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IX Encontro de Multiplicadores 2012

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Apresentação em tema: "IX Encontro de Multiplicadores 2012"— Transcrição da apresentação:

1 IX Encontro de Multiplicadores 2012

2 Palavra do Diretor Pedro Nadaf
Slide No. 2 • •

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4 O Que Já Conquistamos Organização Sindical (Sicomercio)
O Valor Político Institucional da CNC A Força Local das Federações A Importância Social e Econômica dos Sindicatos A Estrutura de SESC e SENAC

5 Representação em todos os graus
Visibilidade Interna das Ações da CNC Parceria com as Federações Fortalecimento dos Sindicatos Integração com SESC e SENAC Valorização do Sicomercio pelos Sindicatos

6 IX Encontro de Multiplicadores
Gestão por Resultados 17 de Abril 2012 CNC/RJ

7 Programação - Dia 17/04 De 10h às 18h
Alinhamento Estratégico SEGS Palestra “Profissionais de Alta Performance” – Willian Caldas Almoço Resultados SEGS 2011 Novidades SEGS 2012 Palestra “Tecnologias Educacionais” – Aline Albuquerque (SESC-DN) Projetos PDA Intervalo Importância do Multiplicador Atribuições do Multiplicador Dinâmica de Grupo Fechamento do Dia

8 Apresentação dos Participantes
Nome Entidade Função Experiência na Área Sindical Experiência na Área de Gestão / Qualidade

9 RETROSPECTIVA SEGS José Paulo da Rosa (Vídeo)

10 RETROSPECTIVA SEGS VIII Congresso do Sicomercio
5, 6 e 7 nov 2007 – Hotel Sofitel - RJ Construção dos Planos Estratégicos das Federações e Sindicatos Participação dos Multiplicadores como Facilitadores nas Mesas Lançamento do SEGS Adesão de Federações e Sindicatos

11 RETROSPECTIVA SEGS I Encontro de Multiplicadores
15 abril 2008 – CNC RJ Apresentação dos Detalhes do Projeto Apresentação dos Assessores Guia da Excelência e Orientador do Projeto Atribuições dos Multiplicadores Reunião dos Multiplicadores com os Assessores – por região

12 RETROSPECTIVA SEGS II Encontro de Multiplicadores
07 novembro 2008 – CNC RJ Estatísticas do SEGS – Resultados Ações Priorizadas pelas Federações Diretrizes para Avaliação de Consenso e Reconhecimento Perspectivas para 2009

13 RETROSPECTIVA SEGS III Encontro de Multiplicadores
06 março 2009 – CNC RJ Principais Mudanças do SEGS para 2009 Dinâmica “Liderança-Qualidade-Estratégia” Feedback dos Multiplicadores Planejamento das Assessorias (Agendas de Trabalho)

14 RETROSPECTIVA SEGS IV Encontro de Multiplicadores
28 setembro 2009 – CNC DF Panorama do Projeto Site / Twitter / Informativo / Banco de Práticas Perspectivas 2010 (Dinâmica) Apresentação de Práticas das Federações Palestra sobre o PQGN (Gestão Pública)

15 RETROSPECTIVA SEGS V Encontro de Multiplicadores 16 mar 2010 – CNC RJ
Foco em Resultados Homenagem a Flavio Sabbadini Resultados Expectativas e Considerações Dinâmica – Indicadores Prioritários

16 RETROSPECTIVA SEGS VI Encontro de Multiplicadores 28 set 2010 – CNC RJ
Liderar é Atingir Metas Resultados 2008 – 2009 Estratégia de Inclusão ao SEGS Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA Palestra - Marta Bartholomeu - Parceria Ilimitada

17 RETROSPECTIVA SEGS VII Encontro de Multiplicadores
15 e 16 de março de 2011 – SESC/SENAC DN Compromisso com a Melhoria Resultados Estratégia de Inclusão ao SEGS Novidades 2011 Apresentação do GAS

18 RETROSPECTIVA SEGS VIII Encontro de Multiplicadores
28 set 2011 – CNC/DF Compromisso com a Melhoria Resultados 2011 SEGS 2012 Importância do Multiplicador Metas 2012

19 IX Encontro de Multiplicadores
Gestão por Resultados 17 de Abril 2012 CNC/RJ

20 O Programa Neste momento, os assessores devem apresentar o guia, explicando passo a passo a utilização do mesmo.

21

22 Identificar e qualificar
Visão “Liderar a comunidade empresarial do comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida Influência no desenvolvimento do país.” Missão “Assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade.” Defesa dos interesses do setor com ética e independência Ampliar e fortalecer a base de representação política Oferecer serviços e informações essenciais para a vitalidade das empresas Desenvolver práticas de gestão para busca da excelência, no modelo caórdico Garantir estrutura econômica sólida, a fim de assegurar sustentabilidade interna e benefícios para o setor Identificar e qualificar lideranças sindicais e empresariais PDA

