A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Imunitário e Saúde Pública

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Imunitário e Saúde Pública"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Imunitário e Saúde Pública

2 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Doenças Autoimunes Lupus Artrite reumatóide Glomerulonefrite Miastenia gravis Diabetes mellitus Sistema Imunitário Imunodeficiências SIDA Vacinação Alergias Incompatibilidade de transplantes

3 Sistema Imunitário e Saúde Pública
O que é uma vacina ? Uma vacina é uma substância derivada, ou quimicamente semelhante, a um agente infeccioso particular, causador de doença. Qual é o papel da vacina? A vacina desencadeia uma resposta imunitária primária e provoca a produção de células memória.

4

5 Preparação de uma vacina comestível

6

7 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Alergia É um estado de hiper-reactividade mediado por mecanismos imunológicos Principais Alérgenos Ácaros do pó da casa Pólen

8

9 Sistema Imunitário e Saúde Pública
A asma é uma doença inflamatória dos brônquios e que se caracteriza por tosse, chiadeira no peito e falta de ar (todos juntos, ou um por um).

10 Sistema Imunitário e Saúde Pública
O factores responsáveis pelo aparecimento de asma são: Factores genéticos; Factores ambientais.

11 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Doenças autoimunes

12 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Doenças autoimunes Lupus

13 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Doenças autoimunes Artrite reumatóide

14 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Doenças autoimunes Diabetes

15 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Doenças autoimunes Glomerulonefrite

16 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Imunodeficiência adquirida (SIDA) HIV Representação esquemática da estrutura do HIV

17 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Imunodeficiência (SIDA) HIV1 HIV2

18

19 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Imunodeficiênciaadquirida (SIDA) Linfócito atacado por um HIV.

20

21 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Imunodeficiência adquirida(SIDA) O VIH infecta e multiplica-se dentro dos linfócitos T4 (células CD4 ); São as células CD4 que informam outras células sobre a necessidade de combater o vírus; O VIH cria, diariamente, dez milhões de novos vírus, destruindo outro tanto de células CD4. Todos os dias o organismo produz quase a mesma quantidade de células CD4 para repor a diferença; Se o nº. de células CD4 diminui para menos de 200 u/mm3 de sangue, diz-se que o seropositivo passou a ter SIDA.

22

23 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Aftas   Surgem frequentemente devido aos efeitos colaterais de medicamentos pela acção do HIV. Neurotoxoplasmose  Infecção causada pela reactivação do protozoário Toxoplasma gondii. No paciente seropositivo, costuma acometer o sistema nervoso.

24

25 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Tuberculose Infecção causada por uma bactéria, que, no paciente com SIDA, pode manifestar-se em diversos órgãos do corpo, e não apenas nos pulmões. Micobacteriose   Infecção causada por bactérias da "família" da tuberculose, que surge, frequentemente, quando o sistema imunológico se encontra debilitado.

26 Sistema Imunitário e Saúde Pública
A D. Beatriz, organista numa igreja, tem 80 anos e é solteira. Era admirada por todos pela sua simpatia e doçura. Uma tarde, convidou o novo padre da igreja para ir lanchar a sua casa e ele ficou sentado no sofá, enquanto ela foi preparar um chá. Olhando para cima do órgão, o jovem padre reparou numa jarra de vidro com água e, lá dentro, boiava um preservativo.

27 Sistema Imunitário e Saúde Pública
Quando a D. Beatriz voltou com o chá e as torradas, o padre não resistiu a tirar a sua curiosidade perguntando o porquê de tal decoração em cima do órgão. E responde ela apontando para a jarra: "Ah! refere-se a isto? Maravilhoso, não é? Há uns meses atrás, ia eu a passear pelo parque, quando encontrei este pacotinho no chão. As indicações diziam para colocar no órgão, manter húmido e que, assim, ficava prevenida contra todas as doenças. E sabe uma coisa? Este Inverno ainda não me constipei".


Carregar ppt "Sistema Imunitário e Saúde Pública"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google