A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Simone Nardi. Nasceu na Prússia em 22/04/1724 e desencarnou em 12/02/1804 aos 80 anos. * Estamos numa época esclarecida? * Estamos numa época esclarecida?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Simone Nardi. Nasceu na Prússia em 22/04/1724 e desencarnou em 12/02/1804 aos 80 anos. * Estamos numa época esclarecida? * Estamos numa época esclarecida?"— Transcrição da apresentação:

1 Simone Nardi

2 Nasceu na Prússia em 22/04/1724 e desencarnou em 12/02/1804 aos 80 anos. * Estamos numa época esclarecida? * Estamos numa época esclarecida? - Não, ainda somos uma época de esclarecimento (Iluminismo). - Não, ainda somos uma época de esclarecimento (Iluminismo).

3 Significa a saída do “homem” (do ser humano) de sua menoridade, da qual ele mesmo é Responsável.

4 É a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo.

5 A culpa pela menoridade nasce, não na falta de entendimento, mas na falta de DECISÃO e CORAGEM de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.

6 “OUSE SABER” “OUSE SABER” Não tenha medo, atreva-se a saber, tenha coragem de fazer uso de seu próprio entendimento. Esse o lema do esclarecimento! Esse o lema do esclarecimento!

7 É tão fácil ser menor, se possuo um livro que possui entendimento por mim, um diretor espiritual que possui consciência em meu lugar [...] não preciso eu mesmo esforçar-me. Não sou obrigado a refletir, se é suficiente pagar, outros se encarregarão por mim, da aborrecida tarefa É tão fácil ser menor, se possuo um livro que possui entendimento por mim, um diretor espiritual que possui consciência em meu lugar [...] não preciso eu mesmo esforçar-me. Não sou obrigado a refletir, se é suficiente pagar, outros se encarregarão por mim, da aborrecida tarefa tarefa..

8 Mas ouço clamar de todas as partes : “Não Raciocinai” ! O oficial diz : não raciocinai, mas fazei o exercício! O padre : não raciocinai, mas crede! ( Só existe um senhor que diz: Raciocinai o quanto quiserdes, e sobre o que quiserdes,mas obedecei!

9 Segundo Kant, a passagem para a maioridade é difícil e muitas vezes perigosa. Por quê? Porque as pessoas temem aquilo que lhes parece diferente.

10 Em toda parte só se vê limitação. Mas que limitação constitui obstáculo ao Esclarecimento, e qual não constitui, ou lhe é mesmo favorável? Respondo: O uso público de nossa razão deve a todo momento ser livre [...] somente ele pode difundir o Esclarecimento entre os homens.

11 O Esclarecimento não exige nada mais senão a liberdade mais inofensiva de todas, a liberdade de pensar e de fazer uso público de sua razão em todos os domínios.

12 Sempre haverá indivíduos (pensadores) livres do jugo da grande massa, que transformarão seus espíritos, emergindo assim da menoridade.

13 Depois de terem sacudido de si o peso da menoridade, espalham ao redor de si o espírito de uma avaliação racional do valor de pensar por si mesmo.

14 Para Kant, não usar da liberdade de pensar por si mesmo, é um crime contra a natureza humana. Para ele o homem pode, por algum tempo, adiar seu esclarecimento, mas jamais renunciar a ele.

15 Toda reforma interior, toda mudança para melhor depende única e exclusivamente de nosso próprio esforço.

16 Ouve, vê e cala, se quiseres viver em paz.

17

18 O trabalho da Casa Espírita é espalhar o Conhecimento e com ele, o Esclarecimento para que os indivíduos que queiram possam assim, emergir de sua menoridade para a sua maioridade. A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original. - Albert Einstein.

19 O homem pode permanecer estacionário, mas não pode retroceder. “O homem pode, por algum tempo, adiar seu esclarecimento, mas jamais renunciar a ele.”(Kant)

20 Que benefício a liberdade de pensar e de se esclarecer pode trazer aos animais? “O Direito a Vida e a Dignidade, direitos retirados deles pelos seres humanos.”

21 “NÃO RACIOCINAIS” 1. O ser humano é manipulável pelo discurso científico e pela competência que ele acredita, a Ciência tenha. (Mito Ideológico) 2. Sendo assim ele ignora tudo que não tenha teor científico, fato esse apoiado pela mídia que transforma valores e culturas. 3. O ser humano passa a permitir que essas instituições PENSEM por ele.

22 Mas ouço clamar de todas as partes: não raciocinai.(Kant). O pecuarista diz: não raciocinai, matai e comei. O médico diz: não raciocinai, comei a carne.Os vivisseccionistas dizem: Não raciocinais, mas crede ser necessário.As pessoas gritam: não raciocinais, são apenas animais.O rebanho social lhes pede : não raciocinais, explorai-os até a morte.

23 É preciso termos coragem de encarar que a exploração dos animais não-humanos não é algo natural. * Natural é saber conviver, coexistir em harmonia com os demais seres que dividem esse Planeta conosco, natural é caminharmos rumo a nossa humanidade, conceito ainda por demais desconhecido por muitos de nós e assustadoramente cruel para os animais não- humanos, filhos do mesmo PAI.

24 * O que meu Esclarecimento tem trazido de benefício aos animais-não humanos, não ao meu tutelado, mas a todos os demais que como ele, são igualmente filhos de Deus? * O que meu Esclarecimento tem trazido de benefício aos animais-não humanos, não ao meu tutelado, mas a todos os demais que como ele, são igualmente filhos de Deus?

25


Carregar ppt "Simone Nardi. Nasceu na Prússia em 22/04/1724 e desencarnou em 12/02/1804 aos 80 anos. * Estamos numa época esclarecida? * Estamos numa época esclarecida?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google