A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que são microrganismos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que são microrganismos?"— Transcrição da apresentação:

1 O que são microrganismos?

2 Microrganismos São organismos unicelulares
Tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu Encontram-se practicamente EM TODO O LADO São conhecidos por micróbios ou germes Geralmente dividem-se em 3 grupos diferentes Bactérias Vírus Fungos

3 Bactérias Obtêm nutrientes do ambiente onde vivem. Nalguns casos esse ambiente é o corpo humano. A maioria são úteis ou inofensivas. Mas algumas causam doenças As bactérias podem reproduzir-se no exterior do corpo humano ou no seu interior quando causam infecções Algumas bactérias são benéficas para o nosso corpo: As bactérias benéficas vivem nos intestinos e ajudam-nos a absorver os nutrientes que estão nos alimentos ingeridos e a eliminarmos os que não interessam. Podem encontrar-se em qualquer lado, na terra, nos oceanos, nas rochas, nos vulcões, nos nossos corpos e nos solos.

4 Estrutura das Bactérias
Membrana Celular Cromosoma Parede Celular Citoplasma Cromosoma: Material celular composto por DNA Parede Celular: A parede celular é constituída por peptidoglicanos e mantém a forma da célula bacteriana. Membrana Celular: Reveste o interior da parede celular limitando o conteúdo da célula e proporcionando uma barreira à entrada e saída de substâncias. Citoplasma: Substância gelatinosa no interior da célula que suporta o seu conteúdo.

5 As bactérias existem com 3 formas diferentes
Forma das Bactérias As bactérias existem com 3 formas diferentes Redondas ou Cocos (Staphylococcus) Tubulares ou Bacilos (Lactobacillus) Espirais (Campylobacter)

6 Vírus São ainda mais pequenos que as bactérias e podem até viver no INTERIOR das bactérias A maior parte dos vírus causa doença Doenças como a VARICELA ou a GRIPE são provocadas por vírus Transmitem-se facilmente de uma pessoa para outra. Os Vírus não se podem reproduzir sózinhos. Infectam outras células e aproveitam-se do seu material biológico para se reproduzir. Multiplicam-se no interior da célula “hospedeira” e quando esgotam o seu material biológico, destroem-na e libertam-se milhares de novos vírus para o exterior.

7 (Bacteriofago – um vírus que infecta bactérias)
Estrutura Viral Envelope Camada lipídica dupla que contém o material genético da célula.. Glicoproteínas Servem 2 propósitos: Prendem o vírus à célula “hospedeira”. Transportam o material genético do vírus para a célula “hospedeira”.  Ácido Nucleico ADN ou ARN, mas as células virais raramente contêm os dois. A maioria contêm ARN. Envelope Ácido Nucleico Glicoproteínas Forma Complexa (Bacteriofago – um vírus que infecta bactérias)

8 (Tobacco mosaic virus) (Bacteriofago – um vírus que infecta bactérias)
Formas dos Vírus Existem Vírus com 3 formas diferentes Helicóidal (Tobacco mosaic virus) Complexa (Bacteriofago – um vírus que infecta bactérias) Icosaedro (Influenza)

9 Fungos São os micróbios maiores e mais versáteis
Necessitam absorver e extrair nutrientes de qualquer que seja a estrutura onde estão a crescer Os Fungos podem ser muito úteis e já têm sido usados : Na indústria alimentar – para fazer crescer o pão, fermentar a cerveja,etc… Em medicina – para fazer antibióticos Podem também ser nocivos, se retirarem nutrientes de outros organismos vivos. O exemplos incluem o bolôr do pão ou o pé de atleta, que é causado por um grupo de fungos chamado dermatófitos. Podem encontrar-se no ar, nas plantas ou na água

10 Estrutura dos Fungos Esporângios Corpo produtor de esporos.
Talo ou Soma Micélio Esporângios Corpo produtor de esporos. Talo ou Soma: Haste filamentosa sobre a qual se formam os esporângios. Micélio: Rede de hifas que absorvem os nutrientes.


Carregar ppt "O que são microrganismos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google