A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde Pública Componentes: Laise Brito, Anne Riedel, Yves Jessé, Alan Victor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde Pública Componentes: Laise Brito, Anne Riedel, Yves Jessé, Alan Victor."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde Pública Componentes: Laise Brito, Anne Riedel, Yves Jessé, Alan Victor

2 Direito à saúde ► O Direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso à estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado são repensadas e promover a saúde de todos passa a ser seu dever: ► O Direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso à estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado são repensadas e promover a saúde de todos passa a ser seu dever: ► “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação” Constituição Federal de 1988, artigo 196. Constituição Federal de 1988, artigo 196.

3 O que é saúde pública? ► Partindo-se do conceito que "Saúde pública é a ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços médicos e para-médicos para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, e o aperfeiçoamento da máquina social que irá assegurar a cada indivíduo, dentro da comunidade, um padrão de vida adequado à manutenção da saúde" (apud Rouquayrol, 1994),

4 Organização Mundial da Saúde ► É uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça. O diretor- geral é, desde 2006, o sueco Anders Nordström. ► A OMS tem suas origens nas guerras do fim do século XIX.

5 Objetivo da OMS ► Segundo sua constituição, tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. ► O Brasil tem participação fundamental na sua história, criada pela ONU para elevar os padrões mundiais de saúde. A proposta de criação da OMS foi de autoria dos delegados do Brasil, que propuseram o estabelecimento de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial". Desde então, Brasil e a OMS desenvolvem intensa cooperação.

6 Sistema Único de Saúde ► A criação do SUS está diretamente relacionada a tomada de responsabilidade por parte do Estado. ► A proposta é que seja possível atuar através dos agentes de saúde que visitam frequentemente as famílias para se antecipar os problemas e conhecer a realidade de cada família, encaminhando as pessoas para os equipamentos públicos de saúde quando necessário. ► O SUS deve promover e recuperar a saúde de todos os brasileiros, independente de onde moram, se trabalham e quais os seus sintomas. Infelizmente este sistema ainda não está completamente organizado e ainda existem muitas falhas, no entanto, seus direitos estão garantidos e devem ser cobrados para que sejam cumpridos.

7 Programa Saúde da Família ► O Programa Saúde da Família é a base na qual o SUS opera, nele as regiões da cidade são divididas em áreas que abarquem cerca de 4500 pessoas, todos os moradores são cadastrados e seus históricos de saúde levantados. Para cada área é designada uma equipe responsável, ela será formada por: ► 1 médico(a) generalista (clínico- geral), ► 1 enfermeiro(a), ► 1 auxiliar de enfermagem, ► entre 4 e 6 agentes comunitários de saúde, ► outros profissionais - como dentistas, assistentes sociais e psicólogos - poderão ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio, de acordo com as necessidades e possibilidades locais.

8

9 ► É um serviço oferecido pelo governo federal brasileiro, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população. ► Hoje, são 77 centrais do Samu funcionando em mais de 330 municípios de 22 estados brasileiros, já que algumas centrais abrangem mais de uma cidade. Segundo o balanço mais atualizado divulgado pelo Ministério da Saúde, o Serviço fez, em julho deste ano, atendimentos, sendo São Paulo o estado onde houve mais demanda pelo serviço ( atendimentos). ► Segundo o Ministério da Saúde, o Samu é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências e tem por objetivo reduzir o número de mortes, o tempo de internação nos hospitais, as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce e as filas nas emergências hospitalares.

10 Remédios ► Medicamentos Excepcionais: O programa de medicamentos excepcionais oferece gratuitamente remédios de alto custo comercial, que fazem parte do tratamento ambulatorial de doenças complexas, como AIDS, tuberculose, hanseníase e diabete. ► Dose Certa: O Farmácia Dose Certa, do governo estadual, distribui gratuitamente 40 tipos de remédios em dez estações do Metrô. ► Farmácia Popular: O programa farmácia popular, do governo federal, oferece remédios para as doenças mais comuns como hipertensão (pressão alta), diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses com até 85% de desconto.

11 Saneamento Básico ► É a atividade econômica voltada ao abastecimento de água potável encanada e à coleta e tratamento de esgoto, visando à saúde das comunidades. Trata-se de uma especialidade estudada nos cursos de Engenharia sanitária. ► O setor de saneamento básico também se caracteriza por necessidade de um elevado investimento em obras e constantes melhoramentos, sendo que os resultados destes investimentos, na forma de receitas e lucros, são de longa maturação.

12 Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira ► É um tributo brasileiro.Sua esfera de aplicação é federal.Atualmente sua alíquota é de 0,38% ► A CPMF, como contribuição que é, tem destinação específica, a saúde pública.Questiona-se, no entanto, a real destinação dos recursos arrecadados pela CPMF, tendo em vista a situação precária que se encontram os hospitais públicos.Existe a suspeita de que tais recursos estejam, na realidade, patrocinando os programas sociais, que são, de certa maneira, uma forma de se investir em saúde pública.

13

14

15

16 Charges

17 Filas

18 Saneamento Básico

19 Hospitais Públicos - Parnaíba

20

21

22

23 Hospitais Particulares - Parnaíba

24

25

26 Frases ► "Saúde não melhora com discurso e viagem de avião prá lá e prá cá, mas com trabalho sério", disse o candidato tucano Geraldo Alckmim em 2006 ► “O direito à vida prevalece sobre todos os demais direitos, inclusive o de resistência”, declarou a promotora Ana Raquel Beltrão

27  Frase pronunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 19 de Abril do ano passado, em Porto Alegre, ao inaugurar as novas instalações da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição: “Eu acho que não está longe da gente a atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país”.


Carregar ppt "Saúde Pública Componentes: Laise Brito, Anne Riedel, Yves Jessé, Alan Victor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google