23 Benefícios SEGS... Para as Federações e Sindicatos:
Integração sistêmica Fortalecimento da representatividade Melhoria da imagem Troca de Experiências Para as empresas: Entidade mais Organizada Melhor atuação na defesa de interesses e prestação de serviços

24 Sistema de Avaliação do SEGS
Nível 2 100 pts 250 pts 500pts Em atendimento a solicitação de varias Federações e Sindicatos o ciclo de avaliação foi antecipado, o que não irá impactar no atendimento as entidades, vide cronograma. Desvinculação dos assessores irá proporcionar uma ampliação dos conhecimentos e troca de experiências das entidades com todos os assessores. Ressaltar que é papel da Federação consolidar as ações das entidades, filtrá-las e elaborar uma agenda de demandas comum para ser encaminhada ao CPE. Nível 1

25 Treinamentos Consultorias Troca de Experiências Materiais Didáticos
Nível 1 Nível 2 Sistema de Avaliação do SEGS 100 pts 250 pts 500pts Treinamentos Consultorias Troca de Experiências Materiais Didáticos Modelos de Documentos Planilhas Formulários Lições Ponto a Ponto

26 Estrutura do Programa MULTIPLICADOR Informar participantes do Ciclo
Realizar controles Organizar o SEGS Garantir a consistência das Avaliações Incentivar a participação Planejar a Agenda Comunicar as etapas e resultados Prestar atendimento Assessor CNC Federações Sindicatos Autoavaliação Avaliação de Consenso Entidades que completaram todas as etapas do Ciclo Federações Sindicatos

27 Palestra – Willian Caldas Profissionais de Alta Performance

28 Almoço 1 hora

29 Resultados SEGS 2011

30 Entidades no SICOMÉRCIO/2011
SEGS em Entidades no SICOMÉRCIO/2011 990 2010 988 2009 977 2008 967 números

31 SEGS em Adesões ao SEGS/2011 763 2010 761 2009 699 2008 650 números

32 Entidades Reconhecidas/2011
SEGS em 2009 Entidades Reconhecidas/2011 436 421 2010 419 2008 406 números

33 SEGS em números 578 603 582 406 Entidades treinadas/2011 2010 2009
2008 406 números

34 SEGS em números 1003 1252 980 715 Pessoas Capacitadas/2011 2010 2009
2008 715 números

35 SEGS em números 2154 4mI Horas de Consultorias e Treinamentos/2011
Investimento realizado desde 2008 números

36 Indicadores Prioritários 2011
SEGS em Indicadores Prioritários 2011 Nº Indicadores 1 2 3 4 Nº Entidades 152 80 54 67 68 Autossustentação Associatividade Arrecadação Compulsória Ações de Representação números 84% das entidades não medem os quatro indicadores prioritários. Como podemos saber se nossos esforços estão gerando resultados, se não os acompanhamos, não os monitoramos?

37 Novidades SEGS 2012 Cronograma
Materiais: Guia da Excelência, Planilhas Eletrônicas de Avaliação, Manual de Ferramentas (Módulo 2) Menu de Capacitações Lições Ponto a Ponto Comunicação: Informativo SEGS e Facebook Agendamentos pelas Entidades EAD

38 Cronograma 2012 17 de Abril – IX Encontro de Multiplicadores
19 Mar a 30 Nov – Atendimento às Entidades 01 Ago a 28 Set – Realização das Avaliações de Consenso 17 e 18 Out – X Encontro de Multiplicadores > 15 Out – Entrega dos Certificados de Reconhecimento Validar com o grupo a antecipação do Ciclo Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Antecipação do ciclo de avaliação

39 Materiais Guia Consolidado Planilha EletrônicaNível 1
Manual de Ferramentas da Qualidade Módulo 2 (eletrônico) Guia Consolidado Orientador, N1 e N2

40 Menu de Capacitações SEGS Clientes Representação Estratégia Liderança
Capacitação GAS 4h Introdução ao SEGS 6h Abertura de Ciclo 8h Treinamento Avaliadores N1 Treinamento Avaliadores N2 12h Produtos e Serviços Essenciais 2h Plano de Negócios 6h Gestão do Quadro Associativo Comunicação e Marketing Gestão de Clientes 8h Clientes Representação Defesa de Interesses 2h Aperfeiçoamento de Dirigentes Sindicais 8h Arrecadação Sindical Técnicas de Negociação Estratégia Análise de Ambientes 4h Planejamento Estratégico 12h Definição de Metas Monitoramento de Indicadores Implementação de Projetos 6h Liderança Sensibilização de Lideranças 2h Formação Líderes Gerenciais 8h Desenvolvimento de Equipes 6h Programa 5S 4h Mapeamento de Processos 8h MASP Benchmarking 6h Processos

