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Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras"— Transcrição da apresentação:

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2 Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras
Pesquisa sobre Responsabilidade Social nas Empresas Metroferroviárias Brasileiras Parte I – Caracterização das Empresas (10 questões) Parte II – Situação Atual da Responsabilidade Social (39 questões) Parte III – Avaliação da Responsabilidade Social (33 questões)

3 PARTE I - Caracterização das empresas
Todos os sistemas metroferroviários brasileiros 15 sistemas 7 federais 6 estaduais 2 concessões empregados ( 2003) 1,2 bilhões de passageiros transportados (2003) 13 regiões metropolitanas 68 municípios 42,5 milhões de habitantes

4 PARTE II - Situação Atual da Responsabilidade Social das Empresas
Gestão da Responsabilidade Social Foco da Responsabilidade Social Relatório de Responsabilidade Social Demonstrativo do Balanço Social Indicadores de Responsabilidade Social Banco de Dados para Responsabilidade Social

5 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
A responsabilidade social faz parte hoje da visão estratégica de 94% das empresas Em todas as empresas a alta administração participa e se envolve nos projetos sociais 62,5% das empresas, ou seja 10 empresas realizam programas de sensibilização e conscientização do corpo funcional e gerencial sobre a importância da responsabilidade social

6 Área das empresas que são responsáveis pelos projetos sociais
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Área das empresas que são responsáveis pelos projetos sociais

7 Áreas que coordenam a responsabilidade social
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Áreas que coordenam a responsabilidade social

8 9 empresas têm empregados internos-voluntários.
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 75% dos projetos sociais são desenvolvidos em parceria com alguma Organização Não Governamental – ONG. 75% dos projetos sociais são desenvolvidos em parceria com algum Órgão Municipal, Estadual ou Federal. para 9 empresas, 56% do total , os projetos sociais envolvem as organizações e lideranças locais no seu desenvolvimento e na sua implantação. 9 empresas têm empregados internos-voluntários. As atividades dos empregados internos-voluntários é desenvolvida:

9 O total dos investimentos para os projetos sociais para os ambientes:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 14 empresas, 87% do total, cedem instalações, horas de trabalho de seus empregados ou equipamentos para atividades ligadas a projetos sociais Uma empresa utiliza incentivos fiscais de dedução ou desconto de doações e patrocínios, as demais buscam patrocínios, parcerias, recursos próprios, assim como doações dos empregados e terceirizados. O total dos investimentos para os projetos sociais para os ambientes: interno R$ 210,6 milhões - externo: R$ 11,8 milhões. 70% tem planos de aumentar os investimentos. Os percentuais de aumento das empresas que informaram variam de 274% , 100% e 20%.

10 40% das empresas não tem avaliações
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Das empresas que têm, os resultados foram: 40% das empresas não tem avaliações documentadas sobre suas ações sociais. As dificuldades foram:

11 Os temas que mais se destacam ns projetos e ações sociais são
FOCO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Os temas que mais se destacam ns projetos e ações sociais são Cultura - música

12 Os beneficiários das atividades sociais desenvolvidas são:
FOCO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Os beneficiários das atividades sociais desenvolvidas são:

13 94% das empresas divulgam as ações sociais que realizam.
RELATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 94% das empresas divulgam as ações sociais que realizam. Os meios mais utilizados são: Para 37% das empresas, as ações estão contidas no Relatório de Administração ou Prestação de Contas Anual da empresa.

14 18,75% possuem relatório sobre ações de responsabilidade social,
RELATÓRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 18,75% possuem relatório sobre ações de responsabilidade social, apresentando Demonstrativo do: - benefício gerado pelo sistema metroferroviário - valor adicionado - resultado líquido do custo / benefício - Balanço Social - benefício tarifário 18,75% das empresas apresentam demonstrativo do benefício gerado pelo sistema metroferroviário.Os indicadores são sobre Redução de: - emissão de poluentes. - consumo de combustível. - custo operacional do sistema de ônibus e automóvel. - tempo de viagem (jornada para o trabalho, negócios e outros). - número de acidentes (gastos hospitalares,assistenciais, etc).

