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O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram- se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

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Apresentação em tema: "O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram- se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:"— Transcrição da apresentação:

1 O SERMÃO DA MONTANHA "E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram- se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

2 O SERMÃO DA MONTANHA  Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.

3 O Sermão da Montanha  Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós."  Mateus 5, 1-12

4 O Sermão da Montanha  O Sermão da Montanha do Evangelho de Mateus é o texto mais importante do Novo Testamento. Aqui estão expressos os principais conceitos do cristianismo e contém, sem dúvida, a síntese da mensagem de Jesus. Afirmava Mahatma Gandi que se toda a literatura ocidental se perdesse e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria perdido.

5 O Sermão da Montanha  O Sermão começa com as Bem- aventuranças, que são a síntese dos passos da iniciação cristã, que é o processo de evolução do espírito em sua jornada terrena. Aqui estão descritos, de um modo impressionante e com uma clareza cristalina, os passos que o homem deve seguir para chegar ao Reino dos Céus.

6 O Sermão da Montanha  Consiste da afirmação do passo iniciático, seguida da afirmativa que se refere à conseqüência desse passo. Seguem uma ordem ascendente. Os passos são citados iniciando da condição terrena e material, que leva o espírito encarnado até sua libertação da cadeia evolutiva deste Eon. Inicia, pois, com o homem terreno, puramente materialista. que vive exclusivamente a matéria.

7 ]1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.  No primeiro momento evolutivo, do homem material, é preciso perceber que existe nele algo mais do que a matéria que conhece. Que existe nele um espírito. Que existe um mundo que não é matéria, que é algo que não conhece. Neste instante inicia-se sua evolução espiritual.

8 ]1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.  Passa a buscar as coisas espirituais! Torna-se um mendigo do espírito (uma das traduções usadas para a frase).Como não conhece nada deste mundo novo ou do seu espírito, apercebe-se neste instante que é um pobre de espírito. Põe o pé na Seara Evolutiva que vai trilhar neste seu período evolutivo terreno.

9 1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.  Esta já é por si só uma assertiva maravilhosa, mostrando de que modo o homem entra no caminho evolutivo deste Eon.Mais maravilhosa é a afirmativa seguinte, conseqüência deste passo: "Porque dele é o Reino dos Céus". Aqui está claro, aquele que põe o pé na seara inevitavelmente chegará ao fim!

10 1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.  Quando o homem se inicia no caminho de mendigo do espírito fatalmente chegará ao Reino. Por bem ou por mal, aquele que iniciou a seara chegará ao fim, porque nele está a potencialidade divina que foi acordada pela sua vontade.

11 1 Bem-aventurados os pobres de espírito, por que deles é o Reino dos Céus.  A realização é inevitável, simplesmente questão de mais ou menos tempo. Esta consolação maravilhosa que se encontra na primeira bem-aventurança, vem para nos confortar, a nós que estamos neste caminho.  Como pode-se ver, existe um sentido muito mais profundo em cada palavra do Evangelho de Jesus. Basta que se tenha "olhos de ver"!

12 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.  Tendo colocado o pé no caminho, o homem inicia sua espiritualização. Passa a sentir-se como um estranho no mundo material. As coisas do mundo não lhe dão mais a mesma satisfação e, não tendo ainda a consolação das coisas do espírito, chora e sofre!

13 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.  Neste momento o ser em evolução encontra-se em total desespero; sente-se abandonado. Saiu de um mundo mas não encontrou ainda outro.  Muitos de nós nos encontramos neste estágio. Sentimos que existe um mundo maior, além do mundo, mas não conseguimos penetrar nele.

14 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.  Permanecemos presos ao mundo em que vivemos, aos seus valores. Por isto sofremos.  Mas, exatamente devido a este sofrimento, somos impelidos a buscar o entendimento e a consolação. Buscando, certamente encontraremos — "Busca e acharás"

15 2 — Bem-aventurados os que choram e sofrem, porque serão consolados.  A consolação está em todo canto; basta que tenhamos "olhos de ver"Desta forma, a consolação está clara aqui nessas palavras do Evangelho — pelas quais já passamos tantas vezes sem nunca termos visto a consolação que existe nelas. Os que sofrem serão consolados!

16 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.  Esta bem-aventurança já foi muito mal interpretada por ignorantes e interesseiros, que atribuem a ela a afirmação de que o homem deve ser submisso à instituição religiosa, ser manso, e que acena com a possibilidade de assim obterem ganhos materiais.

17 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.  "Se aceitares as coisas da igreja, neste mundo mesmo receberás a recompensa" – isto foi muito usado para beneficiar aquele que "colaboravam".  Vamos à interpretação iniciática cristã.  O homem que pôs o pé no caminho, sentiu-se sozinho e buscou a consolação.

