A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Astronomia e Astrofísica Colégio estadual Mal. João Baptista de Mattos. Daiane N. Santos Nº:05 Pablo da S. Braga Nº:31 Paloma M. Macedo Nº:32 Turma:3001.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Astronomia e Astrofísica Colégio estadual Mal. João Baptista de Mattos. Daiane N. Santos Nº:05 Pablo da S. Braga Nº:31 Paloma M. Macedo Nº:32 Turma:3001."— Transcrição da apresentação:

1 Astronomia e Astrofísica Colégio estadual Mal. João Baptista de Mattos. Daiane N. Santos Nº:05 Pablo da S. Braga Nº:31 Paloma M. Macedo Nº:32 Turma:3001 Professor: André

2 Astronomia Astronomia, que etimologicamente significa "lei das estrelas" com origem grego: (άστρο + νόμος)povos que acreditavam existir um ensinamento vindo das estrelas, é hoje uma ciência que se abre num leque de categorias complementares aos interesses da física, da matemática e da biologia. Envolve diversas observações procurando respostas aos fenômenos físicos que ocorrem dentro e fora da Terra bem como em sua atmosfera e estuda as origens, evolução e propriedades físicas e químicas de todos os objetos que podem ser observados no céu (e estão além da Terra), bem como todos os processos que os envolvem. Observações astronômicas não são relevantes apenas para a astronomia, mas também fornecem informações essenciais para a verificação de teorias fundamentais da física, tais como a teoria da relatividade geral.etimologicamenteleiestrelasgregociênciafísicamatemáticabiologiaTerraatmosferafísicasquímicas TerraObservações astronômicasfísicateoria da relatividade geral Há 400 anos, mais precisamente, em 1638, o astrônomo italiano Galileu Galileu ( ) propôs, pela primeira vez na história da ciência,um método para se medir a velocidade da luz. Um assistente se posicionaria no alto de uma montanha, a alguns quilômetros, munido de um lanterna coberta por um pano.Galileu,também munido de um lanterna, nas mesmas condições,então descobriria sua lanterna, e o assistente,assim que percebesse a luz, descobriria a sua. Com o auxilio de um relógio de água,Galileu mediria o tempo transcorrido durante a viagem de ida e de volta dos raios luminosos

3 O sistema de Ptolomeu Em seu modelo os planetas moviam-se em círculos,cujos centros giravam em torno da terra O sistema heliocêntrico de Copérnico Em seu modelo o Sol estaria em repouso e os planetas inclusive a terra, girariam em torno dele em órbitas circulares(teoria heliocêntrica)

4 As leis de Kepler 1ª lei de Kepler: qualquer planeta gira em torno do sol, descrevendo uma órbita elíptica, da qual o Sol ocupa um dos focos. 2ª lei de Kepler: a reta que une um planeta ao Sol “varre’’ áreas iguais em tempos iguais. 3ª lei de Kepler: pode ser expressa matematicamente por: T² =K r³ Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos raios de suas órbitas.

5 Astrofísica Astrofísica é o ramo da Astronomia que lida com a Física do Universo, incluindo suas propriedades físicas (luminosidade, densidade, temperatura, composição química) de objetos astronômicos como estrelas, galáxias e meio interestelar, e também das suas interações. Na prática, todas as pesquisas astronômicas modernas envolvem uma quantia substancial da Física teórica e experimentos práticos.AstronomiaFísica Universoluminosidade densidadetemperaturacomposição químicaestrelasgaláxiasmeio interestelar Física A Astrofísica não deve ser confundida com a Cosmologia, esta se ocupa da estrutura geral do universo e das leis que o regem num sentido mais amplo, embora sob muitos aspectos ambas seguem um caminho paralelo, algumas vezes considerado redundante Lei de Hubble-Homason onde: "Vm=16r", "Vm" é a velocidade de afastamento da galáxia, dada em quilômetros por segundo, e "r" expressa a distância entre a Terra e a galáxia em estudo, dada em unidades de milhões de anos luz


Carregar ppt "Astronomia e Astrofísica Colégio estadual Mal. João Baptista de Mattos. Daiane N. Santos Nº:05 Pablo da S. Braga Nº:31 Paloma M. Macedo Nº:32 Turma:3001."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google