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 Meta:  Conhecer e Entender as Necessidades para o desenvolvimento de um comércio eletrônico.  Ênfase no “o que” deve ser feito e não no “como” deve.

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2  Meta:  Conhecer e Entender as Necessidades para o desenvolvimento de um comércio eletrônico.  Ênfase no “o que” deve ser feito e não no “como” deve ser feito.  Conteúdo ◦ Elementos que compõem um sistema de comércio eletrônico. ◦ Trabalho Prático

3  Conjunto de técnicas e tecnologias computacionais utilizadas para realizar ou facilitar transações comerciais de bens e serviços.

4 Um sistema de comércio eletrônico engloba o processo online inteiro de :  desenvolvimento,  marketing,  venda,  entrega,  Atendimento e pagamento por produtos e serviços comprados por companhias virtuais de clientes conectadas à rede.

5 5 Componentes de Processos Componentes Genéricos Serviços e Utilitários da Internet Serviços e Utilitários da Internet Servidor de Aplicações e InfraEstrutura Servidor de Aplicações e InfraEstrutura Plataformas de Hardware Componentes que adicionam funcionalidades a solução de comércio eletrônico. Podem ser inseridos de acordo com as ne- cessidades de mercado e possi- bilidade financeira. Serviços baseados na Internet e u- tilizados pela solução de comér- cio eletrônico. Ex.: acesso a BD. Middleware que disponibiliza alguns serviços e possibilita a inserção de componentes. Plataforma de Hardware que dá suporte aos níveis superiores.

6 Componentes de Processos Marketing e Vendas Serviços de Personalização Serviços de Cliente VIP Busca de Mercadoria Mecanismos de Transação Entrada do Pedido Carrinho de Compras Serviços de Taxação Serviços de Pagamento Vale Presente Efetivação do Pedido Consolidação do Pedido Serviços para o Cliente Pedido Transportadora e Logística Despacho Controle de Estoque Faturamento Treinamento Log de Problemas

7 Marketing e Vendas Serviços de Personalização Serviços de Cliente VIP Busca de Mercadoria Mecanismos de Transação Apresentação de informações e funcionalidades específicas para cada cliente. Aumenta a satisfação do cliente. Requer solicitação de informações. Cadastro de Clientes. Momento em que se adquire as informações do mesmo. Contribui para a fidelização do cliente. Ferramentas que facilitam a busca de produtos e/ou serviços disponibilizados no site. Deve sempre estar bem visível. Mecanismos que possibilitam a disponibilização de produtos e/ou serviços ao cliente. A limitação em apenas um mecanismo pode causar perda de clientes.

8 Entrada do Pedido Carrinho de Compras Serviços de Taxação Serviços de Pagamento Vale Presente Banco de dados lógicos que contém os itens selecio- nados. Pode ser capaz de acumular cupons. Pode ser capaz de conter itens de diferentes seções da loja. Taxas referentes aos produtos sendo vendido,basea- das no produto e/ou na localização da loja (estoque físico) e comprador. O serviço de pagamento deve disponibilizar uma ou mais formas do cliente realizar o pagamento do pro- duto e/ou serviço adquirido. Vales presentes e recompensas. Busca a maior satisfação e fidelização do cliente.

9 9 Efetivação do Pedido Pedido A efetivação do pedido é realizada: Confirmação por parte do cliente, verificação de disponibilidade em estoque, fechamento do pedido, aviso aos fornecedores, emissão de confirmação do fechamento do pedido ao cliente.

10 10 Consolidação do Pedido Transportadora e Logística Despacho Controle de Estoque Faturamento Responsável pela entrega do produto e/ou serviço após o pedido ser confirmado. A Agregação de produtos é uma forma de redução de custo do envio. Saída do produto propriamente dita. Um de aviso pode ser enviado ao cliente. Sistema de gerenciamento de estoque. É mais com- plexo em sistemas online. Apenas o que está dispo- nível em estoque deve ser oferecido ao cliente. Realização do pagamento. Em B2B o pagamento acontece depois do envio do produto/serviço. Em B2C, antes do envio do produto/serviço.

11 Serviços para o Cliente Treinamento Log de problemas Treinamento via Web pode ser altamente interativo: simulações, suporte técnico, comunicação em tempo real com instrutores, etc. Um log de problemas comuns, com suas respectivas soluções, pode ser mantido e disponibilizado para o acesso de clientes.

