Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucca Fogo Alterado mais de 10 anos atrás
1
Lógica de programação introdução Professor William
2
lógica As pessoas usam a lógica no cotidiano sem perceber. Veja:
Professor William
3
lógica O número 3 é menor que o número 5.
O número 7 é maior que o número 5. Logo, o número 3 é menor que os números 5 e 7 !! Professor William
4
lógica Hoje choveu Logo, hoje não é preciso regar as plantas do jardim
Quando chove, não é preciso regar as plantas do jardim Hoje choveu Logo, hoje não é preciso regar as plantas do jardim Professor William
5
lógica O Brasil fica na América do Sul.
A América do sul fica no continente americano. Logo, os brasileiros são sul-americanos. Professor William
6
lógica As vezes o raciocínio funciona desordenadamente.
“E se acontecer aqui ?” “Eu não tinha pensado nisso!” Professor William
7
Exercício - Banco Sair do banco Aguardar a vez de ser atendido
Entrar na fila do caixa Digitar a senha Entrar no banco Informar o valor a ser retirado Procurar a fila do caixa Pegar o comprovante do saque, cartão e dinheiro Entregar o cartão a atendente do caixa Conferir o valor em dinheiro Professor William
8
Exercício – boa viagem Um carro sai da cidade de Boa Viagem e vai para a Cidade de Até que Enfim, percorrendo uma estrada De 12 quilômetros. Nessa estrada, há um trecho em Obras no quilometro 3, uma curva perigosa no Quilometro 5 e uma escola no quilometro 7. Qual a seqüência das placas de indicação (avisos e quilometragens) da estrada ? Professor William
9
algoritmo Seqüência lógica de ações para executar uma
Determinada tarefa com sucesso. Professor William
10
Algoritmo – carro em movimento
Inicio entrar no carro ajustar o banco e os espelhos retrovisores colocar o cinto de segurança colocar o cambio em ponto morto ligar o carro colocar o cambio na primeira marcha pisar no acelerador soltar o freio de mão soltar a embreagem devagar Fim Professor William
11
Algoritmo –carro em movimento. refinando
Para entrar no carro, é necessário abrir a porta. Para abrir a porta, é necessário colocar a chave na Porta, etc. Refine o algoritmo carro em movimento. Professor William
12
pseudocódigo Até aqui a forma que utilizamos para representar
Um algoritmo foi o Pseudocódigo. Também conhecido como Portugol. Sua característica é a proximidade com a linguagem humana Professor William
13
fluxograma Outra forma que utilizamos para representar
Um algoritmo. Utiliza figuras. Veremos as principais figuras Professor William
14
Fluxograma - REPRESENTAÇÕES
TERMINADOR Utilizado para indicar o inicio e o fim de um algoritmo INICIO FIM Professor William
15
Fluxograma - REPRESENTAÇÕES
ENTRADA MANUAL Representa entrada manual de dados. Pode ser via Teclado, uma tela touch screen, código de barras, etc. LEIA IDADE Professor William
16
Fluxograma - REPRESENTAÇÕES
PROCESSAMENTO Representa a execução de uma operação ou grupo de operações. DECIDA SE ALUNO É MAIOR DE IDADE Professor William
17
Fluxograma - REPRESENTAÇÕES
Representa a execução de uma operação de saída Visual de dados em um monitor de vídeo, impressora, Tela do celular, etc. EXIBIÇÃO ESCREVA SE ALUNO É MAIOR OU NÃO Professor William
18
Fluxograma - REPRESENTAÇÕES
DECISÃO Representa o uso de desvios condicionais para Outros pontos do programa de acordo com situações Variáveis. MAIOR DE 18 ? SIM NÃO ESCREVA aluno já é um adulto ESCREVA aluno não é um adulto Professor William
19
Fluxograma - REPRESENTAÇÕES
INICIO ESCREVA informe sua idade Leia idade SIM MAIOR DE 18 ? NÃO ESCREVA aluno já é um adulto ESCREVA aluno não é um adulto FIM Professor William
20
exercício Escreva um fluxograma para o caso do carro em movimento.
Simule situações para utilizar a representação decisão. Por exemplo, teste se o carro ligou na primeira partida. Professor William
21
exercício Escreva um fluxograma para saque de um valor em um
Caixa eletrônico. Professor William
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.