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Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs Prof. Dra. Joana Maria Pedro Pró-Reitora Prof. Dr. Juarez V. do Nascimento Pró-Reitor Adjunto Maio/2013.

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Apresentação em tema: "Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs Prof. Dra. Joana Maria Pedro Pró-Reitora Prof. Dr. Juarez V. do Nascimento Pró-Reitor Adjunto Maio/2013."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião da PROPG/UFSC com os Coordenadores de PPGs Prof. Dra. Joana Maria Pedro Pró-Reitora Prof. Dr. Juarez V. do Nascimento Pró-Reitor Adjunto Maio/2013

2 1.Recursos Financeiros PROAP – UFSC; 2.Pró-Equipamentos CAPES; 3.Bolsas CAPES DS; 4.Remanejamento de cotas de bolsas CAPES DS entre PPGs; 5.Bolsas Capes REUNI; 6.Bolsas Emergências cotas PROPG/UFSC; 7.Bolsas PDSE; 8.Bolsas PEC-PG; 9.Auxílios da PROPG à participação em eventos; 10.Editais abertos na CAPES; Reunião com Coordenadores de PPGs – Maio/2013

3 11. Co-tutela; 12. Estudantes do Timor Leste; 13. Professor Visitante Estrangeiro (PVE); 14. Concurso para professor titular UFSC; 15. Decisão judicial sobre cursos de especialização; 16. Plano de Desenvolvimento institucional da Pós-Garduação : Seminário Internacional sobre Interdisciplinaridade Reunião com Coordenadores de PPGs – Maio/2013

4 •Demanda de computadores dos PPGs •Instalação dos aparelhos de ar condicionado •Compras de material de laboratório (dispensa de licitação) •Pagamento de diárias para colaboradores eventuais aguardando mudança de rubrica pela CAPES 1. Recursos Financeiros PROAP/UFSC

5 •Aquisição dos equipamentos do edital de 2012 •Planejamento para o próximo edital nas unidades acadêmicas (equipamentos multiusuários) •Comissão: Juarez Nascimento (PROPG), Marcos Pompílio (DPG), Maria Sartorelli (CFM), Alcilene Fritz (CTC), Tânia Frode (CCS), Edmundo Grisard (CCB) e Roseane Fett (CCA) 2. Pró-Equipamentos CAPES

6 Informações importantes: •Priorizar a aquisição de equipamentos por importação direta; •Equipamento com o respectivo valor (anexar pró-forma); •Laboratório de pesquisa a ser instalado (anexar informações sobre a disponibilidade de infraestrutura); •Recursos disponíveis para assegurar a instalação do equipamento (anexar informações). 2. Pró-Equipamentos CAPES

7 •Formulários para implementação/ cancelamento/suspensão impressos pelo CAPG (não serão aceitos outros formulários) •Duração das bolsas (MS=24 meses e DR=48 meses) de acordo com o ingresso do estudante no PPG •Novas cotas de bolsa a partir de demanda existente no cadastro discente na CAPES (atualizar semanalmente as informações no CAPG e na CAPES) 3. Bolsas CAPES DS

8 Situação: Estudante bolsista que desiste do curso de mestrado ou doutorado Documentos Necessários: •Parecer conclusivo da Comissão de Bolsas do PPG sobre a situação indicando ou não a necessidade de devolução das bolsas recebidas •Anexar o Termo de Compromisso assinado pelo estudante bolsista •Anexar a manifestação do estudante bolsista em defesa de causa própria Devolução de Bolsas CAPES

9 •Solicitações de remanejamento de cotas entre PPGs até o dia 27 de maio de 2013 •Remanejamento é opcional e deve ser dentro das áreas de prioridade ou de Prioridade 3 ou 2 para Prioridade 1 •Informar os PPGs de origem e de destino desejado das cotas de bolsas 4. Remanejamento de cotas de Bolsas CAPES DS

10 Níveis de Prioridade das Bolsas CAPES 1 Engenharias, Multidisciplinar, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra (exceto Geociências e Matemática: Probabilidade e Estatística), Ciências Agrárias (exceto Medicina Veterinária), Farmácia e Saúde Coletiva. 2 Ciências da Saúde (exceto Farmácia e Saúde Coletiva), Medicina Veterinária, Geociências e Matemática: Probabilidade e Estatística. 3 Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras/Linguística e Artes.

11 •Calendário de transformação das bolsas CAPES REUNI em CAPES DS •Entrega dos formulários de cancelamento das bolsas CAPES REUNI até o dia 10 de cada mês, juntamente com novo termo de compromisso do bolsista para a nova bolsa CAPES DS, respeitando os períodos de duração das bolsas e o início no curso 5. Bolsas CAPES REUNI

12 Calendário Transformação das Bolsas Reuni em DS 01 a 10/07 Administração; Agroecossitemas; Antropologia Social; Aquicultura; Arquitetura e Urbanismo; Biologia Celular e do Desenvolvimento; Biologia de Fungos, Algas e Plantas; Bioquímica; Biotecnologia e Biociências; Ciência e Engenharia de Materiais; Ciência da Informação; Ciências da Computação; Ciências dos Alimentos; Ciências Médicas; Contabilidade; Design e Expressão Gráfica; Ecologia; Educação; Educação Científica e Tecnológica; Educação Física; Enfermagem 01 a 10/08 Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Automação e Sistemas; Engenharia de Produção; Engenharia Química; Estudos da Tradução; Farmácia; Filosofia; Física; Geografia; História; Inglês: Estudos Linguísticos e Literários; Interdisciplinar em Ciências Humanas. 01 a 10/09 Jornalismo; Linguística; Literatura; Neurociências; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Recursos Genéticos Vegetais; Relações Internacionais; Saúde Coletiva; Serviço Social; Sociologia Política; Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.

