A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Micróbios Inofensivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Micróbios Inofensivos"— Transcrição da apresentação:

1 Micróbios Inofensivos
Os micróbios podem beneficiar a nossa saúde?!?

2 Micróbios Inofensivos
Existem biliões de micróbios, e muitos deles ainda não foram descobertos pelos nossos cientistas Desses micróbios: Alguns são necessários para a nossa sobrevivência. Outros não nos fazem mal nenhum. Outros ainda, podem ser usados pela indústria em nosso benefício.

3 Na Natureza Interação Micróbios – Plantas
Muitos micróbios encontram-se na natureza e ajudam as plantas a crescer As Rizobactérias que se encontram nos solos, fixam o azoto que é necessário para as plantas crecerem Raízes Micróbios

4 Na Natureza Producção de Oxigénio
As Cianobactérias ou ‘algas azuis-verdes’ produzem oxigénio nos oceanos

5 Na Natureza Decomposição
Definida como o ponto a partir do qual a matéria orgânica se transforma num composto diferente Nos solos a matéria orgânica é primeiro invadida pelos fungos e depois pelas bactérias. Se não ocorresse esta reciclagem dos compostos orgânicos, a actividade primária pararia em todo o mundo.

6 Na Indústria Alimentar
Queijo e Iogurte A fermentação do ácido láctico produz iogurte e queijo. Alguns fungos são também usados para fazer queijo Roquefort. Pão e Massas As leveduras são usadas para fabricar pão e massas. Produção de Produtos Alcoólicos As leveduras são também usadas na produção de produtos alcoólicos, quando a fermentação ocorre sem oxigénio. A bactéria Lactobacillus é usada na fabricação de iogurte e queijo A levedura Saccharomyces cerevisiae é usada no fabrico do pão e de bebidas alcoólicas

7 Na Indústria Alimentar
Fermentação Processo que consiste na utilização de bactérias para transformar açúcares complexos em compostos simples como dióxido de carbono e álcool. A fermentação transforma um produto alimentar noutro diferente.

8 O fungo Penicillium produz o antibiótico Penicilina
Em Medicina Penicilina Descoberta por Alexander Flemming em 1928 É produzida por fungos Penicillium notatum Um dos antibióticos mais usados nos nossos dias. Vacinas Descobertas por Edward Jenner em 1976 São feitas de variantes atenuadas ou inactivas dos mesmos micróbios que causam as doenças. O fungo Penicillium produz o antibiótico Penicilina

9 Probióticos O que são? Microrganismos vivos que, se forem administrados em doses adequadas, conferem benefícios para a saúde do hospedeiro. Que tipo de bactérias são? Lactobacillus que fazem parte da flora intestinal habitual.

10 Probióticos Como funcionam?
Interagindo directamente com os micróbios patogénicos, dificultando a sua capacidade de provocar doenças. Reforçando a barreira natural do tubo digestivo, protegendo-o das bactérias patogénicas. Por “Exclusão Competitiva“: os micróbios inofensivos competem com os micróbios patogénicos, colonizando massivamente os alimentos e outros recursos. Interagindo e fortalecendo o sistema imunitário.


Carregar ppt "Micróbios Inofensivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google