A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A VIRTUDE. O QUE É VIRTUDE?????? Ser virtuoso é: Ter Coragem Ter Astúcia Ser religioso Cuidar Sócrates : Mas o que é virtude?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A VIRTUDE. O QUE É VIRTUDE?????? Ser virtuoso é: Ter Coragem Ter Astúcia Ser religioso Cuidar Sócrates : Mas o que é virtude?"— Transcrição da apresentação:

1 A VIRTUDE

2 O QUE É VIRTUDE??????

3 Ser virtuoso é: Ter Coragem Ter Astúcia Ser religioso Cuidar Sócrates : Mas o que é virtude?

4 Ser virtuoso é.... “ Tornar-se aquilo que tu és”. (Pindaro) Ser virtuoso é.... “ Tornar-se aquilo que tu és”. (Pindaro)

5 Ser Humano • Finalidade – Bem • Bem – Felicidade • Eudaimonia – Viver Bem

6 VIRTUDE (ARETÉ): ser ‘bom’ = fazer o que lhe é próprio

7 "A virtude (areté) não vem da riqueza, mas sim a riqueza da virtude, bem como tudo o que é bom para o homem, na vida particular ou na vida pública" ( Platão, Cit. In Cordón & Martinez, 1995: pág.110).

8 Virtude de ter virtude  Todavia, há nobreza na queda. O herói cai por uma ânsia desmedida de glória, que o cega.  Em princípio, o homem que exalta a si mesmo, que eleva uma estátua a sua prória virtude, aniquila, sópor esse fato, todo o mérito esfetivo que possa ter(Evangelho Segundo o Espiritismo).

9

10 VIRTUDE: Equilíbrio entre dois vícios. VÍCIO: Excesso ou carência.

11 PLOTINO • Hábito

12 Para Aristóteles tanto a virtude como o vício são adquiridos pelo hábito..

13 Virtude – Hábito- Vícios Fumar – Hábito Fumar – Hábito Beber – Hábito Beber – Hábito Fofoca – Hábito Fofoca – Hábito Comer - Hábito Comer - Hábito

14 Virtude – Hábito- Vícios Coragem-Hábito Coragem-Hábito Vegetarianismo-Hábito Amor - Hábito Amor - Hábito

15 Hábitos Nada é NATURAL, tudo é CULTURAL !

16 Afastai, porém, de vossos corações tudo o que seja orgulho, vaidade, amor-próprio, que sempre desadornam as mais belas qualidades.

17 A virtude é uma graça que desejo a todos os espíritas sinceros. Contudo, dir-lhes-ei: Mais vale pouca virtude com modéstia, do que muita com orgulho. Pelo orgulho é que as humanidades sucessivamente se hão perdido; pela humildade é que um dia elas se hão de redimir. François-Nicolas-Madeleine (Paris, 1863). A virtude é uma graça que desejo a todos os espíritas sinceros. Contudo, dir-lhes-ei: Mais vale pouca virtude com modéstia, do que muita com orgulho. Pelo orgulho é que as humanidades sucessivamente se hão perdido; pela humildade é que um dia elas se hão de redimir. François-Nicolas-Madeleine (Paris, 1863).

18 Virtude – meio termo Vício – Virtude – Vício Excesso – Meio termo – Carência Pessimismo – Otimismo – Ingenuidade Extravagância – Generosidade – Avareza

19 MAS O QUE É VIRTUDE??????

20 A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sóbrio, modesto, são qualidades do homem virtuoso.(Sedes perfeitos cap. XXVII)

21 Virtude + Hábito “Não é quem eu sou por dentro e sim o que eu faço é que me define”

22 “O que molda um “homem” são as escolhas que ele faz. Não é maneira como ele começa as coisas, mas como ele decide terminá-las”


Carregar ppt "A VIRTUDE. O QUE É VIRTUDE?????? Ser virtuoso é: Ter Coragem Ter Astúcia Ser religioso Cuidar Sócrates : Mas o que é virtude?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google