A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos Figurados do Sangue; Vacina x soro; Processo de cicatrização. Biologia Aula 1 Ciências da Natureza- Biologia Aula 1 Prof. Nelson Ricardo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos Figurados do Sangue; Vacina x soro; Processo de cicatrização. Biologia Aula 1 Ciências da Natureza- Biologia Aula 1 Prof. Nelson Ricardo."— Transcrição da apresentação:

1 Elementos Figurados do Sangue; Vacina x soro; Processo de cicatrização. Biologia Aula 1 Ciências da Natureza- Biologia Aula 1 Prof. Nelson Ricardo

2

3 Sangue Sangue “O elemento que transita da vida para morte.” sangue plasmapelas células sanguíneas hemácias leucócitos plaquetas sanguíneas O sangue é um líquido vermelho e viscoso constituído pelo plasma (parte líquida) e pelas células sanguíneas - hemácias (ou glóbulos vermelhos), leucócitos (ou glóbulos brancos) e plaquetas sanguíneas.

4

5 Plasma águaproteínas albuminaglobulina fibrinogênioglicoselipídeosenzimas vitaminashormônios O plasma, de cor amarelada, possui: 92% de água; 7% das proteínas albumina, globulina e fibrinogênio; e 1% de glicose, lipídeos, enzimas, vitaminas e hormônios.

6 Plaquetas partículas pequenas coagulação sanguínea. As plaquetas (ou trombócitos): partículas pequenas, constituídas de fragmentos de células chamadas megacariócitos, responsáveis pela coagulação sanguínea.

7 Os glóbulos vermelhos, Hemácias ou eritrócitos Função - transporte de oxigênio e de dióxido de carbono Forma - regular, discos bicôncavos Tempo de duração - cerca de 120 dias na corrente sanguínea. Origem - medula vermelha dos ossos.

8 Hemá cias ou Eritró Hemá cias ou Eritrócitos transportar oxigênio São as células vermelhas do sangue, que dão a pigmentação avermelhada do mesmo e tem a função de transportar oxigênio á todas as células do nosso corpo. Possuem forma de "discos", por isso são células discoides, não possuem núcleo (anucleadas). A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico.

9 Glóbulos Brancos São responsáveis pelo ataque e destruição de agentes invasores Possuem tamanho bem maior que o das hemácias. São responsáveis pelo ataque e destruição de agentes invasores. Existem cinco tipos de leucócitos: neutrófilo, eosinófilo e basófilo (granulócitos), e linfócito e monócito (agranulócitos).

10 Glóbulos Brancos Diapedese - é a capacidade que todos os Leucócitos têm de mudarem de forma e saírem pelas paredes dos capilares. Fagocitose - o leucócito detecta o corpo estranho e envolve-o com os pseudópodes (falsos pés), depois digere-o num vacúolo. Os leucócitos que tratam da fagocitose são os Macrófagos que significam grandes comilões. aumentada A quantidade de glóbulos brancos geralmente é aumentada quando ficamos doentes, porém, este fato aumenta proporcionalmente a gravidade da doença.

11

12 Leucemia A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Um organismo com leucemia produz exageradamente certos tipos de glóbulos brancos, chamados blastos (células muito jovens), causando infecções, anemia e sangramento excessivo.

13 Curiosidades e números > O sangue humano é composto de 34% de células (hemácias, plaquetas e leucócitos) e 66% de plasma; > O sangue retirado do corpo coagula-se em 6 minutos; > Em 1 minuto, o sangue circula por todo o corpo; > O organismo destrói perto de 1 trilhão de glóbulos vermelhos por dia; > Existem 10 bilhões de vasos capilares no corpo humano; > Dentro do nosso corpo, o sangue circula pelas veias e artérias numa velocidade de 2km/h.

14 > A principal fábrica de sangue é a medula óssea. Produz 200 mililitros de sangue por minuto; > O sangue tipo O é conhecido como doador universal. E o tipo AB é o receptor universal. > A aorta é a maior artéria do corpo, distribuindo o sangue a todas as partes do coração. Já a carótida é uma importantíssima artéria que leva o sangue até a cabeça.

15

16 Por que? uma 5 milhões 7 milhões Para quem vive no nível do mar, uma gota de sangue contém 5 milhões de glóbulos vermelhos ( ou hemácias). Em habitantes de regiões mais altas, esse número aumenta para 7 milhões?

17

18 Exame

19 Resumindo...

20 Vacina & Soro

21 Vacina x Soro Vacina Vacina – Tem poder preventivo. Contém agentes infecciosos inativados ou produtos deles que induzem a produção de anticorpos pelo próprio organismo da pessoa vacinada. Soro Soro – Tem poder curativo. Contém os anticorpos necessários para combater determinada doença ou intoxicação.

22 Vacina. próprio organismo "memória celular". As vacinas contêm agentes infecciosos inativados ou seus produtos, que induzem a produção de anticorpos pelo próprio organismo da pessoa vacinada, evitando a contração de uma doença. Isso se dá através de um mecanismo orgânico chamado "memória celular". As vacinas diferem dos soros também no processo de produção, sendo feitas a partir de microrganismos inativados ou de suas toxinas.

23 A vacina e a resposta secundária Vacina Resposta Primária Contato com o vírus Resposta Secundária Produção de Anticorpos e Células de Memória A B tempo Anticorpos

24 Produção do Soro. hiperimunização (sangrias ) de cavalos. É feita geralmente através da hiperimunização (sangrias ) de cavalos.

25 Cicatrização Processo de Cicatrização Vídeo

26 Exercícios Homework


Carregar ppt "Elementos Figurados do Sangue; Vacina x soro; Processo de cicatrização. Biologia Aula 1 Ciências da Natureza- Biologia Aula 1 Prof. Nelson Ricardo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google