A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

24 de Setembro de 2010.  São reservatórios artificiais construídos para:  a) Armazenar água para consumo (urbano e ou rega)  b) Produzir/armazenar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "24 de Setembro de 2010.  São reservatórios artificiais construídos para:  a) Armazenar água para consumo (urbano e ou rega)  b) Produzir/armazenar."— Transcrição da apresentação:

1 24 de Setembro de 2010

2  São reservatórios artificiais construídos para:  a) Armazenar água para consumo (urbano e ou rega)  b) Produzir/armazenar Energia,  c) Regularizar nívies/caudais dos rios (navegação/cheias)

3  A qualidade pode ser imposta por requisitos de consumo ou por questões legais.  A qualidade da água é determinada pelos processos internos e pelas afluências,  O tempo de residência da água na albufeira depende do destino da albufeira. Nas de fio de água é aproximadamente o volume/caudal do rio, nas construídas para armazenamento pode ser de anos.  Os processos que ocorrem na albufeira dependem do tempo de residência. Normalmente incluem produção/consumo de matéria orgânica e acumulação de matéria particulada no fundo. A eutrofização é a principal ameaça da qualidade da Água

4 As Albufeiras são sistemas de conversão biológica de material dissolvido em material particulado. Pelo menos durante uma fase do ano são consumidoras de O2 atmosférico.

5  O Oxigénio Dissolvido é o parâmetro físico-químico mais importante nas Albufeiras. Dele depende a grande maioria dos organismos que vivem nas albufeiras.  O Oxigénio é proveniente da produção na zona fótica e da dissolução de O2 Atmosférico. A difusão na coluna de água depende da turbulência vertical e esta depende da estratificação de densidade (nº de Richardson, phy) phy  A estratificação de densidade é por isso determinante. Ela depende do aquecimento e da turbulência. Um modelo hidrodinâmico e de temperatura são essenciais. O forçamento atmosférico tem que ser bem conhecido.

6 manual/Chapter1.htm#CYANOBACTERIA

7  Precisamos de um índice….  Um índice utiliza um ou vários indicadores. Quais são os indicadores mais convenientes?  Objectivos,  Fáceis de medir,  Permitir a intercomparação de sistemas.

8  Descargas provenientes de terra  Matéria orgânica produzida no interior da albufeira pelos produtores primários, utilizando nutrientes minerais.

9  Sim. É um indicador de matéria orgânica produzida localmente, incluindo de cianobactérias,  É um bom indicador de necessidades futuras em O2.  Actualmente é fácil de medir.

10  É fácil de medir, é um dos principais problemas em albufeiras, mas…..  Tem variabilidade espacial (especialmente na vertical) e temporal (diária) muito elevada.  A quantidade dissolvida é muito dependente da temperatura.

11  Sem nutrientes não há produtores primários….  São fáceis de medir….  Mas não é garantido que todos os nutrientes se transformem em Matéria Orgânica.  São muito utilizados porque são medidos regularmente e a clorofila nem sempre era medida.

12 OECD Type Classification OligotrophicMesotrophicEutrophicNote Total Phosphorus (mg P/m 3 ) < 10< 1010 – 3510 – 35> 35> 35 Values correspond to geometric averages. Trophic state is classified according to the worst indicator. Sampling frequency: At least one sample per season taken at 0.5 m below the surface. Chlorophyll-a (mg/m 3 )Chlorophyll-a (mg/m 3 )< 2,5< 2,52,5 – 102,5 – 10> 10> 10 Dissolved Oxygen (% saturation)Dissolved Oxygen (% saturation)< 40< 40 Se os indicadores indicam coisas diferentes um deles está errado. É preciso saber qual e não tomar a atitude simplista de escolher o pior. Resolver um “não problema” pode custar muito caro….

13

14  Carlson (1977) recommends three methods for assessing the trophic level of a reservoir based on Chlorophyll, Total Phosphorous, and the Secchi Disk Depth. SD in meters Chla in µg/l TP in µg/l

15

16

17

18

19

20  TMDL (Total Maximal Daily Load)  É a carga que garantiria o respeito pelo índice.  Tem que ser calculada com um modelo.  Vollenweider (nos anos 70) propôs um modelo estatístico para lagos canadianos, em função do tempo de residência e da geometria do lago.  O melhor sistema é o cálculo baseado num modelo da albufeira (e.g. Modelo CE-QUAL-W2).

21

22

23

24

25

26


Carregar ppt "24 de Setembro de 2010.  São reservatórios artificiais construídos para:  a) Armazenar água para consumo (urbano e ou rega)  b) Produzir/armazenar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google