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D IAGRAMA DE C LASSES George Gomes Cabral. D IAGRAMA DE C LASSES Em POO, os problemas de programação são pensados em termos de objetos, nada de funções,

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1 D IAGRAMA DE C LASSES George Gomes Cabral

2 D IAGRAMA DE C LASSES Em POO, os problemas de programação são pensados em termos de objetos, nada de funções, rotinas. Desta forma quando é colocado o problema de desenvolver um sistema para locadoras, por exemplo, devemos pensar como dividir o problema em objetos. Para este caso podemos ter os seguintes objetos: Clientes, CDs e Fitas,etc. "Um objeto é um termo que usamos para representar uma entidade do mundo real" (Fazemos isto através de um exercício de abstração.)

3 D IAGRAMA DE C LASSES Podemos descrever o cachorro Bilú em termos de seus atributos físicos: é pequeno, sua cor principal é castanha, olhos pretos, orelhas pequenas e caídas, rabo pequeno, patas brancas. Podemos também descrever algumas ações que ele faz (temos aqui os métodos) : balança o rabo, foge e se deita se o mando sair debaixo da mesa, late quando ouve um barulho ou vê um cão ou gato, atende e corre quando o chamamos pelo seu nome.

4 D IAGRAMA DE C LASSE Temos aqui a representação do cachorro Bilú:  Propriedades : [Cor do corpo : castanha cor dos olhos : preto altura: 18 cm comprimento: 38 cm largura : 24 cm]  Métodos : [balançar o rabo, latir, deitar, sentar ].

5 D IAGRAMA DE C LASSES Uma classe representa um conjunto de objetos que possuem comportamentos e características comuns. Uma classe descreve como certos tipos de objetos se parecem do ponto de vista da programação, pois quando definimos uma classe precisamos definir duas coisas:  Propriedades - Informações específicas relacionadas a uma classe de objeto. São as características dos objetos que as classes representam. Ex Cor, altura, tamanho, largura, etc...  Métodos : São ações que os objetos de uma classe podem realizar. Ex: Latir, correr, sentar, comer, etc.

6 D IAGRAMA DE C LASSES A representação de uma classe usa um retângulo dividido em três partes:

7 D IAGRAMAS DE C LASSES Os diagrama se classes ilustram atributos e operações de uma classe e as restrições como que os objetos podem ser conectados ; descrevem também os tipos de objetos no sistema e os relacionamentos entre estes objetos Para poder representar a visibilidade dos atributos e operações em uma classe utiliza-se as seguintes marcas e significados:  + público - visível em qualquer classe  # protegido - qualquer descendente pode usar  - privado - visível somente dentro da classe

8 D IAGRAMA DE C LASSES Relacionamentos entre classes:  Associações : Agregação e composição  Generalização (herança)  Dependências Herança:  Um dos princípios da OO, permite a reutilização. Uma classe pode ser definida a partir de outra já existente

9 D IAGRAMA DE C LASSES Forma RectânguloCírculoFormaComposta Relação é um… uma Forma pode ser um Círculo, um Rectângulo ou uma FormaComposta

10 D IAGRAMA DE C LASSES Uma associação é um vínculo que permite que objetos de uma ou mais classes se relacionem. Não há conceito de posse Os tempos de vida dos objetos ligados entre si são independentes. As associações podem ser:  unárias - quando a associação ocorre entre objetos de uma mesma classe.  binárias - quando a associação ocorre entre dois objetos de classes distintas.

11 D IAGRAMA DE C LASSES Língua natural "Qualquer empregado é chefiado por no máximo um chefe." UML EmpregadoChefe  Chefia * 0..1 empregados chefe

12 D IAGRAMA DE C LASSES Agregação  Uma agregação representa um todo que é composto de várias partes. Exemplo: um conselho é um agregado de membros, da mesma forma que uma reunião é um agregado de uma pauta e de participantes. A implementação deste relacionamento não é uma contenção, pois uma reunião não CONTÉM participantes. Assim sendo, as partes da agregação podem fazer outras coisas em outras partes da aplicação.

13 D IAGRAMA DE C LASSES Língua natural "Uma empresa possui um número arbitrário de veículos." UML EmpresaVeículo * - frota 0..1

14 D IAGRAMA DE C LASSES Composição  A composição, diferentemente da agregação, é um relacionamento de contenção. Um objeto (container) CONTÉM outros objetos (elementos). Esses elementos que estão contidos dentro de outro objeto dependem dele para existir. Um exemplo de container poderia ser uma nota fiscal, e seus elementos seriam seus itens. Não faz sentido existirem itens de nota fiscal sem existir uma nota fiscal onde tais itens estariam contidos. E

15 D IAGRAMA DE C LASSES Língua natural "Um humano é composto por uma cabeça e dois braços." UML Humano Braço Cabeça 1 2

16 D IAGRAMA DE C LASSES

17 E XERCÍCIO


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