A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador Área Título.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador Área Título."— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador Área Título do trabalho Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL PROJETO LONG DIST LABORATÓRIO DE ULTRA-ALTA TENSÃO EXTERNO CORRENTE ALTERNADA E CORRENTE CONTÍNUA FASE 1

2 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Características do Laboratório de Ultra Alta Tensão –Área de ensaio: 360 x 70 m 2 –Montagem dos arranjos de ensaio Pórticos: 3 estruturas com 70 m de altura útil e 70 m de largura útil 2 barras de tração –Área de armazenamento Dimensões: 70 x 20 x 15 m 3 –Casa de controle, bases para equipamentos de ensaio, canaletas, arruamentos, malha de aterramento 60 Hz.

3 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Equipamentos –Fontes CA: 3 x 750 kV, 1 A –Fontes CC: 2 x ±800 kV, 0.5 A –Geradores de impulso: 6.4 MV, 640 kJ 2.0 MV, 100 kJ –Ensaios disruptivos: CA: kV CC: kV

4 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo CEPEL Adrianópolis Lab UAT Abrigado Gaiola corona Lab UAT Externo

5 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Planta de situação – CEPEL Adrianópolis

6 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Arranjo geral Barra de tração Casa de controle Gerador de impulso principal Pórtico central Pórtico norte Pórtico sul Sistema CA móvel Armazenamento Gerador de impulso móvel Canaletas Base gaiola corona

7 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

8 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

9 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

10 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

11 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Configuração da fase 1 (em vermelho)

12 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

13 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

14 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Instalações casa de controle; gerador de impulso de 6.4 MV; pórtico central canaleta de interligação entre a casa de controle e a base do gerador de impulso de 6.4 MV; Base do galpão de armazenamento –Equipamentos comissionados Gerador de impulso de 6.4 MV Fonte CC de ± 800 kV; 0,5 A Fonte CA - 1 fase: 750 kV, 1 A.

15 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Ensaios –Ensaios que podem ser realizados em isoladores - cadeias de LTs ou de pedestal, tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua (classe UAT- 1000kV CA e 800kV CC) Ensaio de tensão aplicada CA e CC (suportabilidade e corona) Impulso atmosférico Impulso de manobra Ensaio combinado em CA – fonte CA + impulso atmosférico/manobra Ensaio combinado em CC – fonte CC + impulso atmosférico/manobra Medição de tensão de radiointerferência monofásica Medição de radiointerferência monopolar

16 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Detalhamento dos ensaios Ensaio de impulso atmosférico em cadeia classe 800kV CC Fonte: gerador de impulso de 6.4 MV. Ensaio de tensão disruptiva sob impulso atmosférico em cadeia de isoladores classe 800 kV, polaridade positiva. Este ensaio visa avaliar o desempenho dielétrico sob impulso de uma configuração de corrente contínua para um sistema classe 800 kV CC.

17 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

18 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Detalhamento dos ensaios Ensaio de corona visual em corrente contínua em cadeia de isoladores classe 800kV CC Fonte de corrente contínua, tensão aplicada: ± 800 kV polo-polo. O ensaio de corona visual visa avaliar o projeto de um equipamento quanto às perdas corona e a radiointerferência que podem interferir nos sistemas de proteção telecomandados. O equipamento para visualizar o efeito corona é o Day Cor, que capta as radiações UV emitidas e não visíveis a olho nu.

19 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

20 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Detalhamento dos ensaios Corona visual em corrente alternada no protótipo do novo isolador de pedestal desenvolvido para sistemas 800 kV. Fonte de corrente alternada, tensão aplicada 750 kV fase-terra, que corresponde a aproximadamente 1,083 pu de um sistema classe 1200 kV. O ensaio de corona visual visa avaliar o projeto de um equipamento quanto às perdas corona e à radiointerferência, que podem interferir nos sistemas de proteção telecomandados. O equipamento para visualizar o efeito corona è o Day Cor, que capta as radiações UV emitidas e não visíveis a olho nu.

21 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

22 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Detalhamento dos ensaios Ensaio de impulso atmosférico em configuração de gap longo. Fonte: gerador de impulso de 6.4 MV. Ensaio de tensão disruptiva sob impulso atmosférico, polaridade positiva, em gap longo, característico do isolamento no ar em configurações para sistemas UAT. Este tipo de ensaio se presta à determinação da curva característica do isolamento no ar (curva “U”), assim como para fins de avaliação da coordenação de isolamento.

23 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

24 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo

25 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo FASE 1 – Pesquisas –Suportabilidade dielétrica sob impulso em cadeias de isoladores –Avaliação da distância de isolamento fase-terra para sistemas até 1200 kV CA. –Avaliação da distância de isolamento polo-terra e polo-polo para sistemas até 800 kV CC

26 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Configuração Final Capacidade de avaliação de desempenho de arranjos de linhas de transmissão e de cadeias de isoladores, Pesquisa experimental e ensaios de tensão suportável, –CA (monofásicos ou trifásicos) –CC (monopolares ou bipolares), Verificação e determinação de tensão suportável a impulsos atmosféricos e de manobra, Medição de radiointerferência e corona, Ensaios combinados: fontes CA ou CC e gerador de impulsos Ensaios de isolamento em equipamentos com tensões até kV CA e até kV CC.

27 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Laboratório de UAT Externo Belo Monte Os ensaios listados para a Fase 1 e para a Configuração final são aplicáveis ao empreendimento de Belo Monte, tanto em Corrente Contínua quanto em Corrente Alternada: –Verificação e determinação de tensão suportável a impulsos atmosféricos e de manobra, –Medição de radiointerferência e corona, –Ensaios combinados: fontes CA ou CC e gerador de impulsos –Ensaios de isolamento em equipamentos com tensões até kV CA e até kV CC.

28 Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Obrigado Centro de Pesquisas de Energia Elétrica


Carregar ppt "Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELNome do Evento | Mês Ano Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL Autor/apresentador Área Título."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google