A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Latina. América Latina: regionalização Continente americano foi colonizados pelos europeus. Entre os elementos culturais impostos por eles, destaca-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Latina. América Latina: regionalização Continente americano foi colonizados pelos europeus. Entre os elementos culturais impostos por eles, destaca-se."— Transcrição da apresentação:

1 América Latina

2 América Latina: regionalização Continente americano foi colonizados pelos europeus. Entre os elementos culturais impostos por eles, destaca-se a língua. Podendo ser dividido em: América Latina – que corresponde aos países de língua neolatina (português, francês, espanhol) América Anglo-Saxônica – que corresponde aos países da língua inglesa. Essa regionalização não é RÍGIDA, pois existem países no continente americano que, embora tenham como língua oficial o inglês, devem ser considerados pertencentes a América Latina. Exemplos: Guiana, Suriname, Trinidad e Tobago.

3 Sobre a Colonização: O colonizador ficou-se de imediato à terra, não criou um mercado interno e não desenvolveu a industrialização. Alguns territórios da América ainda se encontram na condição de dependência, isto é, estão subordinados a certos países, não possuindo soberania, apesar de gozar de alguma autonomia.

4 Regionalização baseada na posição de Terras América do Norte América Central América do Sul

5 Regionalização baseada na posição de Terras AMÉRICA CENTRAL: Parte Insular, isto é, localizada em ilhas, recebe a denominação geral de Antilhas. Antilhas Grandes: Bahamas, Cuba, Jamaica, Haiti e Republica Dominicana. Antilhas Pequenas: Trinidad e Tobago, Santa Lúcia e outros.

6 Regionalização baseada na posição de Terras AMÉRICA SUL: É dividida ou regionalizada em quatro conjuntos geográficos: Guianas; Países Andinos; Países Platinos; e Brasil.

7 Brasil e México Apresentam semelhanças quanto às características socioeconômicas: São países que realizaram uma industrialização tardia; Dominam tecnologia clássicas (siderurgia, metalurgia, industria automobilísticas etc.); Possui setores de tecnologia alta; Apresentam grandes parcelas da população vivendo em situação de pobreza; Concentração de terras nas mãos de poucos proprietários; e Grande desiqualdade na distribuição de riqueza nacional.

8 Regionalização em: Países desenvolvidos Países subdesenvolvidos (generalizante) Países de economia planificada

9 Regionalização baseada na geoeconomia e no nível tecnológico Tomando-se por base particularidades como o nível industrialização, o domínio ou a dependência tecnológica e a importância dos produtos primários na economia, é possível regionalizar a América em três conjuntos : Conjunto dos países altamente industrializados e com domínio de tecnologia de alto nível ou avançada. São os Estados Unidos e Canadá; Conjunto dos países de industrialização tardia e com domínio de tecnologia clássica e de alguns setores de tecnologia avançada. São o México, Brasil e Argentina; Conjunto dos países e dependências cuja economia se baseia em produtos primários e com dependência tecnológica. São Chile (base mineral), Cuba (base agropecuária) e Guina Francesa (pesca).

10

11 Aspectos Físicos Gerais Diversidade de Relevo Porção Leste : formada por depressões, planaltos e serras de altitudes modesta. Porção Central : formada por planaltos, depressões e planícies Amazônica, Pantanal e Platina. Porção Oeste : é o domínio do relevo montanhoso, a Cordilheira dos Andes. Pico de Aconcágua 6.959m

12

13 No México localiza-se os planaltos elevados e as planícies litorâneas (no Golfo do México); No planalto de Anahuac é a região mais povoada e desenvolvida do México; Na América Central Continental ou ístmica, o relevo é formado por planícies costeiras e planaltos elevados.

14 Prof a. Carla Menezes Fiquem com Deus!!!


Carregar ppt "América Latina. América Latina: regionalização Continente americano foi colonizados pelos europeus. Entre os elementos culturais impostos por eles, destaca-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google