A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brasília , 02 de dezembro de 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brasília , 02 de dezembro de 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Brasília , 02 de dezembro de 2010
SEMINÁRIO INOVAÇÃO EM GEOLOGIA, MINERAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO MINERAL: GOVERNO E EMPRESA Comitê Gestor do Fundo Setorial Mineral CT-Mineral / MCT EXPERIÊNCIA DE TRABALHOS COOPERATIVOS DE P&D&I COM EMPRESAS: FACILIDADES, DIFICULDADES E PROPOSTAS DE MELHORIAS Onildo João Marini ADIMB Brasília , 02 de dezembro de 2010

2 ADIMB Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira
MISSÃO Promover o desenvolvimento técnico-científico e a capacitação de recursos humanos para a Indústria Mineral Brasileira. NATUREZA JURÍDICA Entidade privada, sem capital acionário, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, técnica e financeira

3 PRINCIPAIS LINHAS DE AÇÃO DA ADIMB
Elaboração de diagnósticos estratégicos visando o desenvolvimento do setor mineral brasileiro; Identificação, viabilização e administração de projetos cooperativos empresa/universidade/governo; Promoção de simpósios, workshops, encontros e seminários de interesse de seus associados; Promoção de cursos de curta duração no estado-da-arte e expedições internacionais a distritos mineiros. Divulgação das atividades e oportunidades do setor mineral brasileiro, no país e no exterior.

4 PROJETOS COOPERATIVOS UNIVERSIDADE/EMPRESA: PAPEL NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONCRETOS E NA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES E TÉCNICOS Atração da comunidade acadêmica para pesquisar problemas concretos da indústria brasileira. Transferência de conhecimentos de campo, de prática e de técnicas empresariais aos acadêmicos. Emprego de equipamentos de alto custo e potencial analítico das universidades na solução de problemas do setor produtivo. Transferência de conhecimentos teóricos, de análises sofisticadas e suas interpretações para os técnicos das empresas. Incentivo e facilitação à capacitação dos técnicos de empresas, inclusive para realização de mestrados e doutorados. Acesso, facilidades de campo e colaboração das empresas com os acadêmicos no estudo “in loco” de problemáticas de interesse sócio-econômico para o País. Publicações, em co-autoria, de trabalhos mais sólidos e com abundância de informações, tanto de campo como de laboratórios acadêmicos. Melhoria na qualidade de ensino nos cursos acadêmicos, com a inclusão de estudos de casos concretos.

5 EXEMPLOS DE PROJETOS P&D&I DA ADIMB COM EMPRESAS
Caracterização de Depósitos Auríferos em Distritos Mineiros Brasileiros – ADIMB/DNPM- UFMG, UFPA, UFBA, UnB, UNISINOS; DOCEGEO, UGM, GEOSOL, BHP, RTDM e ANGLOGOLD. Caracterização de Depósitos Minerais em Distritos Mineiros da Amazônia – ADIMB/CT–Mineral/DNPM – UFBA, UFMG, UFRGS, UnB, UFPA, UFMT, UNISINOS; CVRD, RTDM, Anglogold Ashanti, Anglo American, Taboca, Santa Elina. Mosaicos do Projeto RADAMBRASIL em Meio Digital –ADIMB/DNPM -PETROBRÁS/CPRM/Empresas. Superfície Curie Interpretada do Brasil – ADIMB/DNPM- UnB; PETROBRÁS, DNPM, IBGE. Amplitude do Sinal Analítico do Brasil –ADIMB/DNPM – PETROBRÁS e Empresas. E3 PDAC- “Excellence Environmental Exploration”, versão em português. ADIMB/PDAC - VALE, Falconbridge, GEOSOL, Kinross, RTDM, Votorantim Metais, Yamana, CBPM e INCO. Caracterização de Minérios e Rejeitos de Depósitos Minerais Brasileiros – DNPM/PADCT/ADIMD- UnB, UFRGS, UFBA, UNESP, UFPR, UNISINOS, MINEROPAR, DNPM, IEN/CNEN e 13 Empresas de mineração.

6 EXEMPLOS DE PROJETOS P&D&I COM EMPRESAS - CONTINUAÇÃO
Geocronologia Isotópica de C, O e S de Províncias Auríferas Brasileiras-. ADIMB/FINEP/DNPM- UnB, UFPA, USP, UFMG, CPRM e Empresas. Métodos Petro-Mineralógicos em Exploração Mineral: Komatiitos e Resistatos- ADIMB, UnB, CBPM, RTDM. Mineralizações Auríferas Associadas ao Granito São Jorge. ADIMB- UFPA , UFMG e Empresas. Metalogenia Quantitativa Aplicada a GIS: Ouro e VMS –ADIMB- UFMG e Empresa Caracterização Geofísica da Crosta e Manto e Evolução Geoquímica do SW do *Cráton Amazônico: Contribuição à Exploração Mineral –ADIMB, USP e INPE. SAR/SIPAM–Tapajós – ADIMB – GEOAMBIENTE, Empresas. Conversão de Bases Cartográficas do Quadrilátero Ferrífero.ADIMB- UFMG, Empresas. Interpretações de imagens SAR/ SIPAM – ADIMB- UnB, UNICAMP, CPRM; Empresas e SIVAM-SIPAM.

