A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior Trabalho realizado por: • Ana Sofia Encarnação_7ºB_Nº1 • Catarina Isabel Machuqueiro _7ºB_Nº4 • Inês.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior Trabalho realizado por: • Ana Sofia Encarnação_7ºB_Nº1 • Catarina Isabel Machuqueiro _7ºB_Nº4 • Inês."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior Trabalho realizado por: • Ana Sofia Encarnação_7ºB_Nº1 • Catarina Isabel Machuqueiro _7ºB_Nº4 • Inês Teixeira Justo_7ºB_Nº14 Professora incluída no projecto: professora Sílvia Palma

2 A água é um dom da vida, é uma dádiva que a mãe Natureza nos dá, mas que nem todas as pessoas a podem possuir. Neste trabalho vamos mostrar quais são essas pessoas que lutam pela sobrevivência e que não perdem a esperança e que apesar de tudo nós as podemos ajudar fazendo a diferença mudando uns pequenos gestos no nosso dia-a-dia.

3 A água é um bem essencial à vida. Sem ela a vida não seria possível, porque todos os seres vivos precisam dela para sobreviver. Foi através dela que surgiram as primeiras formas de vida. A água é o elemento mais importante para a vida humana. Além de ser uma substância que regula a temperatura interna, a água é essencial para todas as funções orgânicas, como o sistema circulatório, de absorção, digestivo e de evacuação. Por isso, temos que garantir uma água segura, com qualidade e pureza para manter a manutenção do organismo e da vida.

4 Cerca de 71% da superfície da Terra é coberta por água que está no estado líquido, sendo que apenas 0,08 está em regiões acessíveis ao homem.

5 A falta de água no planeta ocorre devido a vários motivos:  o aumento demográfico;  as mudanças climáticas;  a poluição;  a contaminação e a degradação dos ecossistemas aquáticos. O aumento demográfico fez com que aumenta-se o consumo da água. Exemplo: O crescimento da população, da economia e da industria já causaram a falta de água na China.

6 As mudanças climáticas desempenham um papel fundamental pois as previsões são de um aumento das condições extremas, como enchentes, furacões e tornados, que poderiam acentuar a quantidade de lixo acumulado em fontes de água. A poluição ambiental tem vindo a degradar a água através do mau uso e do desperdício humano. Exemplo: Dois milhões de toneladas de resíduos são jogados diariamente nas fontes recetoras, incluindo componentes industriais, químicos, dejetos humanos e resíduos agrícolas. A degradação e a contaminação dos ecossistemas aquáticos são uma das maiores causas da falta de água.

7 Uma das mais trágicas consequências da falta de água são as mortes e doenças de crianças com idades inferiores a 5 anos devido à desidratação e à água contaminada e o pior de tudo é que estas doenças e mortes afetam cerca 5 milhões de pessoas das mais variadas idades. Outra das consequências é a indisponibilidade da água potável a 18% da população mundial.

8 A seca foi responsável por 425 das mortes causadas por todo tipo de desastres naturais. Neste momento, cerca de 29 nações já sofrem com a falta de água, mas, é claro que são as populações mais pobres resultam as mais prejudicadas. Sabias que… Um africano sobrevive com 10 litros de água por dia, ao passo em que um canadense dispõe de 600 litros.

9 Nos dias de hoje, é muito importante poupar água, pois como sabes, se não a economizarmos podemos perdê-la para sempre, isto é, a água pode acabar. Para que tal não aconteça podes seguir as seguintes dicas que te vamos dar: 1.Quando tomas banho tenta ser rápido e enquanto te ensaboas fecha a torneira;

10 2.Enquanto escovas os dentes fecha a torneira e no final enxagua a boca com um único copo de água 3.Quando tomas banho é claro que tens de esperar que a água aqueça, põem essa água num balde e usa essa água para regares as flores, lavar o chão, lavar o carro…; 4.Ao lavar os pratos, não manter a torneira aberta, o tempo todo. Ensaboa a louça com a torneira fechada e depois enxagua tudo de uma vez. Utilize-a somente quando estiver cheia; 5. Ao lavar carro ao usar uma mangueira. Tenta lavar o carro só uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra do duche.

11 Neste trabalho conclui-se que o futuro da nossa água e de nós próprios depende de nós, somos nós que fazemos o nosso caminho, somos nós que escrevemos o nosso livro de vida e se não formos nós, a água desaparece e com ela a nossa existência. Agora escolhe, queres fazer parte da liga que quer lutar pela sobrevivência ou queres manter os braços cruzados e ver tudo a acontecer. O teu destino está em jogo juntamente com as vidas de todas pessoas do mundo, as que conheces e as que ainda não conheces-te. Junta-te a nós e luta por aqueles que mais precisam.


Carregar ppt "Escola Básica 2,3 Ciclos Dr. Jesus José Neves Júnior Trabalho realizado por: • Ana Sofia Encarnação_7ºB_Nº1 • Catarina Isabel Machuqueiro _7ºB_Nº4 • Inês."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google