15 25% das empresas elaboram o demonstrativo do seu Balanço Social.
DEMONSTRATIVO DO BALANÇO SOCIAL 25% das empresas elaboram o demonstrativo do seu Balanço Social. O mais antigo foi elaborado em 1994. A metodologia utilizada pelas empresas, geralmente, é baseada no modelo do Instituto ETHOS, IBASE ou Banco Mundial, além de metodologia própria. Dentre as empresas que publicam o demonstrativo do Balanço Social, 56% publicam em conjunto com o Balanço Patrimonial da empresa e 12% publicam em Diário Oficial. Os aspectos abordados no Balanço Social são: ambientais, sociais, internos e externos, e econômico-financeiro.

16 indicadores que avaliam o resultado das ações
INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL indicadores que avaliam o resultado das ações de responsabilidade social

17 INDICADORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
20% das empresas apresentam indicadores em forma de demonstrativo (as mesmas empresas que mencionam ter demonstrativo do Balanço Social). 38% das empresas possuem indicadores que avaliam as atividades realizadas pela empresa para o público interno. Esses indicadores são: financeiros (para todas as empresas), quantitativo físico (para 60%) e qualitativo (para 20%). 43% das empresas possuem indicadores que avaliam as atividades externas realizadas pela empresa. Esses indicadores são: quantitativo físico (todas), financeiro e qualitativo (para 57% das empresas que possuem indicadores). 25% das empresas avalia e mensura o benefício tarifário da integração com outros modos de transporte. As demais ou não avaliam ou não possuem integração.

18 Bancos de dados com informações dos sistemas de transporte local
BANCO DE DADOS PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL Bancos de dados com informações dos sistemas de transporte local

19 Bancos de dados referente ao público interno
BANCO DE DADOS PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL Bancos de dados referente ao público interno

20 PARTE III - Avaliação da Responsabilidade Social
Adaptação da metodologia de Indicadores Ethos de Responsabilidade Social – 2003 Valores e Transparência Público Interno Meio Ambiente Fornecedores Usuários Comunidade Governo e Sociedade

21 Adoção e abrangência de valores e princípios éticos:
VALORES E TRANSPARÊNCIA Compromissos Éticos Adoção e abrangência de valores e princípios éticos:

22 Disseminação dos valores e princípios éticos da empresa:
VALORES E TRANSPARÊNCIA Enraizamento na Cultura Organizacional Disseminação dos valores e princípios éticos da empresa:

23 Relacionamento com a concorrência
VALORES E TRANSPARÊNCIA Relações com a Concorrência Relacionamento com a concorrência

24 Participação de empregados em sindicatos
PÚBLICO INTERNO Relações com Sindicatos Participação de empregados em sindicatos e relacionamento com seus representantes Relacionamento com 1 até 4 entidades sindicais Negociação de ACT com 1 até grupos de 12 entidades sindicais

25 Envolvimento dos empregados na gestão
PÚBLICO INTERNO Gestão Participativa Envolvimento dos empregados na gestão

26 Possui políticas explicitas de não contratação de mão de obra infantil
PÚBLICO INTERNO Compromisso com o Futuro das Crianças Possui políticas explicitas de não contratação de mão de obra infantil em seus contratos?

27 Combate a todas as formas de discriminação,
PÚBLICO INTERNO Valorização da Diversidade Combate a todas as formas de discriminação, valorização das oportunidades oferecidas pela riqueza étnica e cultural de nossa sociedade

28 Política de remuneração, benefícios e carreira:
PÚBLICO INTERNO Política de Remuneração, Benefícios e Carreira Política de remuneração, benefícios e carreira:

29 e em conformidade com a legislação aplicável
PÚBLICO INTERNO Política de Remuneração, Benefícios e Carreira 1 empresa possui programa de participação nos resultados da empresa – estabelecido por meio de negociação com sindicato e em conformidade com a legislação aplicável 2 empresas possuem programa de bonificação, sendo que em uma o programa foi estabelecido por meio de negociação com sindicato e em conformidade com a legislação aplicável Saúde, Segurança e Condições de Trabalho Nenhuma das empresas é certificada por norma com BS 8800, SA 8000 ou outras.

