A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012."— Transcrição da apresentação:

1 Julho/2012

2 Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012

3 O Sistema apresenta, em cada campo, os erros impeditivos, estes impedem que as informações sejam salvas e, ao mostrar as mensagens em vermelho, aponta os erros que você deve corrigir. Há os erros que permitem a gravação das informações, que também, virão em vermelho, e deverão ser corrigidos no momento do Fechamento do Censo. As mensagens de avisos não impedem que as informações sejam salvas e nem que o Censo seja fechado, apesar de apresentarem dados incoerentes ou ausência destes. Eles são mostrados na cor amarela.

4 Link de acesso ao sistema: Preencha o CPF clique em “selecionar nova senha” e em seguida em “enviar”. Preencha corretamente as informações solicitadas: •CPF: CPF do usuário já cadastrado no sistema; • do usuário já cadastrado no sistema. •Ao clicar no botão Enviar, automaticamente, o sistema encaminhará uma senha temporária para seu . •Aparecerá uma mensagem informando que a solicitação foi atendida. Preencha o CPF clique em “selecionar nova senha” e em seguida em “enviar”. Preencha corretamente as informações solicitadas: •CPF: CPF do usuário já cadastrado no sistema; • do usuário já cadastrado no sistema. •Ao clicar no botão Enviar, automaticamente, o sistema encaminhará uma senha temporária para seu . •Aparecerá uma mensagem informando que a solicitação foi atendida. Esqueceu a senha?

5

6 O sistema abrirá a tela para alteração de senha. Preencha corretamente as informações solicitadas. Atenção! Essa senha deve ser memorizada, pois ela permitirá seu acesso ao sistema. Após a alteração da sua senha, o sistema abrirá novamente os campos para autenticar o usuário, informe seu CPF e a nova senha cadastrada.

7 continuar

8 Término do trabalho

9

10 Atenção:  O sistema só permite inclusão de turmas de AEE se no campo 45, dados educacionais, ESCOLA, a opção não exclusivamente estiver selecionada. Atenção:  O sistema só permite inclusão de turmas de AEE se no campo 45, dados educacionais, ESCOLA, a opção não exclusivamente estiver selecionada. Cadastro de turmas de AEE

11 Cadastro da Turma

12 Cadastro de Turma: Informe o nome da turma que está cadastrando e o horário de funcionamento de maneira que você identifique-a depois. Em seguida selecione em tipo de atendimento: Atendimento Educacional Especializado – AEE, marque as atividades oferecidas e clique em enviar. x x

13 Cadastro de turmas de Educação Profissional As turmas de Educação Profissional deverão ser cadastradas como: Concomitante – se todos os alunos cursam educação profissional de forma concomitante. Subsequente - se todos os alunos cursam educação profissional de forma subsequente. Mista – se na turma existem alguns alunos cursando de forma concomitante e outros de forma subsequente. As turmas de Educação Profissional deverão ser cadastradas como: Concomitante – se todos os alunos cursam educação profissional de forma concomitante. Subsequente - se todos os alunos cursam educação profissional de forma subsequente. Mista – se na turma existem alguns alunos cursando de forma concomitante e outros de forma subsequente.

14 Atividade Complementar, fora do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador ATCOM 1

15 Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

16 Cadastro das informações no Educacenso Pode ser Cadastrado de duas maneiras: a)Somente na turma de escolarização b)Na turma de escolarização e atividade complementar Escolarização + Atividade Complementar = Atividades Escolares Para Censo Escolar: Escolarização : são turmas de escolarização as que abordam conteúdos presentes no currículo obrigatório, de acordo com etapa/nível de ensino dos alunos. Atividade Complementar: atividade de livre escolha que complementam a escolarização e o curriculum obrigatório. Atividades Escolares: atividades desenvolvidas na escolarização e nas atividades complementares.

17 a)Somente na turma de escolarização : quando todos os alunos realizam atividades complementares do PME/EMI, permanecendo o mesmo período em atividades escolares. Horário da turma: Escolarização + Atividade Complementar Dias da semana da turma: Escolarização + Atividade Complementar Tipo de Atendimento: Não se aplica (não marcar atividade complementar). Turma participante do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador: Sim Selecionar: modalidade, etapa e disciplinas. Não cadastrar monitores; Campo 46: Não oferece (no caso de todas as turmas da escola conforme item a) Nesse caso não se cadastra turmas de atividade complementar. Obs: as informações não coletadas pelo censo serão coletadas pelo Simec.

