A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anatomia e Fisiologia Vegetal. 1. Raiz  Órgão especializado na fixação da planta e na absorção água e sais. Coifa Pelos absorventes Raízes laterais Zona.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anatomia e Fisiologia Vegetal. 1. Raiz  Órgão especializado na fixação da planta e na absorção água e sais. Coifa Pelos absorventes Raízes laterais Zona."— Transcrição da apresentação:

1 Anatomia e Fisiologia Vegetal

2 1. Raiz  Órgão especializado na fixação da planta e na absorção água e sais. Coifa Pelos absorventes Raízes laterais Zona de multiplicação celular Zona de alogamento celular Zona de maturação celular Meristema Apical Capuz de células parenquimáticas (protegem o meristema apical)

3 1. Raiz Existem dois tipos básicos de sistemas radiculares: Sistema Radicular Pivotante Sistema Radicular Fasciculado  Característico de eudicotiledôneas  Constitui-se de uma raiz principal da qual partem ramificações  Característico de mocotiledôneas  Constitui-se de raizes finas que se originam diretamente do caule. Tipos especiais de raízes: 1. Raízes tuberosas ou tuberculos: especializadas em armazenar substâncias nutritivas, principalmente amido Ex.: Batata-doce, beterraba, cenoura, macaxeira.

4 1. Raiz 2. Raízes respiratórias ou pneumatóforos: raízes adaptadas à realização de troca gasosas. Comum em plantas de mangue (Aviccenia) que vivem em solo encharcado e pobre em gás oxigênio. 3. Raízes sugadoras: adpatadas à extração de seiva de outras plantas (hospedeiras). Ex.: erva-de-passarinho e cipó-chumbo.

5 Gema apical Gema axilar (lateral) II. Caule  A principal função do caule é sustentar e erguer os órgãos fotossintéticos e reprodutivos.  Além disso, realizam a integração entre as raízes e as partes aéreas. nó Gemas – regiões onde se encontram tecidos meristemáticos.

6 II. Caule • Distribuição dos vasos condutores no caule das angiospermas: Eudicotiledôneas Monocotiledôneas  Feixes vasculares agrupados em forma de anel  Feixes vasculares dispersos pelo caule Tipos especiais de caules: 1. Rizomas: caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas. Alguns rizomas podem formar tubérculos.

7 II. Caule 2. Cladódios: caules adaptados a realização da fotossíntese e, em algumas espécies, ao armazenamento de água. 3. Rizóforos: são ramos caulinares que crescem em direção ao solo, dando sustentação a planta. Presentes na planta Rhizophora mangle.

8 III. Folha  A folha é perfeitamente adaptada para 1. Realizar e sustentar a fotossíntese. 2. Realizar a troca de gases com o ambiente limitando a perda de água por transpiração. 3. Exportar os produtos fotossintéticos para o restante da folha. Impermeabiliza a folha Centro da fotossíntese Permitem a abertura e fechamento dos estômatos Permitem as trocas gasosas e a evapotranspiração Com células espaçadas permite a difusão de gases

9 III. Folha  Os tecidos condutores das folhas encontram-se agrupados em feixes, as nervuras foliares. Nervuras paralinérveas Nervuras perinérveas • Padrão encontrado em monocotiledôneas • Padrão encontrado em eudicotiledôneas

10 III. Folha  Os estômatos são orifícios encontrados na epiderme inferior das plantas. Através dos estômatos: 1. A planta é capaz de realizar trocas gasosas 2. Perder água para o meio – evpotranspirção

11 III. Folha  Os estômatos podem abrir-se ou fechar-se de acordo com as necessidades metabólicas da planta.  O fechamento ou abertura dos estômatos se deve ao movimento das células guarda.  Estômatos abertos: células guarda estão túrgidas (ganham água)  Estômatos fechados: células guarda estão frouxas (perdem água)

12 III. Folha Fatores ambientais que afetam a abertura dos estômatos 1. Luminosidade • A maioria das plantas abre os estômatos assim que amanhece, permitindo a folha receber gás carbônico para a fotossíntese. Obs: Plantas CAM (cactos) – fecham os estômatos em presença de luz – adaptação a perda de água. 2. Concentração de gás carbônico • Os estômatos abrem quando a planta é submetida a baixas concentrações de gás carbônico e fecham-se quando as concentrações do gás se elevam. 3. Suprimento hídrico • Se falta água para a planta, os estômatos se fecham, mesmo com luz disponível para a fotossíntese e baixa concentração de gás carbônico no mesófilo.


Carregar ppt "Anatomia e Fisiologia Vegetal. 1. Raiz  Órgão especializado na fixação da planta e na absorção água e sais. Coifa Pelos absorventes Raízes laterais Zona."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google