os arquivos de remessa. Copie o arquivo e envie para o banco.

41 Arquivo de Retorno

42 Agora iremos configurar o arquivo de retorno, que ao ser tratado, automaticamente efetuará a baixa das contas a receber que fora pagas. No módulo Financeiro, clique no menu Boleto, selecione Retorno e clique para abrir a tela Configurações do Arquivo de Retorno.

43 Informe o Banco; Informe o Caminho onde será salvo o arquivo de retorno; Selecione a Conta Corrente;

44 Informe a Extensão do Arquivo ‘RET’;
Informe a Linha Inicial do Arquivo de Retorno; Para o alinhamento dos demais campo: Informe a Linha, a Posição Inicial e o Tamanho (quantidade de caracteres).

45 Exercícios 1. Cadastre uma conta corrente do Banco do Brasil.
2. Cadastre o Banco. 3. Configure o item Mensagem do Boleto. 4. Configure o item Arquivo de Remessa. 5. Configure o Arquivo de Remessa 240 Posições. 6. Gere um Arquivo de Remessa.

46 Dúvidas. Acesse o site www. jnmoura. com
Dúvidas? Acesse o site e conecte-se ao suporte on-line. 28/03/2012


Carregar ppt "Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google