30 Condições de trabalho, saúde e segurança:
PÚBLICO INTERNO Saúde, Segurança e Condições de Trabalho Condições de trabalho, saúde e segurança:

31 Desenvolvimento de seus recursos humanos:
PÚBLICO INTERNO Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade Desenvolvimento de seus recursos humanos: Comportamento Frente a Demissões 9 empresas – 56% das empresas tiveram reclamações trabalhistas relacionadas a demissões nos últimos três anos

32 Preparação para a aposentadoria:
PÚBLICO INTERNO Preparação para Aposentadoria Preparação para a aposentadoria:

33 Tratamento aos impactos ambientais resultantes de suas atividades:
MEIO AMBIENTE Comprometimento da Empresa com a Causa Ambiental Tratamento aos impactos ambientais resultantes de suas atividades:

34 Conscientização da população quanto aos desafios ambientais e
MEIO AMBIENTE Educação Ambiental Conscientização da população quanto aos desafios ambientais e de valores de responsabilidade ambiental:

35 Impactos ambientais causados por seus serviços:
MEIO AMBIENTE Gerenciamento do Impacto no Meio Ambiente Impactos ambientais causados por seus serviços:

36 Relações com fornecedores e parceiros:
Critérios de Seleção e Avaliação de Fornecedores Relações com fornecedores e parceiros:

37 Relações com trabalhadores terceirizados
FORNECEDORES Relações com Trabalhadores Terceirizados Relações com trabalhadores terceirizados e/ou com os fornecedores desses serviços:

38 Inclusão entre seus fornecedores indivíduos ou grupos
Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores Inclusão entre seus fornecedores indivíduos ou grupos da comunidade local, tais como:

39 Política de comunicação comercial na criação
USUÁRIOS Política de Comunicação Comercial Política de comunicação comercial na criação de uma imagem de credibilidade e confiança:

40 Compromisso com a qualidade dos serviços de atendimento ao cliente:
USUÁRIOS Excelência do Atendimento Compromisso com a qualidade dos serviços de atendimento ao cliente:

41 Conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais de seu serviço:
USUÁRIOS Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais do Serviço Conhecimento e gerenciamento dos danos potenciais de seu serviço:

42 Devido aos possíveis impactos na vida da comunidade:
Gerenciamento do Impacto da Empresa na Comunidade de Entorno Devido aos possíveis impactos na vida da comunidade:

43 Relacionamento com organizações comunitárias,
COMUNIDADE Relações com Organizações Locais Relacionamento com organizações comunitárias, ONGs e equipamentos públicos (escola, postos de saúde, etc.) do seu entorno:

44 Financiamento e planejamento da ação social da empresa é baseado em:
COMUNIDADE Financiamento da Ação Social Financiamento e planejamento da ação social da empresa é baseado em:

45 Exercício da cidadania por meio de associações e fóruns empresariais:
GOVERNO E SOCIEDADE Contribuições para Campanhas Políticas 2 empresas são transparentes na divulgação para o público interno das regras e critérios usados para definir a sua atuação política e/ou doações às campanhas políticas. As demais 14 não responderam a questão ou ressaltaram que tal situação não se aplica Liderança e Influência Social Exercício da cidadania por meio de associações e fóruns empresariais:

46 Envolvimento com as atividades sociais realizadas
GOVERNO E SOCIEDADE Participação em Projetos Sociais Governamentais Envolvimento com as atividades sociais realizadas por entidades governamentais:

47 CBTU Setembro 2004


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