18 12 NÃO

19

20 b) Na turma de escolarização e atividade complementar: 1) Todos participam do PME/EMI, mas permanecem em atividades escolares em períodos diferentes. 2) Parte dos alunos dos alunos da turma de escolarização participam do PME/EMI Solução: Para ambos os casos : a) Cria-se a turma de atividade complementar como segue:

21 Ao clicar no botão enviar, aparecerá a tela onde deverão ser selecionados as área e as subáreas das atividade desenvolvidas na turma (PME/EMI) – máximo 6 atividades

22

23 Visão Relatório Escola

24 Visão Relatório Regional

25 Orientações para formação de turmas do Projeto Autonomia 1)Pesquisar no relatório Relação de Alunos por Turma, se a turma e os alunos foram todos migrados. Caso a turma não tenha sido migrada, cadastrar turma com as seguintes características:Relação de Alunos por Turma,  Ensino Fundamental:  Ensino Médio:

26 2)Se o aluno foi migrado com vínculo na turma em que cursava o ensino regular, e em 30/05/12 ele estava cursando o projeto autonomia, esse vinculo deverá ser excluído, e novo vinculo deverá ser feito na turma do Projeto Autonomia. O vinculo do aluno na ocasião da migração poderá ser observado no relatório Relação de Alunos por TurmaRelação de Alunos por Turma Procedimentos para exclusão de vinculo de aluno: a) Pesquisar o aluno preenchendo no campo nome, o nome e apenas um sobrenome e data de nascimento. Vale lembrar que o campo Todo o Brasil não deve ser desmarcado.

27 Após clicar no botão pesquisar, se o sistema encontrar o aluno, a seguinte informação irá aparecer na tela, em seguida, clique no botão Desvincular. Procedimento para vincular aluno: Na tela onde o resultado da pesquisa for apresentado, clique no botão vincular e preencher os campos conforme as orientações do sistema. Vale lembrar que só é possível vincular alunos à turmas previamente criadas.

28 Em seguida, deverão ser verificados os vínculos dos docentes O resultado da pesquisa do docente é mais preciso quando a ela é feita pelo CPF ou ID (identificação única Inep)

29 Procedimento para vincular docente

30 Em seguida, preencha as informações solicitadas: Obs: qualquer vínculo em turma em que o docente não leciona deve ser excluído, respeitando- se a data base do Censo, 30/05/2012.

31 Fechamento do censo 1 – Clique no botão e aparecerá a tela abaixo ilustrada. Selecione cada um dos botões sinalizados e corrija os erros apontados pelo sistema. Vale lembrar que os erros só estarão corrigidos quando aparecer a mensagem

32 Quando para todos os módulos acima exibidos, aparecer a mensagem o módulo acenderá na cor azul. Clique nesse botão e corrija os erros apontados pelo sistema até que apareça a mensagem para todos os erros cruzados, conforme ilustração na próxima tela.

33 Clique no botão

34 Ao aparecer a tela com o termo de compromisso, clique em em seguida clique em. Conforme ilustração abaixo:

35 Com essa ação o censo estará fechado. Nesse momento será possível impressão do recibo que comprova o fechamento. Observe com atenção se a mensagem abaixo aparece no topo do recibo conforme próxima ilustração: Atenção: se o usuário entrar no sistema para fazer qualquer tipo de correção, todo o procedimento de fechamento deverá ser executado novamente, até que a mensagem acima apareça.

36

37 Pontos de Atenção  Guardado arquivo contento total de alunos por turma, antes de qualquer alteração do Sistema (os referidos relatórios devem ser baixados no sistema Educacenso, menu Relatórios)  Preenchimento do Encarte Saúde, acesso disponível pelo menu principal do Educacenso – pode ser preenchido mesmo com a escola fechada.  Acesso dos diretores ao sistema Educacenso, todo diretor geral deve ter acesso como executor, no Educacenso  Abertura do Sistema Educacenso para retificações em 16/07/2012  Prazo de conclusão das atividades 31/07/2012

38 Obrigada!!!! Bom trabalho!!!! Alasir Bispo e Equipe de Estatística Escolares


Carregar ppt "Julho/2012. Educacenso 2012 Data base: 30/05/2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google