18 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.  Este homem não mais luta com as coisas do mundo. Adquiriu a compreensão de que mundo material nada mais é do que a manifestação de um mundo astral. Que não adianta bater de frente com as coisas do mundo, elas têm uma Lei. Que a natureza tem um ritmo, contra o qual não é possível lutar.  Com este entendimento torna-se manso. Não luta contra as coisas do mundo, coloca-se na posição em que a corrente do mundo flui.

19 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.  Coloca-se no "caminho perfeito".Nesta situação, as coisas terrenas passam a acontecer de modo a beneficiá-lo.A natureza passa a trabalhar para este homem manso. Ele usa suas forças para colocar-se na direção de receber o que deseja, porque entende como a Lei se cumpre. Este homem é manso, mas não covarde; é um grande lutador, que luta com sabedoria.

20 3 — Bem-aventurados os mansos, porque que herdarão a terra.  A conseqüências de ser assim manso é herdar a terra. Os bens materiais lhe são dados em acréscimo.É impressionante a seqüência do passo com a conseqüência dele. Neste estágio encontram-se os homens que sabem viver com o que possuem — podem ser ricos que usam bem sua riqueza, e podem ser pobres que estão em harmonia com o que têm.

21 4 — Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque encontrarão a Justiça.  O homem que herdou a terra, que vive em paz com as coisas materiais, passa a ter uma aspiração ética mais ampla. Já entendeu a Justiça do mundo. Procura encontrar no mundo a presença de Deus.  Busca encontra a Justiça em tudo o que vê: tem fome de Justiça!

22 4 — Bem-aventurados os que tem fome e sede de Justiça, porque encontrarão a Justiça.  Este já é um homem superior a média, é o homem que do fundo do seu coração procura ser justo.Nesta busca vai encontrar a mão e Deus em tudo que ocorre no mundo. Vai entender a Lei do Carma.Este homem entende que o momento que vive foi criado por ele mesmo no passado. Com este entendimento encontra a Justiça.No passo anterior, conheceu a Justiça do mundo, e aprendeu como as leis da natureza fazem a sua Justiça. Neste passo entende a Justiça de Deus, a Justiça que comanda tudo que independe do mundo.

23 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.  Neste quinto passo iniciático, o homem inicia-se no espírito de Deus. Passa a ter a compreensão de que existe algo além da Justiça. Que há uma força maior do que a Lei. Que há alguma coisa que o une aos outros homens. Este algo mais além da Justiça é a Misericórdia!  A semente dessa Misericórdia existia em seu coração desde o início, mas o homem só tem condição de perceber a Misericórdia depois de conhecer a Justiça.

24 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.  A Misericórdia antes da Justiça gera a desarmonia e o caos.  O sentimento de Misericórdia, que estava escondido dentro de seu coração, manifesta-se neste momento e o homem se torna misericordioso. Torna-se naturalmente misericordioso, como ocorre a cada passo, confirmando a afirmação inicial de que quem põe o pé no caminho chegará ao Reino dos Céus.

25 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.  A conseqüência deste passo é que encontrará a Misericórdia. Só sendo misericordioso é que se pode entender a Misericórdia de Deus, pois esta não está em qualquer lógica ou raciocínio humanos. Sendo misericordioso o homem encontrará a Misericórdia para elevá-lo no caminho de Deus.  Não é por seus méritos que chegou aqui e nem será por eles que seguirá adiante, é simplesmente pela Misericórdia de Deus!

26 5 — Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia.  Encontramos poucos exemplos de homens neste quinto passo iniciático. A verdadeira Misericórdia vem depois da Justiça. Só é misericordioso quem foi Justo, fora disto temos pena e dó de nossos semelhante, por egoísmo, porque vemos na sua mazela a possibilidade de sofremos igual mazela.  A Misericórdia divina, por outro lado, transcende nosso entendimento de Justiça terrena — podemos ter uma compreensão disto no Livro de Jó.

27 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.  Neste sexto passo o homem se identifica com Deus!  Já no passo anterior o homem transcendeu ao mundo, já se encontra caminhando em terrenos do coração, onde a lógica e o raciocínio humanos não alcançam.  Aqui o homem saiu de si, já não é mais sozinho, encontrou Misericórdia por tudo e por todos. Este tudo e estes todos fazem parte dele neste momento evolutivo.

28 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.  Todo o egoísmo saiu do seu coração, e o homem torna-se um "puro de coração"! Este é o momento evolutivo em que o peregrino pode dizer "Eu e o Pai somos um"! Neste momento a vontade do Homem é a vontade de Deus!Homem com H maiúsculo, porque neste estágio se encontra o verdadeiro Homem, o unigênito, o primeiro nascido.