41 Oficinas dos Critérios
Lições Ponto a Ponto Oficinas dos Critérios Lições de Ponto a Ponto

42 Lições Ponto a Ponto Objetivos
Aplicar o conhecimento de forma prática; Possibilitar a compreensão de maneira fácil a qualquer pessoa em um curto espaço de tempo; Possibilitar auto aprendizado, por ser elaborada pela própria pessoa; Permitir o desenvolvimento conjunto do treinando e do treinado; Elevar a qualidade do grupo, levando a teoria vista nos treinamentos para a prática em forma de oficinas,. Inserir slide com o menu de oficinas

43 Interação com as Partes Interessadas
Parte Interessada Formas de Interação Método Quem Realiza Freqüência Desde Representados Associados Diretoria Parcerias e Convênios Colaboradores Governo Fornecedores Contadores Outras Entidades (Fecomercio, Sesc,Senac,etc) PREENCHENDO O FORMULÁRIO Parte Interessada Identifique quais são as partes interessadas da Entidade. Podem ser as sugeridas ao lado. Também podem estar mais detalhadas. Exemplo: A Entidade pode detalhar a forma de interação com outras Entidades, especificando cada uma. Formas de Interação Identifique qual a forma de interação com cada uma das partes interessadas listadas. A forma de Interação pode ser diferente para cada uma das partes interessadas. Exemplo: Interação com Representados - via Ofício / Interação com a Diretoria - Reunião. Método Descreva como acontece a interação. Exemplo: A entidade realiza reuniões trimestrais envolvendo representantes da classe contábil em um almoço com o objetivo de alinhar questões relativas à contribuição sindical. Quem Realiza Descreva quem é o responsável em realizar a interação com a parte interessada em questão. Também podemos ter pessoas diferentes. Exemplo: Parte Interessada: Colaboradores - Quem realiza: Executivo / Parte Interessada: Governo - Quem Realiza: Presidente. Frequência Defina a periodicidade com que ocorre a interação. Exemplo: Diária, Semanal, Quinzenal, Mensal, Bimestral, Trimestral, Semestral ou Anual. Desde Especifique a data de quando iniciou a interação. Ofício 2 Mensal 5 Reunião 2 Executivo 4 Presidente Anual 5 3 1 A entidade realiza reuniões trimestrais envolvendo representantes da classe contábil em um almoço com o objetivo de alinhar questões relativas à contribuição sindical. Março 2000 6 Slide No • •

44 Oficinas das Lições Ponto a Ponto

45 Comunicação SEGS Inserir slide com o menu de oficinas

46 Agendamento Forma de Agendamento
Análise dos Planos de Melhoria dos sindicatos e da federação; Alinhamento das necessidades de Federação e Sindicatos; Preenchimento da Agenda de Trabalho, com justificativa, para análise das demandas pelo CPE/CNC. Ressaltar que é papel da Federação consolidar as ações das entidades, filtrá-las e elaborar uma agenda de demandas comum para ser encaminhada ao CPE. Definir critérios de análise das demandas...

47 Premissas dos Trabalhos em 2012
Agendamento Premissas dos Trabalhos em 2012 4 assessores atuando no planejamento do SEGS / PDA; Assessores desvinculados das Federações (vocacionamento); Otimização da logística de deslocamento; Melhor relação custo x benefício nos atendimentos.

48 Agendamento x Atendimento
Aspectos a Considerar Teor do atendimento: Capacitação, Consultoria coletiva ou individual Quantidade de Entidades e pessoas envolvidas Localização dos atendimentos: Capital / Interior Federação / Sindicato Datas e horários de início e fim dos atendimentos Roteiro de viagem do Assessor

49 Agendamento x Atendimento
Expectativas Coerência e união de esforços (Federações e CNC) para considerar as premissas e os aspectos citados Compactação de agenda (Não fazer em 2 dias o que pode ser feito em 1) Aumento da quantidade de atendimento a distância ( , Telefone, Skype, Facebook, EAD) Evitar atendimentos nas segundas-feiras, dia em que os assessores focados em planejamento e atividades da CNC; Evitar a repetição de trabalhos já realizados.

