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A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento.

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Apresentação em tema: "A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento."— Transcrição da apresentação:

1 A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde

2 Contexto •ASPLAV: Prioridade de financiamento, em detrimento de planejamento e avaliação •Monitoramento: basicamente vigilância epidemiológica da aids •Financiamento de muitos estudos, porém poucos com utilidade para monitoramento •Ou seja:

3 Água, água por todos os lados, mas nem uma gota para beber.....

4 Contexto “divisor de águas” •Em 2003: –Negociação do acordo com o Banco Mundial (AIDS III): fortalecimento das atividades de M&A –Abertura do escritório do Programa Global de Aids dos Centers for Disease Control and Prevention no Brasil (CDC/GAP-Brazil): foco em M&A

5 •Equipe reduzida •Forte componente de capacitação em M&A •Descentralização para quem executa •Fortalecimento do monitoramento •Realização de estudos especiais Estratégias adotadas

6 Visão de M&A Melhoria do programa Acountability Compartilhar conhecimento com parceiros

7 •Objetivo: capacitar equipes de saúde e outros atores em M&A •Parceiros: FIOCRUZ, CDC/GAP, Tulane University e University of California-San Francisco •Oficina curta, de oito horas (+ de 5000 capacitados) •Mestrado em M&A (+60 treinados) •Transferência de tecnologias •Outros (viagens de estudos, participação em congressos) Capacitação

8 •Objetivo: Tornar os executores responsáveis por M&A •Rede Interna de Avaliadores –Cada Unidade com um ponto focal capacitado e responsável por atividades de M&A •Sítios de Excelência em M&A –Estados (SP e PE), municípios (Curitiba, Manaus e Campo Grande) –Vitrines e apoio para outros estados e municípios –Atenção especial (consultores, equipamentos, capacitação, transferências) Descentralização

9 “Para cada problema complexo, existe uma solução simples.....

10 ... e errada!” Descentralização

11 •Estrutura do Departamento dificulta M&A •Pontos focais com muitas atividades e não exclusivos de M&A •Sítios funcionaram bem enquanto o projeto mantinha consultor contratado para M&A •Dificuldade inerente ao M&A: fácil falar, difícil fazer Descentralização Por que não funcionou...

12 • MONITORAIDS: Sistema de Monitoramento de Indicadores do Departamento de DST e Aids – contexto, relacionados ao programa e impacto • 96 indicadores que: a)caracterizam o nível socioeconômico, possibilitando a análise das desigualdades que influenciam na disseminação da doença e efetividade da resposta b)são de relevância para monitorar a evolução do HIV/Aids e outras DST c)são de utilidade no acompanhamento de ações programáticas e para indicação de avaliações a serem realizadas. Fortalecimento do Monitoramento

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14 •Prevalência do HIV e sífilis em mulheres e conscritos •Estudos populacionais para monitoramento de resultados (conhecimento, uso de preservativo, testagem, práticas sexuais, estigma e discriminação) –População geral: inquéritos domiciliares e Conscritos –Populações sob maior risco (HSH, MPS, UDI): RDS •Qualidade de serviços: Qualiaids •Custos de pacientes ambulatoriais •Sistema de monitoramento dos Planos de Ações e Metas •Disponibilidade de medicamentos e insumos em UDM Fortalecimento do Monitoramento

15 •Avaliação da dispensação de antirretrovirais •Avaliação do Projeto Nascer Maternidades •Avaliação dos testes rápidos –Sensibilidade, especificidade – algoritmo –Aceitabilidade –Desempenho quando executado por técnicos que não fossem da área laboratório –Custo-efetividade –Portaria estabelecendo seu uso: política pública baseada em evidência •Em andamento: –Avaliação da letalidade –Avaliação de efetividade de intervenções com HSH Realização de estudos especiais

16 Lições aprendidas •Institucionalização do M&A através da constante aproximação entre teoria e prática •Fomento a estudos e pesquisas em M&A para melhor embasar as decisões de investimento dos recursos públicos •Priorização do planejamento baseado em evidência em detrimento do “por urgência” •Monitoramento do desempenho e não apenas a epidemia •Melhoria da articulação entre vigilância, pesquisa, planejamento e M&A

17 elas podem amarrar um leão. Se todas as teias de aranha se unem, (ditado africano)

18 Próximos passos Planejamento Macroprocesso Mesoprocesso Processos Fortalecimento do monitoramento e avaliação (M&A) Melhorar as atividades de M&A no Departamento Coordenar a implementação do Plano de M&A (necessidades; coleta de dados; análise integrada - triangulação regular; disseminação; utilização; capacitação) Coordenar estudos de M&A (necessidades; qualidade das informações - utilização de métodos corretos e implementação; utilização) Capacitação sobre uso dos dados para gestão e melhoria do programa Implementação da rede de M&A Estabelecer pontos focais em M&A (federal, estatdual e municipal) Organizar reuniões de consulta com experts regulares em assuntos específicos (grupo de trabalho técnico ad hoc) Capacitações em M&A para estados, municípios e sociedade civil Incentivar a construção de sistemas de M&A e o uso das informações nos níveis municipais e estaduais (sis- incentivo; outras metas - PAVS, Pacto pela Saúde, etc)

19 Macroprocesso Mesoprocesso Processos Fortalecimento do monitoramento e avaliação (M&A) Melhorar os sistemas de M&A Gerencialmente do Monitoraids (atualização contínua) Estabelecer um sistema de monitoramento do Programa (linked ao Monitoraids para apoiar a gestão baseada em desempenho) Estabelecer o sistema de M&A de HV (linked ao Monitoraids) Disseminar os resultados dos estudos especiais e das análises baseadas nos sistemas de M&A Próximos passos Planejamento

20 “Entre o dizer e fazer, muitos são os pares de sapatos gastos”

21 Obrigado!


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