A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus, um grupo a parte. VÍRUS : Organismos Sem Reino. Prof. Waldemar Ernani Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus, um grupo a parte. VÍRUS : Organismos Sem Reino. Prof. Waldemar Ernani Martins."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vírus, um grupo a parte. VÍRUS : Organismos Sem Reino. Prof. Waldemar Ernani Martins

3 VÍRUS: Do latim, veneno;Do latim, veneno; São agentes infectantes de células vivas.São agentes infectantes de células vivas. São estruturas não celulares que contêm proteína e DNA ou RNA (estrutura molecular).São estruturas não celulares que contêm proteína e DNA ou RNA (estrutura molecular).

4 Acelulares. Desprovidos de metabolismo próprio fora da célula hospedeira. Desprovidos de metabolismo próprio fora da célula hospedeira. Parasitas intracelulares obrigatórios. Parasitas intracelulares obrigatórios.

5 TIPOS DE VÍRUS

6

7

8 Estrutura do adenovirus (esquerda), e micrografia de transmissão eletrônica do vírus. Estrutura do papillomavirus (esquerda),e micrografia de transmissão eletrônica do vírus. Micrografia de transmissão eletrônica do vírus da influenza.

9 Adenovírus (gastroenterite) Enterovírus (poliovírus) Influenza (gripe aviária) Hepatite B Herpesvírus

10 Baculovírus Papilomavírus (HPV) Paramixovírus Parvovírus Tobacco mosaic virus (TMV)

11 Adsorção do bacteriófago ao seu hospedeiro

12 Adsorção do bacteriófago ao seu hospedeiro

13 CICLO LISOGÊNICO O DNA viral incorpora- se ao DNA da bactéria e não interfere no metabolismo da bactéria, que continua se reproduzindo normalmente.

14 CICLO LÍTICO O vírus se reproduz usando o DNA da célula hospedeira. As linhas em espiral vermelhas no desenho indicam o material genético do vírus. A parte cor-de- laranja é o capsídeo - cápsula externa que o protege. Ocorre a lise da célula (destruição da membrana).

15 O vírus da Aids encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. AIDS – HIV : vírus da imunodeficiência humana O vírus da Aids encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa.

16 Estrutura do Vírus da AIDS vírus da AIDS

17 HPV: PAPILOMA VÍRUS A transmissão do vírus pode ocorrer através do contato sexual, não sexual (familiar ou hospitalar por fômitos - objetos contaminados) e materno fetal (gestacional). Papiloma vírus

18 ARBOVÍRUS Vírus oriundos de artrópodes (insetos);Vírus oriundos de artrópodes (insetos); Exemplo: vírus da febre amarela e da dengue (são transmitidos por mosquitos do gêneros Aedes).Exemplo: vírus da febre amarela e da dengue (são transmitidos por mosquitos do gêneros Aedes).

19 RETROVÍRUS Vírus cujo miolo de RNA tem de, na célula hospedeira, formar uma molécula de DNA, a qual vai presidir a reprodução numerosa de cópias de RNA viral;Vírus cujo miolo de RNA tem de, na célula hospedeira, formar uma molécula de DNA, a qual vai presidir a reprodução numerosa de cópias de RNA viral; Exemplo: AIDS.Exemplo: AIDS.

20 Ciclo reprodutivo do vírus HIV:

21 Quais são as principais viroses?

22

23

24

25 »Jenner (1798) VARÍOLA » extinção (OMS) AGENTE ETIOLÓGICO

26 Herpes Simplex Humanos Public Health Image Library

27 Varíola DNA vírus DNA vírus Doença muito contagiosa Doença muito contagiosa Altas taxas de letalidade Altas taxas de letalidade Complicações graves Complicações graves Cicatrizes Cicatrizes Erradicada por vacina Erradicada por vacina Último caso na Somália, em 1977 Último caso na Somália, em 1977

28 SarampoSarampo RNA vírus Morbilivurs Paramixovirus Distribuição mundial P. incubação: 8 a 12 dias Febre alta > 38,3 0 C Tosse, Coriza, Conjuntivite Descamação

29 Varicela (catapora) Zoster (cobreiro)

30 VARICELA-ZOSTER

31 RUBÉOLA Transmissão respiratória Mal formações congênitas (catarata,glaucoma, surdez, cardiopatia congênita, retardo mental) Sintomas: febre baixa, aumento de gânglios no pescoço, manchas avermelhadas. Infecção durante a gestação: aborto, morte fetal, parto prematuro


Carregar ppt "Vírus, um grupo a parte. VÍRUS : Organismos Sem Reino. Prof. Waldemar Ernani Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google