50 Agendamento x Atendimento
Possíveis Consequências A falta de parceria “CNC-Federações” no agendamento pode inviabilizar a realização de um atendimento. A falta de comprometimento de uma Federação em fazer cumprir com o combinado no ato do agendamento, pode incorrer na inviabilização de atendimentos futuros

51 Palestra “Tecnologias na Educação”
EAD Palestra “Tecnologias na Educação” Aline Albuquerque (SESC/DN)

52 EAD - SEGS Ambiente Web Treinamento de Avaliadores Nível 1
Implementação de Projetos Vídeo Didático Introdução ao SEGS Videoconferência Experimento Inicial Dia 23/05, das 14h30 às 17h30

53 INTERVALO

54 Produtos PDA

55 Banco de Dados da Contribuição Sindical
Benefícios para empresas: Parceria/ Aproximação com entidades PDA Benefícios para entidades: Estruturação Interna Fortalecimento da representatividade Melhoria da imagem Associativismo Banco de Dados da Contribuição Sindical Palestras para Lideranças Sindicais Portfólio de Produtos e Serviços Sites dos Sindicatos Software de Gestão Modernização Tecnológica Marketing Associativo

56 Atualização de Dados: 19 Federações e 263 sindicatos
Banco de Dados (BDCS) Resultados-2011 Atualização de Dados: 19 Federações e 263 sindicatos

57 Palestras PDA Palestra Palestras Realizadas Participantes
1 A importância do Associativismo 23 1.100 2 Defesa de Interesses do Comércio 22 840 3 Produtos e Serviços Essenciais 19 660 4 Gestão do Quadro Associativo 600 5 Comunicação e Marketing 17 570 Total 100 3.770 2012: Palestras incorporadas ao Menu de Capacitações do SEGS com carga horária de 2h e conduzidas por profissionais da CNC

58 Portfolio 2012 14 Novos Produtos e Serviços
Lançamento no 28º Encontro Nacional de Sindicatos (Maio, em Natal/RN)

59 Site dos Sindicatos Lançado em maio de 2011
Fase 1: 13 federações e 56 sindicatos Fase 2: Maio/2012

60 Modernização Tecnológica Software de Gestão Marketing Associativo
Novos Produtos PDA Modernização Tecnológica Software de Gestão Marketing Associativo

61 Modernização Tecnológica
O que é? Projeto para facilitar o acesso das entidades sindicais à aquisição de equipamentos de informática Como será? Convênio com instituição financeira OU Convênio com fabricante

62 Software de Gestão O que é?
Software de Gestão para Federações e Sindicatos. Opções de Execução • Convênio com os Fornecedores; • Aquisição de Software, ou • Desenvolvimento de Software. Slide No • •

63 Marketing Associativo
Materiais de divulgação das ações e serviços dos Sindicatos, Federações e CNC visando captação de novos associados. Folder Pasta Cartão de Visita Folha Timbrada Vídeo Institucional O planejamento do projeto será trabalhado com o Comitê de Comunicação da CNC

64 Atribuições dos Multiplicadores

65 6. Realizar controle das informações de participação da federação e dos sindicatos no SEGS, incluindo dados de consultorias e treinamentos realizados e das pessoas e entidades envolvidas 7. Comunicar as etapas e resultados do SEGS junto a Federação e aos sindicatos 8. Receber as Auto-avaliações, Avaliações de Consenso e Planos de Melhoria dos Sindicatos de sua base, garantir a consistência das informações e encaminhar as Avaliações de Consenso ao Deplan 5. Prestar atendimento aos Sindicatos de sua base nas atividades planejadas, incluindo programação, convite, controle de presenças e provimento de recursos didáticos 1. Organizar o processo de implantação do SEGS na sua Federação e nos Sindicatos de sua base; Atribuições 2. Informar ao Deplan os sindicatos que irão participar do Ciclo indicando o nível de avaliação de cada um conforme as regras do Programa SEGS e os prazos estabelecidos. 4. Incentivar a participação dos Sindicatos e da própria Federação nas etapas do SEGS, disseminando a cultura da excelência e envolvendo as respectivas diretorias 3. Planejar, junto ao Assessor Técnico da CNC, a Agenda de Trabalho da Federação, incluindo o atendimento aos Sindicatos de sua base

66 Atribuições dos Multiplicadores
6. Realizar controle das informações 8. Garantir a consistência das Avaliações 7. Comunicar as etapas e resultados 5. Prestar atendimento nas atividades 1. Organizar o SEGS Atribuições 2. Informar participantes do Ciclo 4. Incentivar a participação no SEGS 3. Planejar a Agenda de Trabalho

67 FILME

68 6 grupos (por região do país)
DINÂMICA 6 grupos (por região do país) Centro Oeste Nordeste Sudeste Norte Sul Federações Nacionais Slide No • •

69 Debate (30 min) sobre a atuação dos multiplicadores
DINÂMICA Debate (30 min) sobre a atuação dos multiplicadores Apresentação (5 min) de um destaque ocorrido na atuação de um multiplicador da região Slide No • •

70 Encerramento Slide No • •


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