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4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 1 MUNDO VIRTUAL: DIVERSÃO OU OBSESSÃO? Tema de mesa redonda na UNOESTE, Pres. Prudente,

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1 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 1 MUNDO VIRTUAL: DIVERSÃO OU OBSESSÃO? Tema de mesa redonda na UNOESTE, Pres. Prudente, 6/10/09 Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: valdemar setzer home

2 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 2 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

3 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3 1. A missão da tecnologia  Tecnologia = máquinas e instrumentos fabricados  Qual a missão da tecnologia?  Libertar o ser humano das forças da natureza, interiores e exteriores  Ex: avião

4 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4 1. A missão da tecnologia (cont.)  É isso que a tecnologia está fazendo?  Em pequena parte, sim  Em grande parte, não  Ela está escravizando o ser humano  Ex: ar de São Paulo  Ex: destruição da natureza  Ver meu artigo, em meu site “A missão da tecnologia”

5 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5 1. A missão da tecnologia (cont.)  Vamos examinar os meios do mundo virtual:  TV  Video game  Computador  Internet

6 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

7 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 7 2. O QUE DEVERIA SER DIVERSÃO?  Vou denominar de ‘lazer’  Lazer deve ser uma atividade  Fora do trabalho cotidiano  Ativa  E não passiva  Mental, emocional e/ou física

8 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 8 2. DIVERSÃO (cont.)  Lazer deve ser uma atividade (cont.)  Se possível, prazerosa  Às vezes não dá  Ex: musculação, esteira, bicicleta ergométrica, transport (elíptico)  Construtiva  Levando ao desenvolvimento individual  Não destrutiva  Prejudicando alguma capacidade  Não desenvolvendo nenhuma capacidade

9 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 9 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

10 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV  Pior problema:  Induz um estado de sonolência (semi- hipnótico) no telespectador  Já provado por pesquisas neuro- fisiológicas Leitura TV – 3 anúncios TV – 3a. exposição

11 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV (cont.)  Segundo pior problema:  Sequência rápida de imagens exteriores  Impede a criação de imagens interiores  Prejudica a capacidade de imaginar  Portanto prejudica a criatividade  Criatividade = fantasia + ‘concretividade’ (cf. Domenico Di Masi)

12 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV (cont.)  Terceiro pior problema:  Gravação, principalmente no inconsciente, de todas as imagens vistas  Influenciando idéias e comportamento  Por isso houve um casamento perfeito entre a TV e a propaganda  Caso do MacDonald’s: US$ 510,5 mi só em TV, só em 2002, só nos EUA (ver Susan Linn, Crianças do Consumo: a Infância Roubada: São Paulo: Inst. Alana 2006)

13 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV (cont.)  Outros problemas  Ver meu artigo, em meu site, “A TV Anti-educativa” com dezenas de citações de pesquisas científicas 1. Excesso de peso e obesidade 2. Riscos de doenças 3. Problemas de atenção e hiperatividade 4. Agressividade e comportamento antisocial 5. Medo e depressão 6. Intimidação a colegas (bullying)

14 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV (cont.)  Outros problemas (cont.) 7. Indução de atitude machista 8. Dessensibilização dos sentimentos 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo 10. Prejuízo para a leitura 11. Diminuição do rendimento escolar e prejuízo para a cognição 12. Confusão de fantasia com realidade 13. Isolamento social e problemas de relacionamento 14. Aceleração do desenvolvimento 15. Prejuízo para a criatividade 16. Autismo 17. O problema do vício 18. Indução ao consumismo

15 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV (cont.)  Outros inúmeros problemas (cont.) 19. Condicionamento e não informação 20. Paralisia mental 21. Indução de mentalidade de competição 22. Destruição da vida familiar 23. Falta de ritmo e sono saudável 24. Massificação 25. Indução de impulsividade e negatividade 26. Indução de admiração pelas máquinas 27. Indução de mentalidade materialista

16 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TV (cont.)  A TV é um dos lazeres mais destrutivos  Essa destruição não é física imediata, por isso não é percebida  Mecaniza os sentimentos  A TV tornou-se a MAIOR obsessão da humanidade  Metade da humanidade é bestificada pela TV todos os dias  Ex. do meu aluno que quis deixar de ver TV

17 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 17 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

18 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? VIDEO GAME  Vou tratar dos jogos violentos  De longe, os mais jogados  Ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes”  Origem: simuladores de tiro para dessensibilizar soldados americanos  Ver Dave Grossman, Stop Teaching our Kids to Kill, e o seu movimento Killology  Muito piores do que a TV  Pois condicionam pela ação, além da imagem

19 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? VIDEO GAME (cont.)  Impede totalmente o pensamento consciente  Pensamento consciente é muito lento  Transforma o jogador em uma máquina de detectar impulsos visuais e executar automaticamente ações motoras limitadas  É um dos lazeres mais auto-destrutivos que existe  Vicia (torna-se obsessivo, muito mais que a TV!)  Acostumando o jogador a excitar-se em ‘matar’ e não ser ‘morto’  Mecaniza a vontade

20 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 20 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

21 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? COMPUTADOR  É uma máquina matemática  Qualquer comando que se lhe dê (tecla, texto) produz a execução de uma função matemática de manipular símbolos  Máquina determinista  Pode-se prever com exatidão matemática o resultado de qualquer comando  Mecaniza o pensamento

