A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1

2 Prof. Everton da Silva Correa O Iluminismo na França 2

3 Para conhecer um pouco mais os salões de Paris e os maiores nomes do Iluminismo francês, vamos analisar a pintura a seguir. 3

4 4 Leitura da tragédia ‘O órfão da China’ no salão de madame Geoffrin ou Uma noite no salão de madame Geoffrin, óleo sobre tela de Anicet-Charles Lemonnier representando as famosas reuniões literárias organizadas pela senhora Geoffrin no século XVIII, em Paris.

5 5 Pintado em 1822 pelo artista francês Lemonnier, o quadro representa um encontro que teria ocorrido em 1755 na casa de madame Marie-Thérèse Geoffrin ( ). Na realidade, a obra é uma grande fantasia do pintor, pois ele agrupou em uma mesma cena personagens que jamais se encontraram, ou que nunca estiveram ao mesmo tempo nos salões de madame Geoffrin.

6 6 Do ponto de vista da arte isso é o que chamamos de “licença poética”, recurso pelo qual um artista modifica a realidade para dar realce a aspectos que considera importantes. Dessa forma, o artista seleciona informações segundo seu critério para falar de determinado assunto.

7 7 A intenção de Lemonnier ao pintar essa tela era “fazer ver” algumas das personagens mais importantes do Iluminismo francês. O fato de algumas delas nunca terem se encontrado nos salões de madame Geoffrin não tinha importância nesse contexto.

8 Agora voltemos à imagem para vermos a intenção do artista ao produzi-la. 8

9 Comecemos pela anfitriã. Sentada à direita, na primeira fileira, ela olha para o observador, ou seja, para todos aqueles que contemplam a cena representada na tela. 9 Madame Geoffrin – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.

10 10

11 Ela convidava pessoas para jantar em sua casa desde Às segundas-feiras, recebia grupos de artistas e de apreciadores das artes. Às quartas-feiras, era a vez dos “homens de letras”, escritores e pessoas interessadas em discutir obras literárias recém- publicadas. Além de escritores e artistas, madame Geoffrin também recebia burgueses, aristocratas, embaixadores e visitantes estrangeiros.

12 Observe a pintura: madame Geoffrin e seus 53 convidados aparecem agrupados em semicírculo. 12 Os quadros nas paredes podem revelar como a anfitriã gostava de arte. O luxo do ambiente sugere que ela era muito rica. De fato, ela era um mecenas.

13 13 Alguns convidados estão de pé; outros, sentados. Provavelmente o jantar já havia servido. O momento, agora, estava reservado para a leitura de uma obra específica, chamada O órfão da China, escrito por Voltaire em 1755.

14 Voltaire, cujo nome de batismo era Jean-Marie Arouet ( ), foi um dos mais importantes iluministas franceses. Escritor e filósofo, ele criticava duramente a monarquia absolutista francesa por limitar as liberdades individuais. Também condenava o fanatismo religioso, que provocava guerras religiosas e impedia os seres humanos de pensar com clareza. 14 Henri-Louis Cain ao lado do busto de Voltaire – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.

15 Na pintura, Voltaire não é representado entre os convidados presentes na leitura: 15 Suas ideias levaram-no muitas vezes à prisão e ele foi obrigado a viver no exterior por vários anos. Por isso, Lemonnier resolveu representá-lo por meio de um busto, colocado quase no centro da tela.

16 Observe como a estátua está mais alta do que a linha formada pela cabeça dos convidados. Simbolicamente, o pintor usou esse artifício para representar com as ideias de Voltaire, pensador reconhecido como inovador, deveriam dominar o encontro. 16

17 Abaixo do busto há uma mesa coberta com uma toalha de veludo verde. Sentado diante dela, o ator Henri-Louis Cain ( ), também conhecido como Lekain, lê o texto da peça teatral de Voltaire, que na ocasião não tinha sido impressa. 17

18 As folhas soltas na mão de Lekain indicam que o livro ainda estava em sua forma manuscrita, ou seja, escrito à mão. Ao seu lado esquerdo está representada a atriz Claire-Josèphe Léris ( ). 18

19 Sentado bem no canto direito da tela, de casaco escuro, está representado outro grande iluminista: Charles Louis de Secondant ( ), conhecido como barão de Montesquieu. 19 Montesquieu – detalhe da pintura de Anicet-Charles Lemonnier.

20 Montesquieu criticava os costumes morais, religiosos e políticos da França. 20 Segundo ele, as leis não deveriam ser elaboradas de acordo com os desejos dos governantes, e sim com base na realidade social e histórica de cada povo.

21 21

22 Em pé, à esquerda da atriz Claire-Josèphe Léris, está representado Jean-Jacques Rousseau ( ). Um dos pensadores mais originais do Iluminismo. Sua crítica ao absolutismo era a mais radical entre os iluministas. 22 Rousseau – detalhe da pintura de Anicet- Charles Lemonnier.

23 Para ele, o verdadeiro soberano era o povo; o governante era apenas um funcionário do povo. 23 Na qualidade de verdadeiro soberano, o povo deveria manifestar diretamente sua “vontade geral” por meio da maioria dos votos em assembleias, e não por intermédio de representantes políticos eleitos. Hoje, chamaríamos isso de democracia direta.

24 Voltemos à tela representando a sala de estar de madame Geoffrin. 24

25 Repare em dois homens: um deles, de casaco vermelho, à direita do ator Lekain; o outro, de pé, por trás do homem sentado de casaco verde. 25

26 Eles são a representação, respectivamente, de 26 D’AlembertDiderot

27 Jean Le Ron D’Alembert ( ) estudou filosofia, Matemática, Direito e Medicina. Denis Diderot ( ) era mestre em artes e escritor. 27 Juntos, foram convidados por um editor para dirigir uma publicação que se tornou um marco do Século das Luzes: a Enciclopédia.

28 28

29 Jogo 29

30 Na lousa 30 Da Enciclopédia à Wikipédia (Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p. 21, 8º ano)

31 31 FIM AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, p


Carregar ppt "HISTÓRIA https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google