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A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento.

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1 A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde

2 Contexto ASPLAV: Prioridade de financiamento, em detrimento de planejamento e avaliação Monitoramento: basicamente vigilância epidemiológica da aids Financiamento de muitos estudos, porém poucos com utilidade para monitoramento Ou seja:

3 Água, água por todos os lados, mas nem uma gota para beber.....

4 Contexto “divisor de águas”
Em 2003: Negociação do acordo com o Banco Mundial (AIDS III): fortalecimento das atividades de M&A Abertura do escritório do Programa Global de Aids dos Centers for Disease Control and Prevention no Brasil (CDC/GAP-Brazil): foco em M&A

5 Estratégias adotadas Equipe reduzida
Forte componente de capacitação em M&A Descentralização para quem executa Fortalecimento do monitoramento Realização de estudos especiais

6 Compartilhar conhecimento com parceiros
Visão de M&A Melhoria do programa Acountability Compartilhar conhecimento com parceiros

7 Capacitação Objetivo: capacitar equipes de saúde e outros atores em M&A Parceiros: FIOCRUZ, CDC/GAP, Tulane University e University of California-San Francisco Oficina curta, de oito horas (+ de 5000 capacitados) Mestrado em M&A (+60 treinados) Transferência de tecnologias Outros (viagens de estudos, participação em congressos)

8 Descentralização Objetivo: Tornar os executores responsáveis por M&A
Rede Interna de Avaliadores Cada Unidade com um ponto focal capacitado e responsável por atividades de M&A Sítios de Excelência em M&A Estados (SP e PE), municípios (Curitiba, Manaus e Campo Grande) Vitrines e apoio para outros estados e municípios Atenção especial (consultores, equipamentos, capacitação, transferências)

9 “Para cada problema complexo, existe uma solução simples.....
Descentralização “Para cada problema complexo, existe uma solução simples.....

10 Descentralização ... e errada!”

11 Descentralização Por que não funcionou...
Estrutura do Departamento dificulta M&A Pontos focais com muitas atividades e não exclusivos de M&A Sítios funcionaram bem enquanto o projeto mantinha consultor contratado para M&A Dificuldade inerente ao M&A: fácil falar, difícil fazer

12 Fortalecimento do Monitoramento
MONITORAIDS: Sistema de Monitoramento de Indicadores do Departamento de DST e Aids – contexto, relacionados ao programa e impacto 96 indicadores que: caracterizam o nível socioeconômico, possibilitando a análise das desigualdades que influenciam na disseminação da doença e efetividade da resposta são de relevância para monitorar a evolução do HIV/Aids e outras DST são de utilidade no acompanhamento de ações programáticas e para indicação de avaliações a serem realizadas.

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14 Fortalecimento do Monitoramento
Prevalência do HIV e sífilis em mulheres e conscritos Estudos populacionais para monitoramento de resultados (conhecimento, uso de preservativo, testagem, práticas sexuais, estigma e discriminação) População geral: inquéritos domiciliares e Conscritos Populações sob maior risco (HSH, MPS, UDI): RDS Qualidade de serviços: Qualiaids Custos de pacientes ambulatoriais Sistema de monitoramento dos Planos de Ações e Metas Disponibilidade de medicamentos e insumos em UDM

15 Realização de estudos especiais
Avaliação da dispensação de antirretrovirais Avaliação do Projeto Nascer Maternidades Avaliação dos testes rápidos Sensibilidade, especificidade – algoritmo Aceitabilidade Desempenho quando executado por técnicos que não fossem da área laboratório Custo-efetividade Portaria estabelecendo seu uso: política pública baseada em evidência Em andamento: Avaliação da letalidade Avaliação de efetividade de intervenções com HSH

16 Lições aprendidas Institucionalização do M&A através da constante aproximação entre teoria e prática Fomento a estudos e pesquisas em M&A para melhor embasar as decisões de investimento dos recursos públicos Priorização do planejamento baseado em evidência em detrimento do “por urgência” Monitoramento do desempenho e não apenas a epidemia Melhoria da articulação entre vigilância, pesquisa, planejamento e M&A

17 elas podem amarrar um leão.
Se todas as teias de aranha se unem, elas podem amarrar um leão. (ditado africano)

18 Próximos passos Planejamento
Macroprocesso Mesoprocesso Processos Fortalecimento do monitoramento e avaliação (M&A) Melhorar as atividades de M&A no Departamento Coordenar a implementação do Plano de M&A (necessidades; coleta de dados; análise integrada - triangulação regular; disseminação; utilização; capacitação) Coordenar estudos de M&A (necessidades; qualidade das informações - utilização de métodos corretos e implementação; utilização) Capacitação sobre uso dos dados para gestão e melhoria do programa Implementação da rede de M&A Estabelecer pontos focais em M&A (federal, estatdual e municipal) Organizar reuniões de consulta com experts regulares em assuntos específicos (grupo de trabalho técnico ad hoc) Capacitações em M&A para estados, municípios e sociedade civil Incentivar a construção de sistemas de M&A e o uso das informações nos níveis municipais e estaduais (sis-incentivo; outras metas - PAVS, Pacto pela Saúde, etc)

19 Próximos passos Planejamento
Macroprocesso Mesoprocesso Processos Fortalecimento do monitoramento e avaliação (M&A) Melhorar os sistemas de M&A Gerencialmente do Monitoraids (atualização contínua) Estabelecer um sistema de monitoramento do Programa (linked ao Monitoraids para apoiar a gestão baseada em desempenho) Estabelecer o sistema de M&A de HV (linked ao Monitoraids) Disseminar os resultados dos estudos especiais e das análises baseadas nos sistemas de M&A

20 “Entre o dizer e fazer, muitos são os pares de sapatos gastos”

21 Obrigado!


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