A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sara Francisca 4ºD A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sara Francisca 4ºD A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sara Francisca 4ºD

3 A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se em 3 estados físicos:  Líquido – oceanos, mares, rios e lagos;  Sólido – glaciares;  Gasoso – vapor de água existente na atmosfera. A água ocupa muitos locais do planeta - os oceanos, os continentes e a atmosfera – que mantêm entre si a circulação da água, permitindo que ela mude de lugar várias vezes. A esta circulação chamamos Ciclo da Água.

4 O calor do sol aquece a água dos mares, rios, lagos… Como a água fica muito quente, evapora para a atmosfera sob a forma de vapor de água. Esse vapor de água sobe e apanha zonas muito frias e arrefece, transformando-se em gotinhas de água que todas juntas formam uma nuvem. Quando essas nuvens ficam muito carregadas, essas gotinhas caem sob a forma de chuva. Quando o ar esfria, as gotinhas de água solidificam e podem cair sob a forma de neve ou granizo. Alguma dessa água que cai, infiltra-se no solo e formam-se os lençóis de água. Com essa água o Homem faz poços e furos. Esta água também está na origem das nascentes dos rios. A restante água fica a superfície dos mares, rios, lagos e oceanos. No fim disto tudo começa um novo ciclo da água.

5 O Ciclo da Água Fases em que se pode dividir o Ciclo da Água

6

7 A Evaporação é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Isto ocorre no ciclo da água, pois a água que corre nos rios e que existe nos oceanos, devido ao calor emitido pelo Sol, sofre evaporação, formando as nuvens no céu.

8

9 A condensação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. No Ciclo da Água isto acontece quando no céu o vapor de água encontra zonas frias, arrefecendo e formando gotinhas de água.

10

11 A precipitação é a queda de água em estado líquido ou sólido. No Ciclo da Água isto acontece quando as nuvens já formadas, ficam muito carregadas de pequenas gotículas, que devido ao seu peso acabam por cair sob a forma de chuva, neve ou granizo. Esta fase do Ciclo da Água é muito importante pois faz com a água volte aos oceanos, mares, rios e lagos, e de novo poder evaporar e ir para o céu.

12 A solidificação é a passagem do estado líquido para o estado sólido. Isto acontece quando as chuva passa em zonas mais frias e congela, caindo assim em forma de neve ou granizo.

13 A fusão é a passagem do estado sólido para o estado líquido por acção do calor. Isto acontece quando nas serras o calor do sol aquece o gelo que nelas existe, e ele derrete e passa ao estado líquido. Isto também acontece nos pólos, onde nas épocas mais quentes, quando começam a aparecer os primeiros raios de sol, os glaciares derretem. Actualmente isto tem acontecido com maior regularidade devido ao aquecimento do planeta, que faz com os glaciares derretam cada vez mais, fazendo com que muitos seres vivos que habitam nessas zonas deixem de ter lugar para viver.

14


Carregar ppt "Sara Francisca 4ºD A água que existe na superfície da terra é sempre a mesma. Ela circula há milhões de anos no nosso planeta. Na Natureza, a Água encontra-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google