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Qual o tamanho da violência no trânsito nas cidades de SC ? J. Pedro Corrêa Programa Volvo de Segurança no Trânsito Florianópolis 30/05/2003 Fórum Catarinense.

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1 Qual o tamanho da violência no trânsito nas cidades de SC ? J. Pedro Corrêa Programa Volvo de Segurança no Trânsito Florianópolis 30/05/2003 Fórum Catarinense pela Preservação da Vida no Trânsito

2 Ministério Público de Santa Catarina Conselho Regional de Medicina de SC Associação Catarinense de Engenheiros Ordem dos Advogados do Brasil-SC

3 Por que os acidentes de trânsito acontecem ?  Não sou técnico em segurança nem em trânsito  Sou profissional da comunicação  Coordeno o Programa Volvo de Segurança no Trânsito  Aprendi muito com a comunidade do setor  Espero trazer alguma contribuição

4 Programa Volvo  Começou em 1987  Contribuição à sociedade  Acordar o País para a violência do trânsito  Debates, Fóruns, Transitando e Prêmio Volvo  “O que fazer para aumentar a segurança e diminuir o número e a severidade dos acidentes?”

5 A lógica dos acidentes  Frota aumentou muito  População aumenta  Habilitações aumentam  Ruas quase as mesmas  Transporte coletivo não convence usuário  Sistema trânsito prioriza fluxo, não segurança  Mais gente, mais veículos nas mesmas vias Educação de trânsito não acompanhou esta evolução

6 O que causa acidentes  Falta de cultura, educação, informação  Legislação desrespeitada  Falta de estatísticas confiáveis  Impunidade  Qualidade de fiscalização  Falta de equipamentos  Sinalização viária deficiente  Má conservação das vias  Corrupção

7 Estatística, Estatística, o começo do problema ?  Ninguém sabe o tamanho do problema  Não temos estatísticas confiáveis  Não temos interesse nelas (em 15 anos, nada)  Combater problema que não conhecemos ?  Desconhecemos até a força do nosso lado  Qual o tamanho da indústria da segurança no trânsito no Brasil ?  Fabricantes veículos, peças, acessórios, vias, seguros, educação, transportes, comunicação...

8 Quantos mortos e feridos em SC ?  Detran, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Segurança Pública, Secretaria da Saúde, jornais,...

9 Números conseguidos SSP AnoMortosFeridos 2000500 12.927 2001519 14.414 S.Saúde 1.539 1.556 Detran-SCnão divulga os dados (!!!) Denatran2000 1.689(?)27.084 200146014.456

10 Porque não nos interessamos ?  Falta de cultura, desconhecimento estatístico ?  Falta de determinação dos Governos ?  Trânsito não é prioridade ?  Perdemos vidas e bilhões R$ com acidentes...  Aumentamos a dor, baixamos auto-estima, perdemos dinheiro, competitividade,...  Nos últimos 15 anos, nenhum plano  Está na hora de atacarmos de frente

11 Precisamos números e causas  Essencial conhecer números e causas dos acidentes  Dados vitais para política de prevenção  Estatísticas atuais inconsistentes  Denatran tem manual no site/Internet mas...  Para números é preciso criar sistemática mais confiável  Para causas basta boa vontade e treinamento

12 Esqueça o Brasil, foque a cidade  Se não dá para pesquisar o País, pesquise a sua cidade  Números brasileiros parecem distantes demais  Números locais têm muito mais interesse  Dados da cidade impactam sociedade  Soluções ao alcance da prefeitura/comunidade  Fórum Volvo em Agosto vai mostrar modelos

13 Pesquisa amostral  Cadastro Renavam identifica veículos, proprietários e endereços  Equipe treinada investiga envolvimento em acidentes e conseqüências  Maior a base de pesquisa, maior confiabilidade  Trabalho pode ser contratado inteiro ou parte  Dependendo tamanho da cidade, em 2 meses

14 Pesquisa aprofundada  Pesquisa registros delegacia da cidade  Equipe treinada visita envolvidos em acidentes  Faz levantamento das conseqüências  Equipe pode ser da própria cidade  Treinamento pode ser para várias cidades  Trabalho de campo é rápido, eficiente e barato  Resultados não científicos mas importantes para planejar futuro imediato

15 Causas: é só querer  Causa de acidentes é carro-chefe do Denatran  Poucas cidades brasileiras desenvolvem pesquisas nesta área  Trabalho extraordinariamente importante  IQA- Instituto Qualidade Automotiva fez para Curitiba em dezembro (patrocínio: Detran-PR)  Prêmio Volvo pode disponibilizar em junho

16 O trabalho do Detran-PR 94 mortos: - 20 pedestres; - 28 passageiros; - 19 condutores; - 13 ciclistas; - 12 motociclistas; - 2 outros. Fonte: Detran/PR 6.901 feridos: - 1.381 pedestres - 2.107 passageiros - 1.369 condutores - 618 ciclistas - 1.351 motociclistas - 75 outros Fonte: Detran/PR Curitiba (2001)

17 151 acidentes investigados 240 fatores de risco encontrados 16 2 12 19 13 59 14 11 0 10 20 30 40 50 60 Atropelamento Capotamento Choque obst. Físico Colisão complexa Colisão frontal Colisão transversal Colisão traseira Engavetamento Tombamento Colisão lateral

18 Quantidade de acidentes conforme o dia da semana 17 22 23 21 24 0 5 10 15 20 25 Domingo2ª-feira3ª-feira4ª-feira5ª-feira6ª-feiraSábado

19 Porcentagem dos acidentes conforme as condições da pista 18% 82%

20 Quantidade de acidentes conforme a faixa etária para condutores do sexo masculino para condutores do sexo masculino 0 10 20 30 40 50 60 70 18-2526-3536-4546-5556-6566-75

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22 Fatores de risco de acidentes encontrados Condutor Pedestre Veículo Via

23 Importante x prioritário 84% Sem vítimas 15% Com vítimas 1% Fatalidades

24 Adiante SC  SC tem tudo para fazer um ótimo trabalho  Cidades pequeno porte onde tudo é mais fácil  Pode desenvolver/contratar trabalhos em pool  Secretarias Regionais do Governo estadual apóiam  Pode ser exemplo para o resto do País  Exemplo de solidariedade que faltava

25 Cuide bem do seu amigo Foto: Daniel Conzi DC - Fpolis

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27 Maiores Informações J. Pedro Corrêa Rua Bispo Dom José, 2051 CEP: 80440-080 Curitiba - Paraná Fones: 041 342-0862 – 041 9971-1511 e-mail: jpedro@bsi.com.br


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