A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estudo da Semântica e da Estilística como elementos facilitadores na escrita de textos publicitários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estudo da Semântica e da Estilística como elementos facilitadores na escrita de textos publicitários."— Transcrição da apresentação:

1

2 O estudo da Semântica e da Estilística como elementos facilitadores na escrita de textos publicitários. A revisão de tópicos gramaticais, tais como: concordância verbal e nominal, a regência verbal e nominal e as regras da crase. A produção de textos descritivos e narrativos, incluindo o uso dos verbos dicendi. EMENTA

3 -aulas teórico-expositivas; -leitura e discussão de textos; -levantamento de dificuldades gramaticais; -produção de textos pelos alunos; -correção de textos; -estudos em grupo. METODOLOGIA

4 Descrição (2,0) + Narração (4,0) + Prova final (3,0) + Trabalho Interdisciplinar (1,0) =Média CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

5 Básica BAKTIN, M. Estética e Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, CITELLI, A. A Linguagem e Persuasão. São Paulo: Ática, CUNHA, C. & CINTRA, L.F. L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: FGV, Bibliografia

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Descrição; Narração; Resumo e Resenha; Interpretação de textos; Verbos dicendi; Revisão de tópicos gramaticais: Concordância, Regência e Figuras de Linguagem.

7 SEMANA TEORIAPRÁTICA 1ª Semana 08/08 Apresentação do curso e cronograma de atividades. 2ª Semana 15/08 Semântica - discussão sobre denotação, conotação, polissemia - e Estilística – ambigüidade e arcaísmos. 3ª Semana 22/08 Conceito de texto. A superestrutura da narração, da descrição e da dissertação. 4ª Semana 29/08 A superestrutura descritiva: elementos e organização. 5ª Semana 05/09 Planejamento do texto descritivo.

8 6ª Semana 12/09 Figuras de linguagem e exercícios práticos 7ª Semana 19/09 Produção de texto: descrição objetiva. (valor: 5,0) 8ª Semana 26/09 Concordância verbal e nominal, exercícios práticos. 9ª Semana 03/10 A superestrutura narrativa: elementos e organização. 10ª Semana 10/10 Personagem, ação, tempo, espaço, ponto de vista. 11ª Semana 17/10 Aulas suspensas

9 12ª Semana 24/10 Planejamento do texto narrativo : Quem/quando/onde/como/por quê? 13ª Semana 31/10 Análise de textos narrativos (valor: 5,0) 14ª Semana 07/11 15ª Semana 14/11 Regência verbal e nominal. 16ª Semana 21/11 Dia pós-feriado. 17ª Semana 28/11 Prova final. (5,0). 18ª Semana 05/12 Vista de provas

10 Trabalho em grupo:07/11 Descrição: 19/09 Prova escrita individual sem consulta: ! Narração: 31/10

11 TRABALHO DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO II : Intertextualidade digital TEMA: Persuasão FORMA: em PowerPoint ( para uso de outro software, consultar a professora) com o uso de SOM, IMAGEM e TEXTO. CONTEÚDO: o trabalho deve fazer uma releitura de Linguagem e Persuasão, por meio da produção de um texto narrativo. 2. Em cima desse, criar um novo texto com o grupo. 3. Inserir imagem e som compatíveis com a temática escolhida. 1. Escolher um texto para dialogar com ele.

12 DATAS: 7 de novembro. o trabalho deve ser entregue até dia SLIDE 1SLIDE 2ÚLTIMO SLIDE Título Por Fulano da Silva Beltrano da Silva Integrantes do Grupo: Fulano da Silva Siclano da Silva Orientado por: Profª Fernanda Mazza Instituto Presbiteriano Mackenzie 2008

13 DICAS: atenção ao tamanho de seu trabalho, nem muito curto, que deixe o expectador* ou espectador com a idéia de que faltou algo, nem muito longo que o deixe cansado; na hora de colocar o trabalho no cd para entrega, não se esqueça de que deve salvar a música em arquivo separado. FORMA DE ENTREGA: o trabalho deve ser entregue em Cd, devidamente identificado com o nome, o semestre e a turma dos integrantes do grupo, tanto no Cd em si, como na capa. Expectador sm (lat expectarore) Aquele que está na expectativa. Var: expetador.


Carregar ppt "O estudo da Semântica e da Estilística como elementos facilitadores na escrita de textos publicitários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google