29 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus.  Mestre Jesus, saindo de sua iniciação no deserto para ser batizado e iniciar sua visa pública.Este passo iniciático corresponde ao Amor!Só existe o verdadeiro amor depois que se vence o mundo, que se conhece a Justiça e que se teve a Misericórdia. Antes disto o amor é egoísmo!A conseqüência deste passo é clara": "ver a face de Deus". O peregrino deste passo identifica-se com Deus, mas não é Deus.

30 6 — Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face de Deus. ."Eu e o Pai somos Um, minha vontade é a vontade do Pai, mas eu não sou o Pai". Nada mais claramente expressa estas afirmações do que "ver a face de Deus".

31 7 — Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.  Poderíamos supor que o Homem que está diante da face de Deus, que é uno com Ele, tivesse terminado sua peregrinação evolutiva neste Eon. O evangelho ainda lhe reserva mais um passo. Este Homem que verdadeiramente amou o mundo, não poderia simplesmente partir liberto sozinho! Tem que levar consigo os seus amados. Não pode terminar sua peregrinação sem que todos seus amados sejam também libertos.

32 7 — Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.  Tem que trazer a Paz aos que ficaram para trás! "Bem-aventurados os pacificadores". Este é o sétimo passo iniciático, que é representado pela "Paixão de Cristo". O Homem veio trazer a Paz a nós todos que ficamos: "Eu vos dou a minha Paz", "Eu vos deixo a minha Paz". Não é possível deixar de voltar para trazer a Paz àquele que verdadeiramente amou.

33 7 — Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.  A conseqüência deste passo é aqui expressa de uma maneira clara e cristalina. Eis o verdadeiro pacificador, que será chamado "Filho de Deus "! O filho de Deus está um passo adiante daquele que vê a face de Deus. Além de ser uno em vontade é uno em essência: é filho! É impressionante como pode estar contido tanto em tão poucas palavras, e de modo tão claro. Porém mais impressionante é de que modo tais palavras têm sido distorcidas da realidade, visando interesses terrenos e escusos.

34 8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.  Este é o passo do sofrimento de Jesus na cruz. Ali estava o filho de Deus perseguido por causa da Justiça, sendo crucificado. É necessário que se seja crucificado por causa desta Justiça e que nesta crucificação o iniciado seja capaz de perdoar: "Pai perdoai os porque não sabem o que fazem". Para ser filho de Deus é necessário ser pacificador, mas para entrar no Reino é necessário este oitavo passo, que decorre naturalmente de ser pacificador.

35 8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.  O pacificador é perseguido por causa da Justiça, e é crucificado porque não é mais deste reino terreno. É do Reino dos Céus! É bem-aventurado o que sofre esta perseguição. Esta perseguição ocorre exatamente do atraso evolutivo dos amados que ficaram. A grandeza do ato do iniciado fica expressa nesta perseguição, tanto maior quanto maior for o desnível evolutivo entre este Homem e seus amados.

36 8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. . Esta oitava bem-aventurança vem a ser também a afirmação de que todos nós que habitamos neste mundo seremos libertos e atingiremos o Reino dos Céus. Por bem ou por mal, cada um de nós será um dia um Filho de Deus! Esta é uma consolação que Evangelho nos traz, para que tenhamos ânimo na peregrinação terrena. Mesmo os que não mendigaram pelas coisas do espírito e dessa forma puseram o pé na Seara, mesmos estes terão o Reino, porque a Justiça os persegue.

37 8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. . Habita em cada um de nós o Deus vivo e, mesmo que não tenhamos qualquer consciência disso, far-se-á a Justiça. É justo que todos sejamos libertos!  Pela dor ou pelo amor trilharemos cada um de nós esses passos iniciáticos até que o Cristo se manifeste em nós.

38 8 — Bem aventurado os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.  Neste passo praticamente se encerra a peregrinação do iniciado neste Eon. Este oitavo passo iniciático termina com a afirmação idêntica à inicial: "Porque dele é o Reino dos Céus".

39 9 —Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa  Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Pode parece estranho que no Evangelho haja ainda nona bem-aventurança, que corresponderia a um novo passo iniciático.

40 9 —Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa  Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Pode parece estranho que no Evangelho haja ainda nona bem-aventurança, que corresponderia a um novo passo iniciático. Aqui não é exatamente um novo passo.

41 9 —Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa.  A afirmativa é diferente: "Bem-aventurado sois vós". Isto mostra que não se trata de um novo passo. Aqui está uma benção dirigida àqueles que, entendendo a mensagem de Jesus, compreenderam que o Cristo está dentro deles, e por

42 O Sermão da Montanha. Este homem mudou o mundo!


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