A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O módulo Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas mostra em passos sucessivos a elaboração de uma mapoteca digital com mapas temáticos de imagem de satélite, elevação, manejo e análise de solo de uma fazenda. ATENÇÃO! Este módulo só pode ser feito com a versão profissional de TNTmips. Uma mapoteca digital representa um conjunto de mapas digitais interligados entre si. Você navega entre os mapas e dados adicionais de maneira intuitiva. Uma mapoteca digital pode, por exemplo, representar todos os mapas de seu agronegócio, amarrados entre si, maximizando o poder de interpretação de seus dados agrícolas. 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas

3 Inicie o processo de montar uma mapoteca digital, clicando em “Exibição” no menu “Principal”.

4 Clique em “Novo Layout de Exibição”. Este modo oferece as ferramentas para montar uma mapoteca em TNTatlas. 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas

5 Configure a legenda conforme sugerido: “Mostrar Legenda”, “Mostrar Localizador” e “Mostrar Zoom” ativados e “Mostrar Lupa” e “Mostrar Lugares” desativados. Em “Opções” > “Cores...” pode se configurar as cores de fundo da janela de exibição. 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas

6 Clique em “Adicionar Objetos...”.

7 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Selecione os objetos indicados com a tecla “Ctrl”. A seguir, clique no símbolo “Adicionar”. Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

8 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Os 2 objetos foram transferidos para a área de seleção. Clique em “OK” para adicioná-los à exibição.

9 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Não se pode agrupar objetos georreferenciados (Talhões/Fazenda) com dados não-georreferenciados no mesmo grupo. Clique no ícone “Adicionar Grupo 2D” para adicionar à mapoteca um segundo grupo, a qual vamos associar um menu lateral não-georreferenciado.

10 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Adicionar Objetos...” para adicionar ao “Grupo 2” o menu exemplar.

11 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique duas vezes em seguida em “Menu” para transferir o objeto para a área de seleção. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

12 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Posicionamento do Layout” para reposicionar os 2 componentes.

13 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Digite “1.3” para aumentar o tamanho do menu em relação à Fazenda em 130%. Escolhe “Grupo 1” como referência de posicionamento. Depois de ter feito as configurações, pause o mouse em cima da faixa azul conforme indicado e clique o botão direito para enviar a janela no segundo plano. Nomeia o grupo “Menu”.

14 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique na flecha indicada para esconder a legenda.

15 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no menu e deslize o para a posição indicada, mantendo o botão esquerdo pressionado.

16 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Adicionar Texto...” para adicionar um texto à mapoteca.

17 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Antes de digitar o texto, clique no ícone “Estilo de Texto...” para configurar o estilo do texto.

18 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Configure o estilo de texto conforme sugerido e clique a seguir em “OK”.

19 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Digite “Elevação” e a seguir clique em “OK”.

20 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas O texto foi adicionado ao layout. Pause o mouse em cima da faixa azul conforme indicado e clique o botão direito para enviar as 2 janelas no segundo plano.

21 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Escolhe “Grupo 1” como referência de posicionamento. A seguir clique em “Fechar”.

22 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no texto e deslize o para a posição indicada, mantendo o botão esquerdo pressionado.

23 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Vamos salvar o layout inicial da nossa mapoteca. Clique no ícone “Salvar Exibição”.

24 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Digite o nome e a descrição sugerida. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

25 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Navegador de Hiperíndice”.

26 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Configurações de Hiperíndice” e ative “Mostrar áreas de link” e “Mostrar áreas escondidas de link”.

27 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas A seguir clique no texto “Talhões” para tornar o vetor “Talhões” ativo (negrito). As informações de navegação serão embutidos neste vetor.

28 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Vinculador de HiperÍndice”, que é a ferramenta principal na montagem de uma mapoteca.

29 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Primeiro, clique no ícone “Adicionar Retângulo”.... e crie um retângulo (borda em amarelo) no local indicado.

30 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Pause o mouse em cima da área do link e aperte o botão direito para abrir a janela de “Seleção de Links do HiperÍndice”.

31 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Adicionar” para adicionar um link.

32 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Vamos associar ao link um modelo digital de elevação, que é um raster. Escolhe “Raster” e clique a seguir em “Objeto”.

33 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Selecione o modelo digital de elevação (MDE). A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

34 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Ajuste “Posição” e “Escala” conforme sugerido e observe as configurações desses 2 parâmetros abaixo: Posição: Clique do Pontador Escala: Detalhe Máximo Posição: Clique do Pontador Escala: Detalhe Máximo Posição: Centro Escala: Detalhe Máximo Posição: Centro Escala: Detalhe Máximo Posição: Centro/Clique do Pontador Escala: Visualização Completa Posição: Centro/Clique do Pontador Escala: Visualização Completa Posição: Centro/Clique do Pontador Escala: Para Mapa 1: Posição: Centro/Clique do Pontador Escala: Para Mapa 1: Por fim, clique em “OK”.

35 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas A seguir, clique em “Fechar”.

36 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Vamos testar o link. Clique no ícone “Navegador de HiperÍndice” para ativar a navegação.

37 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no link.

