A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus: Seres sem organização celular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus: Seres sem organização celular"— Transcrição da apresentação:

1 Vírus: Seres sem organização celular

2 Um “veneno” muito especial
A palavra vírus vem do latim e significa “veneno”. O vírus são seres tão pequenos, algumas dezenas de vezes ainda menores que as bactérias, que não são vistos à olho nú. * vírus da poliomeielite * vírus da gripe * vírus da Aids

3 Os vírus não possuem organização celular, nào tem membrana plasmática, nem citoplasma com citosol e organelas, nem núcleo celular. Eles são constituídos basicamente por uma cápsula de proteínas que abriga em seu interior o material genético.

4

5 Vírus da Gripe

6 Os vírus se reproduzem somente dentro de células vivas.
Os vírus são parasitas de seres vivos diversos, como plantas, animais e até bactérias. Mas só exercem sua ação parasitária se penetram no interior de células vivas.

7

8 DEFESAS CONTRA AS VIROSES
Nosso organismo está sempre exposto à invasão de microrganismos diversos. Eles podem penetrar no nosso corpo por exemplo por meio do ar, da água, de ferimentos e de alimentos contaminados.

9 Sistema Imunitário As proteínas que formam as cápsulas dos vírus são diferentes das proteínas existentes no corpo humano. Quando sofremos algum tipo de invasão por vírus, as proteínas desses seres “estranhas” ao nosso organismo são detectadas por certas células do corpo. Que é o sistema de defesa do nosso corpo, e passam a produzir substancias que combatem o vírus invasor: os anticorpos.

10 VACINAS Para evitar algumas doenças provocadas por vírus e também por bactérias, existem as vacinas. As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microrganismo. No caso de microrganismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.

11 Soros As vezes o organismo de uma pessoa infectada não consegue produzir os anticorpos de que necessita, por exemplo, por não haver tempo hábil ou por se encontrar muito debilitada. Nesses casos, ela deve receber a aplicação de soros.

12 Vacinas e soros: existem diferenças?
Os soros diferem das vacinas por já conterem os anticorpos de que o organismo necessita e serem usados para curar certas enfermidades, em vez de preveni-las.

13 DOENÇAS POR VÍRUS AIDS DENGUE FEBRE AMARELA GRIPE E RESFRIADO
POLIOMELITE CAXUMBA RAIVA

14 RUBÉOLA CATAPORA HEPATITE VIRAL HERPES


Carregar ppt "Vírus: Seres sem organização celular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google