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1 PROBLEMAS CONCRETOS DE OPERAÇÃO DE CARGA NO PORTO DO PECÉM 13.07.2011.

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Apresentação em tema: "1 PROBLEMAS CONCRETOS DE OPERAÇÃO DE CARGA NO PORTO DO PECÉM 13.07.2011."— Transcrição da apresentação:

1 1 PROBLEMAS CONCRETOS DE OPERAÇÃO DE CARGA NO PORTO DO PECÉM

2 2 DEMURRAGE  Maior tempo para liberação: 34 dias  Menor tempo de liberação: 1 dia  Tempo Médio para liberação: 7 dias  55% das cobranças Deferimento da LI t = CTRNs x 7 (dias acima do free time) = dias US$75,00/dia/CTNR US$ 1,3 milhão

3 3 PONTOS DE ATENÇÃO  Análise fiscal – Receita Federal  Admissão temporária - demora  Coleta de amostra – Agendamento (MAPA)  MAPA: Inspeção documental dos processos  Conferência de lacres – diferença “time”  Liberação/entrega de containers  Prioridade na operação navios Operação Portuária - Importação

4 4 Deferimento da Licença de importação Prévia ao embarque “pré-embarque” DECEX / MAPA •Embarque do navio no porto de origem; •Recebimento de cópia dos documentos de embarque EMBARQUE Deferimento da Licença de Importação Substitutiva Importação – Deferimento da LI Chegada do navio no porto Brasil DECEX “PÓS EMBARQUE”:  Demora no deferimento das LI´s: casos superiores a 30 dias  A mercadoria já estaria no porto brasileiro e a Licença de Importação ainda em processo de deferimento pelo Decex. (média de transit time : 16 dias) “pós-embarque” DECEX / MAPA

5 5 MOVIMENTAÇÃO NO PORTO PECÉM – CRESCIMENTO EM 17% NO SEMESTRE CARGAS GERAIS  2011 – Movimentação 1,3 milhão de t – Janeiro a Junho / 11  2010 – Movimentação 1,1 milhão de t – mesmo período DO TOTAL 1,3 MILHÃO DE TONELADAS (2011):  379 mil – exportações  998 mil – importações DESTAQUES: Siderúrgicos 240 mil t, Frutas 77 mil, Cereais 70 mil, algodão 58 mil, Plásticos 50 mil. CONTAINERS (movimentação positiva no período de 39%)  2011 – transporte em containers = 811 mil t (327 mil exportações, 484 mil importações)  2010 – transporte em containers = 584 mil t EM TEUS (unidade equivalente a um container de 20’): Movimentação no 1º Sem/11 = 90 mil TEUs  Aumento de 28% nas exportações: TEUs Longo Curso na cabotagem  Aumento de 40% nas importações: TEUs Longo Curso na cabotagem Fonte: site Cearáportos


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