22 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? COMPUTADOR (cont.)  Produz tensão interior  E frustração ao não se conseguir executar alguma ação  Desafio puramente intelectual  Produz fragmentação mental  Prejudica a capacidade de concentração  Produz indisciplina  Do pior tipo, a mental  Exige enorme auto-controle

23 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? COMPUTADOR (cont.)  Prejudica a escolaridade  Quanto mais uma criança ou adolescente usa o computador, pior o rendimento escolar  Ver resultados de pesquisas em meu artigo “Considerações sobre o projeto ‘Um laptop por criança’”  Foi apresentado em 7/09 na IFIP World Conference on Computers in Education

24 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? COMPUTADOR (cont.)  Principal razão alegada para o prejuízo no rendimento escolar:  Tempo gasto pelo aluno em bobagens  De facto, criança e adolescente só querem brincar com o computador

25 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? COMPUTADOR (cont.)  Meus argumentos para o prejuízo escolar são muito mais profundos  Aceleração indevida do pensamento abstrato, lógico-simbólico  Tipo de pensamento adequado, e ainda ligado com a realidade (na matemática e na física), só depois da puberdade  Prejudica a imaginação e a criatividade na resolução de problemas  Prejudica a capacidade de concentração  Impossível resolver um problema formal sem concdentração  Etc. etc.

26 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? COMPUTADOR (cont.)  Computador não é para crianças e adolescentes  Qualquer benefício é infinitamente suplantado pelos prejuízos  Usado por adultos, menos mal  Desde que seja profissionalmente, ou para estudo e coisas úteis  Inclusive lazer construtivo  Mas esses não são os usos mais comuns  Grande perigo de virar obsessão

27 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 27 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

28 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET  Herda todos os problemas do computador e acrescenta outros  Muito mais uso como lazer não construtivo  Ex. típico: Twitter  Como se podem expor idéias e discutir decentemente em poucas palavras?  Apresenta imensos perigos

29 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  Relatório de Tendências e Riscos X-Force 2009 (cf. Ethevaldo Siqueira, 23/9/09)  “O número de links nocivos na Internet cresceu 500% nos 6 primeiros meses deste ano”  “Todas essas ameaças de conteúdo estão criando um cenário insustentável de risco. Alcançamos o ponto em que cada homepage deve ser vista como suspeita e cada usuário está sob risco iminente”  Ataques de injeção de código nocivo em sites legítimos aumentaram 50% no 4 o trimestre de 2008 para o 1 o trimestre de 2009 e 100% do 1o para o 2 o de 2009

30 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  Relatório de Tendências e Riscos (cont.)  “Quase metade das vulnerabilidades descobertas no 1 o S 2009 não tiveram correção pelo fornecedor”

31 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  Websense Security Labs (cf. Ethevaldo Siqueira, 28/9/09, a partir de  Crescimento de 671% na quantidade de sites maliciosos em 2008  1o S 2009: 77% dos sites com códigos maliciosos eram legítimos  “95% dos comentários gerados por usuários em blogs, salas de bate-papo e mensagens contêm spams perigosos  Ferramentas de segurança utilizadas em sites como YouTube e Blogspot tem 65% a 75% de ineficiência na proteção do usuário

32 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  Talvez a humanidade não esteja ainda preparada para a liberdadeda Internet  Ela é um adiantamento indevido do futuro???  Qualquer retorno ao passado ou avanço do futuro leva a algum mal ou degeneração

33 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  Extremamente perigosa para pessoas ingênuas  Crianças e adolescentes  Ver Gregory Smith, Como Proteger seus Filhos na Internet, a sair pela Ed. Novo Conceito  Pedofilia  Obtenção de dados da família  Marcação de encontros com adultos predadores  e minha resenha sobre esse livro, “Como proteger seus filhos e alunos da Internet”  Mais fácil: não deixar usar (não dar a senha!)  Se é para deixar usar, adulto tem que ficar junto  Professores não devem passar trabalhos usando Internet!!!  Muito idosos e pessoas sem cultura

34 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  O uso por crianças e adolescentes equivale a dar liberdade total antes da maturidade necessária  Ensino libertário  Aceleração indevida do desenvolvimento  Produz muito mais obsessão do que o uso do computador sem Internet

35 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? INTERNET (cont.)  Talvez a humanidade não esteja ainda preparada para a liberdadeda Internet  Ela é um adiantamento indevido do futuro???  Qualquer retorno ao passado ou avanço do futuro leva a algum mal ou degeneração

36 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 36 TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão

37 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? CONCLUSÃO  Os meios eletrônicos  Quando usados para lazer  São usados em geral para um lazer destrutivo  Exigem enormes  Maturidade  Auto-consciência  Auto-controle  Em geral tornam-se obsessões O QUANTO SÃO REALMENTE NECESSÁRIOS?

38 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? CONCLUSÃO(cont.)  Do ponto de vista individual e social, o mundo está em geral piorando  E estamos destruindo a natureza  Uma melhoria só pode advir de uma mudança de mentalidade COMEÇANDO PELA MANEIRA COMO ENCARAMOS E USAMOS OS MEIOS ELETRÔNICOS

39 4/10/09 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 39 MUNDO VIRTUAL: DIVERSÃO OU OBSESSÃO? Tema de mesa redonda na UNOESTE, Pres. Prudente, 6/10/09 Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP google: valdemar setzer home


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