7 O PROJETO CARACTERIZAÇÃO DE DEPÓSITOS MINERAIS EM DISTRITOS MINEIROS DA AMAZÔNIA
*Objetivos: Caracterização das assinaturas e dos modelos prospectivos de depósitos minerais da Amazônia. *Idealização, viabilização e coordenação geral da ADIMB. *Envolvimento: 219 pesquisadores ( 29 profissionais de empresas; 160 acadêmicos, 42 estudantes). *Participação: 9 Universidades líderes, 5 Instituições de pesquisa, 8 Univesidades do Exterior , e 6 Empresas de mineração. *Financiamento: CT-Mineral (FINEP e CNPq), Empresas (CVRD, RTDM, Anglo GoldAshanti, Anglo American, Taboca e Santa Elina), DNPM. *Executoras líderes: UnB, UFPA, UFMT, UNISINOS, UFMG, UFBA, UFRGS *Depósitos Minerais Caracterizados: Fe Carajás-PA, Mn Azul-PA, Bauxita Paragominas-PA, Cu Cinzento-PA, Cu Estrela-PA, Cu/Au Breves-PA, Sn Pitinga-AM, Criolita Pitinga-AM, Zn/Pb/Cu Aripuanã-MT e Cu Rondônia-RO. *Duração: Publicação com 782 pg

8 PROJETO DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO PARA EXPLORAÇÃO MINERAL NA AMAZÔNIA -Projeto Plataforma-
Objetivo: Identificar os gargalos que dificultam a prospecção mineral na Amazônia e sugerir ações para minimizá-los. Idealização e coordenação: ADIMB. Apoio: MME, MCT e Empresas. Participação: 160 servidores públicos, pesquisadores e profissionais de empresas. Envolvimento:10 instituições de 4 ministérios, 14 universidades, 18 empresas, 2 sociedades científicas. Produtos: 8 relatório técnicos temáticos e um relatório síntese com análise da problemática e proposições de ações, com custos e possíveis executores. Resultados: Programa Aerogeofísico da Amazônia; Projeto Cartografia da Amazônia; projetos acadêmicos de geofísica, geocronologia, caracterização de depósitos minerais e outros

9 PROJETO CARACTERIZAÇÃO DE MINÉRIOS E REJEITOS DE DEPÓSITOS MINERAIS
Objetivos: Integração Universidade/Governo/Empresa pelo uso de equipamento (Microssonda) de última geração, visando a otimização do aproveitamento de brasileiros. Idealização e coordenação: DNPM/ADIMB. Participação: 64 pesquisadores de universidades e empresas. Executores líderes: UnB, UFRGS e UFBA. Outros UFPA, UNESP, UFPR, UNISINOS, UFOP, IEN/CNEN, MINEROPAR. Financiamento: PADCT/FINEP e 20 Empresas. Produtos: Caracterização de minérios e rejeitos de 32 depósitos minerais de 11 estados brasileiros. Estudos: texturais, químicas mineral e varreduras química de 10 depósitos de Au, 2 EGP, 2 metais raros, 4 metais base, 2 fertilizantes; 3 gemas,e 2 outros.

10 GARGALOS NACIONAIS À P&D&I NAS EMPRESAS
Ausência de Financiamentos Adequados à P&D&I para as Empresas do Setor Mineral. Falta de Incentivos Efetivos à Pesquisa nas Empresas. Burocracia e Morosidade Incompatíveis com o Espírito Empresarial. Exigência de Parceria com as Instituições Acadêmicas. Interesses Divergentes de Universidades e Empresas. Falta de Valoração da Pesquisa e do Ensino Aplicados às Necessidades Empresariais nas Universidades e no MEC. Resistência da Academia em Manter o Foco da Pesquisa. Dificuldade de Cumprimento de Prazos pela Academia. Cobranças Fora de Prazo e ou com Ameaças Prematuras.

11 Arrecadação dos fundos setoriais – até Setembro de 2009

12 ORÇAMENTOS GLOBAIS 10 PAÍSES LÍDERES, 2008

13 A ATUAÇÃO SINERGÉTICA E EFEITO PONTUAL DA MINERAÇÃO
Área de mineração ~2% do total da FLONA Crostas Lateríticas Naturais Mineração na FLONA de Carajás Fonte: SGM/MME

14 MUITO OBRIGADO E FELIZ NATAL


Carregar ppt "Brasília , 02 de dezembro de 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google