A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEONTOLOGIA E ÉTICA BIOÉTICA Módulo I Saul JSemião-Santos DMV -2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEONTOLOGIA E ÉTICA BIOÉTICA Módulo I Saul JSemião-Santos DMV -2011."— Transcrição da apresentação:

1 DEONTOLOGIA E ÉTICA BIOÉTICA Módulo I Saul JSemião-Santos DMV -2011

2 BIOÉTICA A PRIMEIRA DEFINIÇÃO DE BIOÉTICA O Prof. Van Rensselaer Potter manifestou preocupação pelo problema ambiental e pela repercussão do modelo de progresso que se difundia na década de 60. O seu pensamento bioético foi claramente influenciado pelas ideias de Aldo Leopold e Albert Schweitzer “Temos uma grande necessidade de uma ética da terra, uma ética para a vida selvagem, uma ética de populações, uma ética de consumo, uma ética urbana, uma ética internacional, uma ética geriátrica e assim por diante … Todas elas envolvem a bioética”.

3 BIOÉTICA AS INFLUÊNCIAS DE POTTER Albert Schweitzer ( ) “Uma ética que nos obrigue apenas a preocupar-nos com os homens e a sociedade é incompleta. Somente aquela que é universal e nos obriga a cuidar de todos os seres vivos, é que nos coloca verdadeiramente em contacto com o universo e a vontade nele manifestada”. Aldo Leopold ( ) Prof. Aldo Leopold lançou as bases para a Ética Ecológica, que inspiraria Potter a lançar o termo Bioética, em Escreveu os 1º(s) textos que abrangiam eticamente os aspetos da vida do planeta (a que Potter mais tarde chamaria de Ética Global )

4 BIOÉTICA O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA Em 1971, Potter volta a utilizar o termo Bioética para dizer que é “a ponte entre a ciência e as humanidades” Em 1988 Potter elabora nova versão de Bioética: A Bioética Global, isto é: “A Bioética é a combinação da biologia com conhecimentos humanísticos diversos constituindo uma ciência que estabelece um sistema de prioridades médicas e ambientais para uma sobrevivência aceitável”

5 BIOÉTICA O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA Seguiram-se vários autores, entre os quais salientamos: Reich, Roy, Durant, Engelhardt, Comte-Sponville. E surge então: por Potter, em 1998, a definição de Bioética Profunda. Tratou-se de uma aplicação do conceito proposto pelo Prof. Arne Naess (Ecologia Profunda) à Bioética. Definição de Bioética Profunda: é a nova ciência ética que combina a humildade, responsabilidade e uma competência interdisciplinar, intercultural e que potencializa o senso de humanidade.

6 BIOÉTICA Eis as propostas de Arne Naess e as suas diferenças frente à visão do mundo predominante:

7 BIOÉTICA O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA O CONTRIBUTO DE POTTER O fundamental é notarmos que o que foi importante para Potter foi garantir que se manteriam, em todas as propostas de definições de Bioética, as suas características fundamentais: ampla abrangência, pluralismo, interdisciplinaridade, abertura e incorporação crítica de novos conhecimentos.

8 BIOÉTICA O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA Daí para cá muitos autores têm definido “Bioética” … eis uma das últimas: Onora O’Neill (em: “Autonomy and Trust in Bioethics”. Cambridge: Cambridge, 2002:1), bioética é um campo de encontro para numerosas disciplinas, discursos e organizações envolvidas em questões levantadas por questões éticas, legais e sociais trazidas pelos avanços da medicina, ciência e biotecnologia.


Carregar ppt "DEONTOLOGIA E ÉTICA BIOÉTICA Módulo I Saul JSemião-Santos DMV -2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google