A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reino dos Fungos Por que devemos estudar estes seres vivos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reino dos Fungos Por que devemos estudar estes seres vivos?"— Transcrição da apresentação:

1 Reino dos Fungos Por que devemos estudar estes seres vivos?

2 Reino dos Fungos Características Gerais: Grupo constituído por diversos organismos- Forma e tamanho variados; Seres Uni ou Pluricelulares; Seres com núcleo definido- Eucarióticos; Seres Heterotróficos- Desprovidos de clorofila; Encontrados em lugares úmidos e com pouca luz Ex: Tronco de árvores caídas e restos de vegetais, estrume de animais, frutas apodrecidas... Alguns representantes: Cogumelos, orelhas -de - pau, bolores e leveduras.

3 Reino dos Fungos- Nutrição Como são heterotróficos, não são capazes de produzir seu próprio alimento necessitando assim absorver o alimento disponível no ambiente. Os fungos podem ser decompositores, parasitas ou mutualísticos: Decompositores (ou saprófitas): São fungos que se nutrem da matéria orgânica do corpo de organismos mortos ou de partes que podem se destacar de um organismo, como pele, folhas e frutas que caem no solo, provocando a sua decomposição. Parasitas: São aqueles que vivem à custa de outro ser vivo, prejudicando-o e podendo até matá-lo. A"ferrugem do café e o sapinho - Candida albicans. Mutualísticos: São aqueles que se associam a outros seres e ambos se beneficiam com essa associação. O líquen, por exemplo, é uma associação entre um fungo e uma alga.

4 Organização dos Fungos São constituídos por massa de filamentos ( Exceto algumas formas microscópicas) Cada filamento – Hifa Conjunto de Hifas- Micélio

5 Reprodução dos Fungos

6 Importância dos Fungos Como decompositores, repondo substâncias ao ambiente; Fungos comestíveis: Champignons, Morchela e trufa; Na composição de alguns queijos; Produção de antibióticos- Penicilina; Fermentação - Lêvedo Crescimento de massas: Pão, Pizzas... Fabricação de bebidas alcoólicas: Cerveja, Vinho

7 Fungos X Saúde Diversos fungos podem ameaçar a saúde humana: Fungos Venenosos: Fungos Silvestres Amanitas: Intoxicação Esporão-do-centeio: Substância alucinógena( LSD) Fungos Parasitas: Micoses Sapinho Frieira ou Pé-de-Atleta Tinha OBS: A aquisição de micoses geralmente ocorre devido a queda da resistência do nosso organismos.


Carregar ppt "Reino dos Fungos Por que devemos estudar estes seres vivos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google