12 Componentes Genéricos de Negócios Gerenciamento de Pedidos Gerenciador de Clientes Controle de Estoque Workflow Financeiro/ Contábil

13 Banco de Dados de Pedidos Processamento de Transações Repositório de Meta Dados Máquina de Dedução baseada em regras Banco de Dados de Clientes Serviços Internet Serviços de Autenticação •Componentes estão ligados a alguns serviços. •Serviços vs. Componentes •Distinção arbitrária •Sistemas de Banco de dados, Processamento de transações, serviços de autenticação, etc.

14 Catálogo Online 1. Seleciona itensComprador 2. Informações de envio e cartão de crédito Base de Dados 3. Produtos taxas e envio são computados 4. Informações computadas são enviadas. O comprador aceita. CA 5. Autorização de cartão de crédito EMPRESA Centro de Execução (consolidação) 6. O pedido é enviado para o centro de execução 7. Envia um recibo Legado

15  Requerimentos de Segurança ◦ Autenticação: Método para verificar a identidade dos participantes. ◦ Criptografia: Processo que torna mensagens indecifráveis exceto para aqueles que possuem a chave de decodificação. ◦ Integridade: Garante que a informação não é alterada ou destruída durante a transmissão.

16 Cliente Browser Cliente Browser Internet HTTP TCP/IP HTTP TCP/IP Firewall Servidor de Aplicações Servidor de Base de Dados Base de Dados Servidor Web

17 Requisitos Funcionais • Tipo de Comércio Eletrônico • B2C (Business to Consumer) • B2B (Business to Business) • C2C (Consumer to Consumer) • Cadastro de Produtos com Descrição e Classificação • Grade de Cor • Grade de Tamanho • Imagens • Vídeo • Controle de Estoque • Criar e gerenciar 3 níveis de Classificação (Ex. CD->MPB- >Samba)

18 Requisitos Funcionais • Colocar produtos em destaque na página inicial (Vitrine) • Indicativo de Produtos em Lançamento/Promoção por Preço • Sistema de Busca por palavras • Comparativos de Produtos com mesma classificação no 3° nível • Ordenação dos produtos por Preço, Alfabética e Disponibilidade • Indique este produto a um amigo • Integração com Twitter e Facebook • Carrinho de Compra

19 Requisitos Funcionais • Resgate de pedido interrompido • Cadastro de Clientes com Login e Senha • Cadastro de Múltiplos Endereços para Entrega • Personalização da página pelo cliente • Integração com os Meios de Pagamento (Visa, Master, Boleto, etc) • Cadastro de Promoções • por Valor de Pedido • por Faixa de CEP • com convênios por empresa • Outros...

20 Requisitos Funcionais • Tracking dos Pedidos pelo cliente • Visualizar Histórico dos Pedidos pelo cliente • Pedido Rápido – Permitir que cliente possa, a partir de um pedido anterior fazer um novo pedido • Integração com ERP (Estoque, Financeiro, Contábil, Emissão de NF)

21 Requisitos Não Funcionais • Segurança • Autenticação • Criptografia • SSL • Site Homologado (Ex. CertSign) • Servidor Homologado (Ex. VeriSign) • Sistema de Back-up • Redundância de Ambiente

22 Requisitos Não Funcionais • Infra-Estrutura • Definição de Up-Time • Largura de Banda – Necessidade de Redundância • Configuração do Servidor – Compartilhado ou Dedicado – Necessidade de Load-Balance (Web-Farm) • Definição de Plataforma de Software • Linux/Windows • Banco de Dados • PHP,Java,.NET, etc. • Normas W3C • Serviço de SEO (Search Engine Optimization)

23 Cada grupo deverá escolher um site de comércio eletrônico e deverá analisar as diferentes funções e componentes oferecidos pelo site, além de comparar os pontos fortes e fracos de cada site sob a perspectiva do usuário comprador. Observação: Cada grupo deverá escolher somente um site e não poderá haver sites repetidos.

24 Para discutir • Comenta-se que desenvolver uma infra- estrutura de TI para comércio e negócios eletrônicos é, acima de tudo, uma decisão empresarial, e não uma decisão tecnológica. Discuta. • Uma estrutura de TI totalmente alinhada com os objetivos da empresa é essencial para o sucesso. Você concorda? Justifique sua resposta.


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