13 •Solicitações informando o nome completo do estudante, data de ingresso no curso, período de bolsa (meses) e justificativa do caráter emergencial •Bolsas emergenciais são cotas da PROPG emprestadas temporariamente aos PPGs (alertar aos estudantes bolsistas) •As bolsas emergenciais retornam à PROPG quando houver alguma disponibilidade (liberação) de bolsa no Programa 6. Bolsas Emergenciais

14 •Cada PPG possui 24 de meses de bolsa PDSE por ano (períodos de bolsas não implementadas podem ser utilizadas pelos demais PPGs) •Após a implementação da bolsa PDSE de, no mínimo, 9 meses pelo respectivo bolsista, o PPG poderá solicitar à PROPG a concessão de uma cota adicional de bolsa de Doutorado DS 7. Bolsas PDSE

15 •Antes do ingresso no curso: Carta da Coordenação condicionando o ingresso no curso mediante a obtenção da bolsa PEC-PG •Após o ingresso no curso: Solicitações encaminhadas à CAPES até 12 meses antes de concluir o curso 8. Bolsas PEC - PG

16 •Diretrizes no site da PROPG •Observar os prazos para análise (Dias 2 a 5 de cada mês) •Priorizar as solicitações (contrapartida financeira do Programa) 9. Auxílios da PROPG a participação em Eventos

17 •08 de Março •12 de Abril •10 de Maio •07 de Junho •12 de Julho •09 de Agosto •13 de Setembro •11 de Outubro •08 de Novembro •06 de Dezembro Calendário de Reuniões do Comitê Gestor Recursos PROAP

18 1.Programa CAPES NUFFIC (Holanda) •Projetos conjuntos de pesquisa (até 4 anos)para promoção de intercâmbio (docentes, pesquisadores e estudantes) •Inscrições: até 13 de maio de Pró-Mobilidade Internacional (CAPES AULP) •Estruturação, fortalecimento e internacionalização dos PPGs (mobilidade de docentes, e estudantes) •Inscrições: até 28 de dezembro de Programa Geral de Cooperação Internacional •Projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias (doutorado sanduíche e pós-doutorado) •Inscrições: fluxo contínuo 10. Editais CAPES

19 •Recursos financeiros compartilhados entre as IES envolvidas •Defesas realizadas a partir de março são custeadas por recursos do PROAP/CAPES do próprio Programa de Pós-graduação 11. Co-tutela

20 12. Estudantes do Timor Leste •Programa de apoio aos estudantes com dificuldades, com apoio da PROGRAD, visando oferecer monitoria em língua portuguesa, inglês, computação e cálculo, além de tutoria.

21 •Professor Visitante Estrangeiro (PVE): Observar os prazos dos editais da CAPES e do CNPq Atuação: Pesquisa e Pós-Graduação •Professor Visitante UFSC: Memorando justificando o pedido de contratação e preenchimento de formulário específico Atuação: Pesquisa e Ensino de Graduação e Pós-Graduação 13. Professor Visitante

22 Lei Nº / Concurso para Professor Titular 1. Professor Titular da Carreira do Magistério Superior: •Progressão de Professor Associado IV para Professor Titular •Vagas não limitadas 2. Professor Titular-Livre do Magistério Superior: Ingresso na Carreira do Magistério Público Federal na Classe de Profesor Titular vagas mediante autorização do MPOG

23 Ação Civil Pública Nº /SC •Determinou que a UFSC “se abstenha de cobrar, relativamente aos cursos de pós-graduação lato sensu que venha oferecer (a partir de 25/02/2013), taxas de inscrição nos processos seletivos e mensalidades, independentemente da condição financeira dos interessados”. Juiz Federal Substituto Gustavo Dias de Barcellos 15. Decisão Judicial sobre Cursos de Especialização

24 APCNs 2013 •Dr em Jornalismo •Ms e Dr em Oceanografia •Ms e Dr em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial •Ms em Ciências Agrárias •Ms em Engenharia e Ciências Mecânicas •Ms em Tecnologias da Informação e Comunicação 16. Plano de Desenvolvimento Institucional

25 •Plano de Desenvolvimento Institucional da Pós-Graduação •Processo Participativo com todos os PPGs •Calendário de Reuniões a partir de 2013/2 16. Plano de Desenvolvimento Institucional

26 17. Seminário Internacional sobre Interdisciplinaridade •Realização: 23 a 25 de outubro de 2013 – SEPEX/SIC e Semana de Inovação Tecnológica •Convidados Internacionais confirmados •Inscrições de trabalhos: 01 e 30/06/2013


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