A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos"— Transcrição da apresentação:

1 REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
- bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de- chapéu (champignon).

2 MODOS DE VIDA Apresentam grande variedade de modos de vida:
Podem viver como saprófagos Como parasitas Estabelecendo associações mutualísticas Existem alguns grupos de fungos considerados predadores

3 REPRESENTANTES

4 REPRESENTANTES

5 Grandes e pequenos

6 PRESENÇA DE FUNGOS

7 PRESENÇA DE FUNGOS

8 PRESENÇA DE FUNGOS

9 Alguns tipos

10 Alguns tipos

11 Alguns tipos

12 Alguns tipos

13 Folha da soja com sintomas da ferrugem asiática e outro tipo

14 Fungo Champignon – comestível

15 Presença de fungo – no queijo (benéfico)

16 Presença de fungo – no pão(maléfico, traz dano à saúde)

17 FUNGOS - causadores de doenças

18 Pele, dedos pés, mãos

19 Pele, boca

20 Couro cabeludo

21 Algumas Características dos Fungos
São organismos eucarióticos, e químio- heterotróficos (absorvem componentes orgânicos como fonte de energia). São aeróbios em sua grande maioria, mas alguns fungos anaeróbicos estritos e facultativos são conhecidos. Podem ser uni ou multicelulares e reproduzem-se sexuada ou assexuadamente. Em sua maioria são filamentosos(multicelulares), existindo algumas espécies unicelulares, como ex. as leveduras. Exemplo de fungos multicelulares, as colônias algodonosas, aveludadas.

22 Número e onde são encontrados os fungos
Os estudos calculam existir mais de 1,5 milhão de espécies viventes de fungos, espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente( solo, áreas úmidas, alimentos e madeira em decomposição, animais e vegetais e, em locais de fermentação das indústrias). Atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies e a cada ano são descritas entre 1,5 a 2 mil espécies.

23 MODOS DE VIDA Os fungos saprófagos são responsáveis por grande parte da degradação da matéria orgânica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactérias saprófagas, eles compõem o grupo dos organismos decompositores, de grande importância ecológica.

24 MODOS DE VIDA Os fungos parasitas provocam doenças em plantas e em animais, inclusive no homem. A ferrugem do cafeeiro, por exemplo, é uma parasitose provocada por fungo; as pequenas manchas negras, indicando necrose em folhas, como a da soja, ilustrada nos slides, são devidas ao ataque por fungos.

25 MODOS DE VIDA Associações mutualísticas. Dentre os fungos mutualísticos, existem os que vivem associados a raízes de plantas formando as micorrizas. Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem à planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos açúcares e aminoácidos de que ele necessita para viver.

26 MODOS DE VIDA Certos grupos de fungos podem estabelecer associações mutualísticas com cianobactérias ou com algas verdes, dando origem a organismos denominados líquens.

27 Organização Corporal dos Fungos: hifas e micélio
Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, chamados hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, este forma o corpo do fungo de muitas células (o multicelular).

28 As hifas podem ser de dois tipos:

29 Tipos de Hifas Hifas cenocíticas – possui a massa citoplasmática com centenas de núcleos, sem divisão transversal – tubos contínuos; Hifas septadas - a massa citoplasmática apresenta paredes transversais (septos), possuindo um ou dois núcleos, dependendo do estágio do ciclo sexual.

30 Nutrição dos Fungos Quando observamos alguns alimentos como bolos, pães, frutas, verduras, etc, ou madeira, em processo de apodrecimento ou quando a indústria se utiliza de algumas espécies de fungos para auxiliar na produção de alimentos, bebidas, medicamentos, ou ainda a presença de micoses na pele, devemos dizer que nestes processos desenvolvem-se fungos. Na verdade, são fungos em processos de nutrição. Nutrição heterotrófica.

31 Reprodução dos Fungos Assexuada - brotamento - fragmentação e
- esporulação Sexuada: heterotálicas e homotálicas ou hermafrodita. E ocorre em três etapas: - Plasmogamia - Cariogamia e - Meiose

32 Reprodução dos Fungos

33 Reprodução dos Fungos Ciclo de vida típico de um fungo da divisão Ascomycota; a) produção de esporos assexuados (b) e c) hifa; d) fusão de um esporo especializado com uma hifa receptora; e) peritécio com ascos onde se formam 8 ascósporos (f).

34 Reprodução dos Fungos

35 Principais Grupos de Fungos – algumas classificações são polêmicas

36 A importância ecológica e econômica dos Fungos
Os fungos participam dos processos de decomposição de matéria orgânica (animais e vegetais) juntamente com certas bactérias, por isso são fundamentais ao equilibrio da natureza (papel das espécies saprofágicas); ); isso permite que sejam aproveitados no ciclo biológico de outros seres vivos (componentes da matéria). Mas essa ação, também traz aspectos negativos, já que os fungos causam o apodrecimento de alimentos, roupas, madeira, etc.

37 A importância ecológica e econômica dos Fungos
Os fungos anaeróbios realizam a fermentação. Dentre estes, alguns são utilizados na indústria, no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja, o vinho, a cachaça, rum, uísque e outros processos como de preparação de pães, bolos, queijos e até na fabricação de alguns medicamentos( como antibióticos e outros).

38 A importância ecológica e econômica dos Fungos
Alguns fungos são utilizados na indústria de laticínios, produção de queijos, como é o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricação dos queijos Camembert e Roquefort. Algumas espécies de fungos são utilizadas diretamente como alimento pelo homem. É o caso da Morchella esculenta e da espécie Agaricus brunnescens, o popular champignon, ( espécie amplamente cultivada no mundo), o Lentinus edades, conhecido como shitake . São alimentos com baixo teor de gorduras e carboidratos e ricos em vitaminas.

39 A importância ecológica e econômica dos Fungos
Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpúrea (esporão do centeio). Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, o LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 70. Mas era para uso medicinal; Diversas espécies de fungos são parasitas e causam doenças em plantas, animais e no homem. O ferrugem de folhas de vegetais, são ataques de fungos. Micoses de pele ou em outras partes do corpo, aparece em pessoas e certos animais.

40 Cultivo doméstico

41 Cultivo doméstico

42 Cultivo doméstico

43 Os líquens Os liquens são associações simbióticas de mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são, em sua grande maioria, ascomicetos (98%), sendo o restante, basidiomicetos. As algas envolvidas nesta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga, fotobionte, pois é o organismo fotossintetizante da associação.

44 Associações – algas -fungos

45 Associações – algas -fungos

46 Associações – algas –fungos


Carregar ppt "REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google