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Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs

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Apresentação em tema: "Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs
Maio/2013 Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs Prof. Dra. Joana Maria Pedro Pró-Reitora Prof. Dr. Juarez V. do Nascimento Pró-Reitor Adjunto

2 Reunião com Coordenadores de PPGs – Maio/2013
Recursos Financeiros PROAP – UFSC; Pró-Equipamentos CAPES; Bolsas CAPES DS; Remanejamento de cotas de bolsas CAPES DS entre PPGs; Bolsas Capes REUNI; Bolsas Emergências cotas PROPG/UFSC; Bolsas PDSE; Bolsas PEC-PG; Auxílios da PROPG à participação em eventos; Editais abertos na CAPES;

3 Reunião com Coordenadores de PPGs – Maio/2013
11. Co-tutela; 12. Estudantes do Timor Leste; 13. Professor Visitante Estrangeiro (PVE); 14. Concurso para professor titular UFSC; 15. Decisão judicial sobre cursos de especialização; 16. Plano de Desenvolvimento institucional da Pós-Garduação : 17. Seminário Internacional sobre Interdisciplinaridade

4 1. Recursos Financeiros PROAP/UFSC
Demanda de computadores dos PPGs Instalação dos aparelhos de ar condicionado Compras de material de laboratório (dispensa de licitação) Pagamento de diárias para colaboradores eventuais aguardando mudança de rubrica pela CAPES

5 2. Pró-Equipamentos CAPES
Aquisição dos equipamentos do edital de 2012 Planejamento para o próximo edital nas unidades acadêmicas (equipamentos multiusuários) Comissão: Juarez Nascimento (PROPG), Marcos Pompílio (DPG), Maria Sartorelli (CFM), Alcilene Fritz (CTC), Tânia Frode (CCS), Edmundo Grisard (CCB) e Roseane Fett (CCA)

6 2. Pró-Equipamentos CAPES
Informações importantes: Priorizar a aquisição de equipamentos por importação direta; Equipamento com o respectivo valor (anexar pró-forma); Laboratório de pesquisa a ser instalado (anexar informações sobre a disponibilidade de infraestrutura); Recursos disponíveis para assegurar a instalação do equipamento (anexar informações).

7 3. Bolsas CAPES DS Formulários para implementação/ cancelamento/suspensão impressos pelo CAPG (não serão aceitos outros formulários) Duração das bolsas (MS=24 meses e DR=48 meses) de acordo com o ingresso do estudante no PPG Novas cotas de bolsa a partir de demanda existente no cadastro discente na CAPES (atualizar semanalmente as informações no CAPG e na CAPES)

8 Devolução de Bolsas CAPES
Situação: Estudante bolsista que desiste do curso de mestrado ou doutorado Documentos Necessários: Parecer conclusivo da Comissão de Bolsas do PPG sobre a situação indicando ou não a necessidade de devolução das bolsas recebidas Anexar o Termo de Compromisso assinado pelo estudante bolsista Anexar a manifestação do estudante bolsista em defesa de causa própria

9 4. Remanejamento de cotas de Bolsas CAPES DS
Solicitações de remanejamento de cotas entre PPGs até o dia 27 de maio de 2013 Remanejamento é opcional e deve ser dentro das áreas de prioridade ou de Prioridade 3 ou 2 para Prioridade 1 Informar os PPGs de origem e de destino desejado das cotas de bolsas

10 Níveis de Prioridade das Bolsas CAPES
1 Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra (exceto Geociências e Matemática: Probabilidade e Estatística), Ciências Agrárias (exceto Medicina Veterinária), Farmácia e Saúde Coletiva. 2 Ciências da Saúde (exceto Farmácia e Saúde Coletiva), Medicina Veterinária, Geociências e Matemática: Probabilidade e Estatística. 3 Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras/Linguística e Artes.

11 5. Bolsas CAPES REUNI Calendário de transformação das bolsas CAPES REUNI em CAPES DS Entrega dos formulários de cancelamento das bolsas CAPES REUNI até o dia 10 de cada mês, juntamente com novo termo de compromisso do bolsista para a nova bolsa CAPES DS, respeitando os períodos de duração das bolsas e o início no curso

12 Calendário Transformação das Bolsas Reuni em DS
Administração; Agroecossitemas; Antropologia Social; Aquicultura; Arquitetura e Urbanismo; Biologia Celular e do Desenvolvimento; Biologia de Fungos, Algas e Plantas; Bioquímica; Biotecnologia e Biociências; Ciência e Engenharia de Materiais; Ciência da Informação; Ciências da Computação; Ciências dos Alimentos; Ciências Médicas; Contabilidade; Design e Expressão Gráfica; Ecologia; Educação; Educação Científica e Tecnológica; Educação Física; Enfermagem 01 a 10/08 Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Automação e Sistemas; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Estudos da Tradução; Farmácia; Filosofia; Física; Geografia; História; Inglês: Estudos Linguísticos e Literários; Interdisciplinar em Ciências Humanas. 01 a 10/09 Jornalismo; Linguística; Literatura; Neurociências; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Recursos Genéticos Vegetais; Relações Internacionais; Saúde Coletiva; Serviço Social; Sociologia Política; Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

