A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LI Profa. Alessandra Quadros Zamboni 3º e 4º anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LI Profa. Alessandra Quadros Zamboni 3º e 4º anos."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LI Profa. Alessandra Quadros Zamboni 3º e 4º anos

2 Ementa Discussão de questões relativas ao ensino da língua inglesa como L2 e como LE. Abordagens, metodologias de ensino, avaliação e uso/seleção de material didático. Planejamento.

3 Metodologia Aulas Teóricas; Apresentações orais; Seminários; Discussões e debates.

4 Avaliação Seminários, prova escrita, apresentação de trabalhos, assiduidade e participação nas discussões.

5 Conteúdo Programático Abordagem, método e técnica. Estudo dos principais métodos e abordagens para o ensino de LE. O pós- método. O Ensino de LE na contemporaneidade: novos e multiletramentos. Novos e Multiletramentos. Letramento crítico. Língua inglesa como Língua Franca. Análise do livro de didático. Planejamento anual, PTD. Elaboração de sequência didática e plano de aula.

6 Cronograma do 1º Semestre Date ThemesSources: 05/41. The Grammar-Translation Method Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /42. The Direct Method Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /43. The Audio-Lingual Method Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /44. Total Physical Response Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /5 5. Communicative Language Teaching Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p

7 DateThemesSources: 10/56. Content-based Instruction Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /57. Task-based Language Teaching Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /58. Multiple Intelligences Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p /69. The Natural Approach Richards & Rodgers, p Larsen-Freeman & Anderson, p. 14/610. The Post-Methods EraRichards & Rodgers, p /6 11. Emerging uses of technology in language teaching and learning Larsen-Freeman & Anderson, p /6Prova Abordagens e métodos vistos nos seminários

8 Metodologia dos Seminários 1. Os seminários serão constituídos de duas partes: a primeira, com duração de 30 minutos, será uma simulação de aula, que se constituirá em demonstração prática de uma aula de acordo com o design e procedimento da abordagem ou método em pauta. A segunda parte, com apresentação de 20 minutos, é a apresentação da síntese teórica do método abordado e segue os moldes de uma apresentação acadêmica;

9 2. O tempo estipulado deverá ser rigorosamente seguido; 3. Os grupos deverão entregar, no início da apresentação, handouts em número suficiente para o professor e demais membros da sala;

10 Handouts 4. Os handouts deverão ter, obrigatoriamente, todos os itens a seguir: a)Título do tema; b)Nome completo dos membros do grupo (não serão aceitas inclusões posteriores); c)Abordagem: teoria da linguagem e do aprendizado; d)Design: objetivos, syllabus, atividades, papéis do aluno e do professor e materiais; e)Procedimentos; f)Conclusões (Richards & Rodgers, 2000; Larsen-Freeman & Anderson, 2011);

11 Ementa 5. Os handouts servirão para, juntamente às leituras e estudos individuais, servir de embasamento para a avaliação do segundo bimestre; 6. A bibliografia básica e obrigatória (Richards & Rodgers, 2000; Larsen-Freeman & Anderson, 2011) deverá nortear todas as apresentações; contudo, é altamente recomendável a utilização de demais fontes acadêmico-científicas.

12 Avaliação do 1º Semestre Avaliação do 1º BimestreAvaliação do 2º Bimestre Seminários (Métodos e Abordagens) Prova escrita (Métodos e Abordagens)

13 Segundo Semestre Novos e Multiletramentos. Letramento crítico. Língua inglesa como Língua Franca. Análise do livro de didático. Planejamento anual, PTD. Elaboração de sequência didática e plano de aula.

14 Bibliografia mínima e obrigatória LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Techniques in English as a Second Language. Oxford: Oxford University Press, RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.


Carregar ppt "METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LI Profa. Alessandra Quadros Zamboni 3º e 4º anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google