A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição nº 01 1º de Abril de 2012. TEXTO ÁUREO “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição nº 01 1º de Abril de 2012. TEXTO ÁUREO “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão."— Transcrição da apresentação:

1 Lição nº 01 1º de Abril de 2012

2 TEXTO ÁUREO “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. ” Ap 1.3

3 O crente que lê e estuda o Apocalipse não se espanta com o programa de Deus para estes últimos dias.

4 Apocalipse Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo, 2 - o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. 3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono; 5 - e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 - e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém! 7 - Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.

5 Há quase vinte séculos, o fogo de amarga perseguição ardia como nunca. O Império Romano declarava o cristianismo uma ameaça ao governo e ordenara que fosse exterminado. João, o amado e único sobrevivente dos apóstolos, então bispo de Éfeso, foi preso pelo “crime” de ser crente em Cristo. Preferia morrer, como os três hebreus, a adorar ídolos (Dn 3); como Daniel, recusava a obedecer as leis do país antes das leis de Deus (Dn 6). O imperador Domiciano o desterrou para a desolada ilha de Patmos. Foi aí, na descalvada e solitária ilha, que Deus concedeu ao apóstolo João a visão da “Revelação” (Apocalipse, ou vinda) de Jesus Cristo (Ap 1.1). O Senhor, sempre atento em socorrer seu povo, assim fez raiar o verdadeiro fulgor do céu para dissipar completamente as carregadas trevas, tanto para os crentes atuais, como para as igrejas da época.

6 ESBOÇO Prólogo Ap I – Ap 1.9 – 3.22 = O Senhor Glorificado e Suas Igrejas II – Ap 4.1 – = O Digno Cordeiro e Seus Feitos no Desfecho da História Epílogo Ap III – Ap 12.1 – 22.5 = Deus Pai e Cristo, no Grande Conflito com satanás AUTOR TEMA DATA PROPÓSITO João, o Apóstol o A Consu- mação do Conflit o dos séculos. Cerca de 90 a 96 d.C. Há um tríplice propósito no livro: a)Revelar os desvios doutrinários das Igrejas da Ásia b)Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a Cristo. c)Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana. Há um tríplice propósito no livro: a)Revelar os desvios doutrinários das Igrejas da Ásia b)Fortalecer a fé e a firmeza na fidelidade a Cristo. c)Dar aos crentes uma perspectiva divina na revelação do desfecho da história humana.

7  Apocalipse é uma revelação dos eventos que ocorrerão no fim dos tempos e no estabelecimento do Reino de Deus.  A teologia básica do livro, portanto, é sua escatologia (Doutrina das coisas que deverão acontecer nos fins dos tempos).  Ele declara ser uma profecia das “coisas que brevemente irão acontecer” Ap 1.2-3;  Tendo como evento central a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Ap 1.7  Pode ser considerado um segundo Gênesis: o princípio do Novo Mundo.  De vida espiritual perfeita na cidade de Deus

8 1 – Apocalipse, o Único Livro Profético do Novo Testamento. O livro é a revelação futura; É a remoção do véu que até agora existia sobre as coisas vindoura; Em todos os livros do Novo Testamento contem profecias mas no livro do Apocalipse há 300 símbolos e cada um com um significado definido; E cada um fala grandes verdades.

9 2 – Um Livro de Advertências e Consolações. Nestes últimos dias as Igrejas necessitam não só de advertências; mas também de consolos, pois vivemos dias trabalhosos. O livro ensina como a Igreja pode se preparar para a espera do Noivo. Os quesitos necessário para se ouvir a trombeta. E como o Espírito Santo nos consola abundantemente.

10 1 – Autoria João – filho de Zebedeu e irmão de Tiago; Foi um dos doze discípulos escolhidos por Jesus, que posteriormente foram chamados de Apóstolos. Mencionado em Jo como “discípulo amado”. Zebedeu – era pescador do mar da Galiléia e estava presente quando Cristo chamou seus filhos para segui-Lo. Quando comparamos Mt com Mc 15.40, deduzimos que a esposa de Zebedeu chamava- se Salomé.

11 2 – Data Foi escrito entre os anos de 90 a 96 d.C. Era imperador Domiciano, que era cruel e sem piedade. Não era diferente de Nero e Calígula.

12 3 – Lugar ILHA DE PATMOS ILHA DE PATMOS Uma pequena ilha da Grécia. Distando 55 kilômetros da costa sudoeste da Turquia, faz parte de um arquipélago conhecido como Dodecaneso O Dodecaneso (grego: Δωδεκάνησα ; grego antigo: Δωδεκάνησος, que significa "doze ilhas") é um grupo de ilhas gregas na extremidade leste do Mar Egeu, junto à costa sudoeste da Turquia. Têm uma rica história e mesmo algumas das ilhas pequenas e desabitadas ostentam várias igrejas bizantinas e castelos medievais. Esta ilhas até 2010 constituíam a prefeitura do Dodecaneso, com sua capital na cidade de Rodes.

13 1 – Tema do Apocalipse “Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer;” Ap 1.1 Uma série de visões, imagens, símbolos e figuras, compõe o livro. E conclui mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças.

14 2 – Divisões do Apocalipse O livro apresenta a própria estrutura no versículo 19 do capítulo 1º As Coisas Que Tens Visto As Coisas Que Depois Destas Hão de Acontecer As Coisas Que São PASSADO PRESENTE FUTURO Cap. 1 Caps Caps. 2 e 3

15 3 – Objetivos do Apocalipse a)Corrigir as distorções doutrinárias e desvios de conduta das Igrejas da Ásia Menor; b)Consolar os santos que eram impiedosa e duramente perseguidos pelas autoridades romanas; c)Mostrar aos santos o que haveria de acontecer nos últimos dias; d)Alertar-nos quanto à brevidade e urgência da vinda do Senhor.

16 1 – A Produção de Livros no Período do Novo Testamento. A escrita era um processo lento e caro. Os Escribas cobravam caro pelo seus serviços, uma vez que não eram todos que sabia e conheciam a arte. Os livros eram guardados em bibliotecas particulares. Começaram a serem emprestados ao público com a chegada da cultura grega em 300 a.C. Escrita manual letra por letra

17 2 – A Leitura Das Escrituras Sagradas Era uma leitura regular e bem ouvida por todos; Somente o oficial da congregação podia lê-la; só havia um exemplar por Igreja; Todos ouviam reverente e atentamente; Não tinha tempo de leitura era um tempo determinado de acordo com a passagem a ser lida e compreendida. “Vejam quanto privilégio temos hoje!”

18 3 – A Liturgia da Palavra Hoje temos amplo acesso à Palavra de Deus; Mas não basta somente ler, temos de colocar em prática tudo o que lemos; Só seremos bem aventurados, quando lermos e escutarmos o que nos diz a Bíblia, assim ao adverte o Apocalipse. O mundo só será transformado se verdadeiramente dermos ouvido à essa palavra.

19 Não venhamos a menosprezar o Apocalipse usando subterfúgios como: Difícil, enigmático, misterioso, proibido. Ele está revelado para que o leiamos; Não importa sua linha de interpretação sobre o arebatamento se é: Pré-tribulacionista Meso-tribulacionista; Pós-tribulacionista. O importante é ler e compreneder.


Carregar ppt "Lição nº 01 1º de Abril de 2012. TEXTO ÁUREO “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google