A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o Seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gn 3:15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o Seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gn 3:15."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o Seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gn 3:15 (Edição Contemporânea)

4 1.Conhecer o Grande Conflito - os eventos do Grande Conflito entre Deus e Satanás e como isto afeta todos os aspectos da vida do cristão e do seu sistema de crenças. 2.Sentir o peso da eternidade - o significado eterno da escolha individual nesse Grande Conflito. 3.Fazer a minha parte na missão - aceitar o sacrifício de Cristo em seu favor e cooperar na proclamação desse evangelho como parte essencial do Grande Conflito.

5 O tema do Grande Conflito entre o bem e o mal é o conceito que dá sentido às crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia e afeta a vida de todos no Universo. O mais importante é a escolha que cada um deve fazer entre Deus e Satanás.

6 O CONFLITO E SEUS ATORES DOMINGO

7 DOMINGO: O CONFLITO E SEUS ATORES O poeta T. S. Eliot escreveu: “Em todos os meus anos, uma coisa não muda. Por mais que você a disfarce, essa coisa não muda: A perpétua luta entre o bem e o mal.” Quais são os atores principais no Conflito e por que cremos que estes atores são descritos por símbolos, mas seus poderes são reais e literais? Gn 3:15; Ap 12:1-17

8 DOMINGO: AS BASES DO GRANDE CONFLITO:  Os atores principais são Cristo x Satanás.  A Bíblia afirma que são atores literais de um conflito real e universal.  Todos no Universo estão envolvidos, e são coadjuvantes neste conflito, através do seu livre arbítrio. E se os poderes não fossem reais, a esperança não seria real também.

9 SEGUNDA A QUEDA DE LÚCIFER

10 SEGUNDA-FEIRA: A QUEDA DE LÚCIFER  A Bíblia não menciona explicitamente as questões envolvidas neste conflito, mas elas podem ser deduzidas a partir de alguns textos bíblicos como: Isaías 14:4-21 e Ezequiel 28:12- 19, que no contexto original, representavam os reis pagãos de Tiro e Babilônia, mas, quando lidos cuidadosamente, apresentam detalhes que vão além desses antigos governantes orientais, e apontam para a posição original da queda de Satanás.  Comparando Isaías 14:1-21 e Ezequiel 28:12-19, com o texto de Paulo em 1 Timóteo 3:6, percebemos como a vaidade forma o pecado, mesmo em um coração convertido.

11 SEGUNDA-FEIRA: A QUEDA DE LÚCIFER Estes textos levantam três questões: orgulho, autonomia e independência.  Satanás ficou orgulhoso por causa da beleza, perfeição e privilégios que recebeu do Criador. Quis ser igual a Deus, receber a adoração dos anjos e corrompeu sua santidade, dando origem ao Grande Conflito.  Independência é sempre de algo ou alguém. O pecado de Satanás, na busca por independência e autonomia – representava o desejo de ser livre das “restrições” de Deus e de Suas leis. Ao recusar se submeter à autoridade da lei de Deus, Satanás mostrou que desejava viver sob um conjunto diferente de condições.  A lei de Deus é um reflexo do Seu caráter; portanto um defeito na lei equivale a um defeito no caráter de Deus. A rebelião de Satanás foi contra o próprio Deus, e tudo no Universo, criado por Deus.

12 TERÇA A ARMA DE DEUS

13 TERÇA-FEIRA: A ARMA DE DEUS Em Gênesis 3:15 está a primeira profecia messiânica na Bíblia. É o resumo do Grande Conflito e anúncio da história da redenção, ainda no Éden, imediatamente após o pecado ter afetado a humanidade. De que forma o Grande Conflito é revelado em Gênesis 3:15?

14 TERÇA-FEIRA: A ARMA DE DEUS Explica como o Grande Conflito passaria a atingir também a humanidade:  Satanás, a antiga serpente (Apoc. 12:9 e 20:2) passaria a perseguir ao povo de Deus. Representado em Gên. 3:15 pela figura profética da Mulher e seus descendentes, que simboliza a Igreja e povo de Deus remanescente (Apoc.12:17).  Deus não permitirá que Satanás prevaleça. Ele conseguirá incomodar, mas não vencerá – a serpente ferirá a mulher no calcanhar.  Deus dará à Igreja, vitória sobre o inimigo. A igreja remanescente será também a igreja triunfante – a mulher ferirá a serpente na cabeça.

