A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª Série – Ensino Médio Professora Priscila Binatto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª Série – Ensino Médio Professora Priscila Binatto."— Transcrição da apresentação:

1 2ª Série – Ensino Médio Professora Priscila Binatto

2  É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras.  É dividida em: - Genética Clássica  Mendel (1856 – 1865) - Genética Moderna  Watson e Crick (1953).

3

4

5 interfase prófase metáfase DNA Cromatina Cromossomo

6

7 - Genética Clássica  unidade fundamental da hereditariedade. - Genética Moderna  pedaço de DNA que codifica uma proteína.

8

9

10  Apresentam genes para as mesmas características nas mesmas posições.  Um homólogo veio do pai e outro da mãe.

11 Óvulo  n Espermatozóide  n Zigoto  2n

12 Tamanho do Pé Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Temperamento Tamanho do Pé Cor de Cabelo Tipo Sanguíneo Temperamento

13  Genes presentes nos mesmos locais nos cromossomos homólogos.

14 P c IAIA a P C IBIB a Genes alelos

15  Constituição gênica do indivíduo, isto é, são os genes que ele possui em suas células e que foram herdados dos seus pais.  Representado por letras.  Ex.: A, z, T, b...

16  São as características manifestadas por um indivíduo.  São características morfológicas, fisiológicas ou comportamentais.  É determinado pelo genótipo, mas pode ser modificado pelo ambiente.

17 F = G + A

18

19  O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos de um gene iguais, sejam eles genes dominantes ou recessivos.  Ex: AA, bb, ZZ, pp...

20 DIFERENTES  Indivíduos que apresentam dois alelos DIFERENTES.  Ex.: Aa, Bb, Pp, I A I B, Zz...

21  Alelos que se expressam da mesma forma nas condições homozigótica e heterozigótica são chamados dominantes.  Ex: Indivíduos RR e Rr para o fator Rh são Rh +.

22  Alelos que não se expressam na condição heterozigótica são denominados recessivos.  Ex.: o alelo r, uma vez que um indivíduo rr é Rh -.

23  Linhagem Genotípica: mesmo fenótipo, ressalvando alterações ambientais.  Linhagem Fenotípica: Indivíduos podem ter genótipo diferentes. MMMm mm

24  Em sala: Pág. 174 a 176  Tarefa de Casa (Livro de Teoria): ◦ Ler Cap. 1 - pág. 207 a 209 ◦ Resolver Atividades 3, 4, 6 e 9 – pág. 467 a 468

25 Primeira Lei de Mendel

26 Por que as ervilhas de cheiro (Pisum sativum)?  Fácil cultivo,  rápido crescimento,  grande número de descentes  autofecundação

27

28 CaráterDominanteRecessivo Cor das sementesAmarelaverde Textura das sementesLisaRugosa Cor das vagensVerdeAmarela Forma das vagensInfladaConstricta Cor das floresPúrpuraBranca Posição das floresAxialTerminal Tamanho das plantasAltaBaixa

29 Cadê as Flores brancas? BBbb Bb BBBbbb

30 “Todas as características são condicionadas por pares de fatores, que se separam na formação dos gametas, de tal modo que os gametas são sempre puros”

31  A primeira lei de Mendel rege apenas os casos de monoibridismo, ou seja, em que apenas UMA característica está sendo analisada.

32  A partir dos cruzamentos os geneticistas podem prever a transmissão dos genes em uma família.  É utilizado o “quadro de Punnett”.

33 Gametas produzidos pelo pai Gametas produzidos pela mãe Cruzamento

34 Cruzamento de uma planta de ervilhas com flores brancas (bb) com uma planta híbrida de flores vermelhas (Bb): b b B b Bb bb 50% vermelhas (Bb) 50% brancas (bb)

35 1. Leia com cuidado o enunciado e faça uma legenda respondendo a pergunta: qual é a característica em questão? 2. Destaque qual característica é condicionada pelo gene dominante e qual é pelo gene recessivo. 3. Descubra qual é o genótipo dos pais (caso não tenha sido dito no problema). 4. Descubra quais tipos de gametas os pais podem produzir.

36 5. Coloque os gametas produzidos pelos pais no quadro de Punnett. 6. Faça o cruzamento. 7. Monte o genótipo. 8. Monte o fenótipo (a legenda te ajuda nesse passo) 9. Responda a questão.

37 A a  O gene A determina cor de olho castanho e o gene a determina cor de olho azul. Um homem de olho azul se casa com uma mulher heterozigota de olhos castanhos. Qual é a probabilidade deste casal ter filhos de olhos azuis?

38  Se cruzarmos dois gatos, sendo ambos heterozigóticos (Aa), obteremos: a) Apenas indivíduos Aa; b) Indivíduos AA e aa, na proporção de 3:1, respectivamente; c) Indivíduos AA e aa, na proporção de 2:1, respectivamente; d) Indivíduos AA, Aa e aa, na proporção de 1:2:1, respectivamente.

39  Permite determinar o genótipo dos indivíduos com fenótipo dominante, pois eles podem ser heterozigotos ou homozigotos. Semente Lisa R? Semente rugosa rr X Todos descendentes têm sementes lisas 50% dos descendentes têm sementes lisas 50% rugosas 1ª possibilidade 2ª possibilidade

40 RR rRr r Todos descendentes têm sementes lisas

41 Rr rRrrr rRrrr 50% dos descendentes têm sementes lisas 50% rugosas

42  Pode não ser suficiente nos casos de existirem mais do que dois alelos para o mesmo gene (alelos múltiplos).

43  Resolver atividades ◦ pág. 173 a 176  Tarefa de casa ◦ Ler itens 1-3 do Capítulo 2 – pág. 210 a 213 ◦ Resolver atividades 14, 16, 19, 20, 25, 26, 29 e 33 – pág. 469 e 470.


Carregar ppt "2ª Série – Ensino Médio Professora Priscila Binatto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google