38 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Navegar Para Anterior” para voltar ao mapa anterior. Abriu o modelo digital de elevação. Pause em cima do raster para visualizar popups, uma maneira prática de visualizar informações relacionadas aos geodados. Veja no tutorial “Análise Vetorial” como criar popups.

39 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Criamos um link por meio de um retângulo manualmente criado. Existe também a possibilidade de usar os contornos de polígonos como áreas de link. Desative a seta de “Fazenda” para esconder a imagem de satélite. Assim podemos ver melhor os contornos dos talhões (polígonos).

40 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Vinculador de HiperÍndice” para criar um novo link.

41 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique primeiro no ícone “Ligar Polígono de Vetor”. A seguir, clique no polígono indicado.

42 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Adicionar” para adicionar um link.

43 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Tipo” e observe os tipos de dados, que podem ser usados no mapoteca digital. Além dos geodados clássicos como Raster, Vetor, CAD e Shape podem ser associados à mapoteca também arquivos externos e páginas de internet; você pode até executar scripts de SML. A forma mais comum de uso de geodados no mapoteca digital é na forma de “Layout”. Assim é possível de visualizar um ou mais geodados das mais variadas formas. Escolhe “Exibir Layout”.

44 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas A seguir, clique em “Objeto” para selecionar o layout a ser adicionado à mapoteca digital.

45 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Selecione o layout “Tipo de Solo”. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

46 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Posição: Centro / Clique do Pontador Escala: Visualização Completa / Detalhe Máximo Posição: Centro / Clique do Pontador Escala: Visualização Completa / Detalhe Máximo Posição: Centro / Clique do Pontador Escala: Como Salvo Posição: Centro / Clique do Pontador Escala: Como Salvo Posição: Centro / Clique do Pontador Escala: Para Mapa Posição: Centro / Clique do Pontador Escala: Para Mapa Por fim, clique em “OK”. Ajuste “Posição” e “Escala” conforme sugerido e observe as configurações desses 2 parâmetros abaixo:

47 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Vamos adicionar ao polígono um segundo link. Clique em “Adicionar” e adicione ao link o layout “Manejo da Cultura”, seguindo os passos anteriores.

48 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Fechar”.

49 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas A seguir, clique dentro do polígono indicado. Clique primeiro no ícone “Navegador de HiperIndice”. Vamos testar o link.

50 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas O link oferece 2 opções de navegação: layout “Tipo de Solo” ou layout “Manejo de Cultura”. Escolhe “Tipo de Solo” e clique em “OK”.

51 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Abriu o layout “Tipo de Solo”. Pause em cima do vetor para visualizar popups, uma maneira prática de visualizar informações relacionadas aos geodados.

52 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Navegar Para Anterior” para voltar ao mapa anterior.

53 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Primeiro, clique no ícone “Vinculador de HiperÍndice”. O link anterior foi associado a um polígono. Se você deseja associar o link a todos polígonos de um vetor ao mesmo tempo, use “Adicionar Automaticamente” nas “Ferramentas de HiperLink”. No caso de um link com “Adicionar Automaticamente”, a caixa em volta do vetor “Talhões” representaria a área do link. Este tipo de link recomenda-se, quando você deseja associar a todos os polígonos de um vetor o mesmo link. A caixa a direita é meramente ilustrativa. Não vamos criar o link e portanto não clique em “Adicionar Automaticamente”.

54 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Ative a seta de “Fazenda” para exibir a imagem de satélite. Clique no ícone “Vinculador de HiperÍndice”.

55 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no ícone “Vinculador de HiperÍndice” e desative “Mostrar áreas de link”. As áreas de link podem ser (caixa preta) ser escondidas.

56 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas O link continua existindo mas a área do link foi escondida. Clique no ícone “Salvar Exibição” para salvar as modificações do layout.

57 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Exibir” e a seguir em “Sair”.

58 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Sim” para finalizar o processo.

59 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas PARABENS! Você criou uma mapoteca digital em TNTmips. Vamos agora exibir a mapoteca em TNTatlas, o visualizador gratuito de TNTmips. Clique em “Principal” > “ TNTatlas...” ou abre TNTatlas no menu padrão de programas no Windows.

60 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique em “Arquivo > “ Abrir Objeto...” para abrir a mapoteca digital. “Abrir Atlas...” abre a mapoteca via arquivo “Atlas”(.atl), que permite customizar a manipulação dos dados da mapoteca. No próximo tutorial você aprenderá como converter a mapoteca digital em um “Atlas”. Em “Opções” > “Cores...” pode se configurar as cores de fundo da janela de exibição.

61 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Selecione o layout “Mapoteca Layout Inicial”. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Criar Mapas com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

62 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Clique no local indicado.

63 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas O link oferece 2 opções de navegação: layout “Tipo de Solo” ou layout “Manejo de Cultura”. Escolhe “Manejo da Cultura” e clique em “OK”.

64 3. Montar uma Mapoteca Digital para TNTatlas Testamos a nossa mapoteca exemplar no ambiente de TNTatlas, o visualizador gratuito de TNTmips. Você pode criar mapotecas digitais complexas de centenas de mapas na versão profissional de TNTmips e fornecer acesso à mapoteca digital para outros usuários dentro ou fora da empresa via TNTatlas. Clique em “Sair” para encerrar TNTatlas.

65 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Distribuidor autorizado da MicroImages


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google