15 QUARTA A BATALHA DE SATANÁS

16 QUARTA-FEIRA: A BATALHA DE SATANÁS  Satanás tem trabalhado incansavelmente para minar os planos do Senhor, e grande parte dos seus esforços no Grande Conflito tem sido em torno dos temas do Santuário de Deus.  Deus atuou por meio dos rituais do santuário israelita, para expor através de símbolos, os conceitos da morte expiatória e sacrifical de Cristo, por meio do corpo como o santuário do Espírito Santo para ampliar os valores cristãos, aplicados à vida de Seus filhos, e por meio da missão da igreja, para que este evangelho alcançasse a todas as pessoas além de Israel, e da Sua Igreja.

17 QUARTA-FEIRA: A BATALHA DE SATANÁS Note como Satanás procurou impedir, deturpar, corromper a ação de Deus:  Deut. 32:17-18, Dan.8:9-12; Israel passou a oferecer sacrifícios aos demônios e não a Deus, e deixou de dar ouvidos à Rocha e às orientações de Deus à Seu povo. No tempo do fim Satanás volta a usurpar a adoração a Deus, blasfemando contra Deus, criando imagens, ídolos e falsos líderes, que ocupem o lugar de Deus em sistema de adoração pagã.  Rom. 1:20-28; corrompendo a filosofia, princípios e valores de vida, para que o corpo desonre a Deus na mente, hábitos, prostituição, alimentos, crenças e tudo que o homem escolhe fazer na vida.  Mat. 2:1-18, 4:1-11, 16:21-23, 27:39-42; procurou matar o menino Jesus, tentou fazer com que Jesus pecasse no deserto da tentação, usou Pedro para tentar desviar Cristo de Sua missão, e pouco antes da vitória de Cristo, ainda O tentou a desistir, usar Seu poder e descer da cruz.

18 QUINTA ESCOLHAS

19 QUINTA-FEIRA: ESCOLHAS Josué deixou claro, a necessidade de fazermos a nossa escolha, e ampliarmos esta escolha à família e ambiente de vida:  Jos. 24:14-14 “Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor. Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor”  De que maneira Apoc. 14:6-13 anuncia que as questões do Grande Conflito serão universalmente reveladas?

20 QUINTA-FEIRA: ESCOLHAS  Os mensageiros divinos apresentarão ao mundo, através do povo de Deus: – Os valores do evangelho eterno. – O dever de adorar somente o Criador. – O juízo divino.  Diante do evangelho eterno, as mentiras de Babilônia serão desmascaradas.  Todos terão a clareza e o direito de escolher a quem de fato querem adorar: A Besta e a sua imagem, ou a Deus e a Sua imagem.  Os adoradores da besta serão destruídos, com Satanás e tudo o que o pecado afetou, enquanto os adoradores de Deus serão salvos eternamente.

21 CONCLUSÃO Está claro que no Grande Conflito: 1.Não há ponto neutro. Todos nós escolhemos um lado e seguimos, mesmo os que alegam não crer, ou não escolher. 2.Deus não deixará que a guerra de Satanás contra Cristo faça nenhuma vítima involuntária. Cada um será justamente recompensado somente pela escolha que fez. 3.O pecado afeta a vida como um todo, e se nada for feito, o simples fim da história do pecado é a morte, desgraça e completa aniquilação de tudo e de todos. 4.Escolher Deus é simples, fácil, mas depende de uma entrega completa, em tudo no viver. 5.Qual tem sido a sua escolha? Como esta escolha tem sido revelada através da sua vida?

22 CRÉDITOS Coordenação: Escola Sabatina USB/ Texto: Pr. Elton Ricardo Iglesias Bravo Departamental do Ministério Jovem pertencente à Associação Central Sul Riograndense – ACSR. Programação Visual: Marcos A. G. de Castro


Carregar ppt "“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e o Seu descendente; este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gn 3:15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google