13 6. Bolsas Emergenciais Solicitações informando o nome completo do estudante, data de ingresso no curso, período de bolsa (meses) e justificativa do caráter emergencial Bolsas emergenciais são cotas da PROPG emprestadas temporariamente aos PPGs (alertar aos estudantes bolsistas) As bolsas emergenciais retornam à PROPG quando houver alguma disponibilidade (liberação) de bolsa no Programa

14 7. Bolsas PDSE Cada PPG possui 24 de meses de bolsa PDSE por ano (períodos de bolsas não implementadas podem ser utilizadas pelos demais PPGs) Após a implementação da bolsa PDSE de, no mínimo, 9 meses pelo respectivo bolsista, o PPG poderá solicitar à PROPG a concessão de uma cota adicional de bolsa de Doutorado DS

15 8. Bolsas PEC - PG Antes do ingresso no curso:
Carta da Coordenação condicionando o ingresso no curso mediante a obtenção da bolsa PEC-PG Após o ingresso no curso: Solicitações encaminhadas à CAPES até 12 meses antes de concluir o curso

16 9. Auxílios da PROPG a participação em Eventos
Diretrizes no site da PROPG Observar os prazos para análise (Dias 2 a 5 de cada mês) Priorizar as solicitações (contrapartida financeira do Programa)

17 Calendário de Reuniões do Comitê Gestor Recursos PROAP
08 de Março 12 de Abril 10 de Maio 07 de Junho 12 de Julho 09 de Agosto 13 de Setembro 11 de Outubro 08 de Novembro 06 de Dezembro

18 10. Editais CAPES Programa CAPES NUFFIC (Holanda)
Projetos conjuntos de pesquisa (até 4 anos)para promoção de intercâmbio (docentes, pesquisadores e estudantes) Inscrições: até 13 de maio de 2013 2. Pró-Mobilidade Internacional (CAPES AULP) Estruturação, fortalecimento e internacionalização dos PPGs (mobilidade de docentes, e estudantes) Inscrições: até 28 de dezembro de 2013 3. Programa Geral de Cooperação Internacional Projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias (doutorado sanduíche e pós-doutorado) Inscrições: fluxo contínuo 10. Editais CAPES

19 11. Co-tutela Recursos financeiros compartilhados entre as IES envolvidas Defesas realizadas a partir de março são custeadas por recursos do PROAP/CAPES do próprio Programa de Pós-graduação

20 12. Estudantes do Timor Leste
Programa de apoio aos estudantes com dificuldades, com apoio da PROGRAD, visando oferecer monitoria em língua portuguesa, inglês, computação e cálculo, além de tutoria.

21 13. Professor Visitante Professor Visitante Estrangeiro (PVE):
Observar os prazos dos editais da CAPES e do CNPq Atuação: Pesquisa e Pós-Graduação Professor Visitante UFSC: Memorando justificando o pedido de contratação e preenchimento de formulário específico Atuação: Pesquisa e Ensino de Graduação e Pós-Graduação

22 14. Concurso para Professor Titular
1. Professor Titular da Carreira do Magistério Superior: Progressão de Professor Associado IV para Professor Titular Vagas não limitadas 2. Professor Titular-Livre do Magistério Superior: Ingresso na Carreira do Magistério Público Federal na Classe de Profesor Titular 1.200 vagas mediante autorização do MPOG Lei Nº /2012

23 15. Decisão Judicial sobre Cursos de Especialização
Ação Civil Pública Nº /SC Determinou que a UFSC “se abstenha de cobrar, relativamente aos cursos de pós-graduação lato sensu que venha oferecer (a partir de 25/02/2013), taxas de inscrição nos processos seletivos e mensalidades, independentemente da condição financeira dos interessados”. Juiz Federal Substituto Gustavo Dias de Barcellos

24 16. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018
APCNs 2013 Dr em Jornalismo Ms e Dr em Oceanografia Ms e Dr em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial Ms em Ciências Agrárias Ms em Engenharia e Ciências Mecânicas Ms em Tecnologias da Informação e Comunicação

25 16. Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018
Plano de Desenvolvimento Institucional da Pós-Graduação Processo Participativo com todos os PPGs Calendário de Reuniões a partir de 2013/2

26 17. Seminário Internacional sobre Interdisciplinaridade
17. Seminário Internacional sobre Interdisciplinaridade Realização: 23 a 25 de outubro de 2013 – SEPEX/SIC e Semana de Inovação Tecnológica Convidados Internacionais confirmados Inscrições de trabalhos: 01 e 30/06/2013


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