A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo."— Transcrição da apresentação:

1 Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo

2 Equipamentos na Transmissão das Mensagens

3 Equipamentos na Transmissão das Mensagens
Elementos de cabagem Cabo Coaxial; Cabo de Fibra Óptica; Cabo de Par Trançado; Repetidor; Transceptor.

4 Equipamentos na Transmissão das Mensagens
Placa de Rede; Concentrador (hub); Comutador (switch); Roteador (router); Modem; Porta de Ligação (gateway); Ponte (bridge);

5 Cabeamento de Rede Quando temos que implementar uma rede de mídia com fio, dizemos que temos que efetuar o cabeamento desta rede. Para a área de redes podemos usar os seguintes tipos de cabos: Coaxial; Par-Trançado; Fibra Óptica. O processo de cabeamento corresponde a conectar todos os computadores numa rede utilizando o tipo de cabo correto em cada situação diferente que se encontrar. Cada um dos tipos de cabos tem suas vantagens e desvantagens. Também cada tipo tem sua aplicação específica.

6 Cabo Coaxial A: revestimento de plástico B: tela de cobre
C: isolador dialétrico interno D: núcleo de cobre O tipo de cabo coaxial é mais antigo utilizado no cabeamento de rede. Hoje está sendo substituído na maior parte das redes. A principal razão da sua utilização deve-se ao fato de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, por fenômenos de IEM ( Interferência Electromagnética). Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio ate as linhas de transmissão de freqüências da ordem dos gigahertz . A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de proteção desses cabos. Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em barramento. Os cabos coaxiais são usados em diferentes aplicações: Ligações de áudio Ligações de rede de computadores Ligações de sinais radio freqüência de rádio e TV - (Transmissores/receptores) O cabo coaxial se caracteriza por ter apenas um núcleo condutor protegido por uma malha que age como uma blindagem ou aterramento. Coaxial Fino

7 Cabo Coaxial Na área de redes o cabo coaxial se apresenta em duas formas: Coaxial ThinNet (fino) Coaxial Thicknet (grosso) O cabo coaxial é também muito utilizado em outras áreas tais como sonorização e tv/vídeo.

8 Coaxial ThinNet Este cabo é o coaxial mais encontrado nas redes internas por ser mais fino e mais fácil de ser manuseado. O conector utilizado neste tipo de cabo é o conector BNC(British Naval Connector ou Bayonet Neil Concelman ou Bayonet Nut Connector) que preso a ponta de um cabo é conectado em outro conector denominado T BNC, o qual vai conectado à placa adaptadora de rede. Outra característica importante é a necessidade da presença do Terminador nos últimos conectores T-BNC em cada uma das pontas da rede. Este Terminador interrompe a transmissão do sinal, evitando que o sinal retorne e gere uma colisão na rede anulando toda a transmissão da rede. Esta característica de interromper o sinal em uma ponta, é a razão de se incluir ou retirar um computador de rede, ter-se toda a transmissão de rede interrompida até ido e os cabos novamente conectados.

9 Coaxial Thicknet O Cabo Thicknet foi menos utilizado em redes, principalmente pela dificuldade de manuseio por ser um cabo mais grosso. O cabo ThickNet utiliza os chamados conectores do tipo Vampiro que na verdade são transceptores que convertem o sinal para um outro cabo denominado AUI Drop cable que é ligado à placa adaptadora de rede de cada computador. Caíram em desuso no início da década de 1990, e você praticamente não os encontrará, mesmo em redes mais antigas, já que na maioria das instalações de rede os equipamentos já foram atualizados.

10 Cabos do Tipo Coaxial Tipo Velocidade Distância Máxima ThinNet 10 Mbps
Thicknet 500m

11 Par-Trançado O Cabo de Par-Trançado é o padrão mais utilizado hoje em dia, por causa principalmente de sua facilidade de manipulação e boas velocidades. O cabo par-trançado recebe este nome por ser formado de 4 pares de fios trançados par-a-par num total de 8 fios que transmitem a informação pela rede. Esta forma de cabo deriva da utilização em telefonia (no caso da telefonia são apenas 2 pares)

12 Par-Trançado No caso da utilização em rede podem ser divididos em 2 tipos: UTP (unshielded twisted pair) – não blindado; STP (shielded twisted pair) – blindado.

13 UTP - (unshielded twisted pair)
O cabo UTP é o mais comumente utilizado em redes de escritório e empresas onde não há a necessidade de um isolamento de sinal muito grande. Neste tipo de cabo os 4 pares trançados são cobertos por uma proteção externa simples que apenas mantém os fios juntos e os protegem de serem amassados ou rompidos facilmente. O cabo UTP pode ser dividido em categorias, sendo que as mais utilizadas são as categorias 3, 5 e 5e.

14 STP - (shielded twisted pair)
O Cabo STP é utilizado em ambientes onde a interferência eletro-magnética seja alta e possa afetar a transmissão da rede, se for utilizado o cabo UTP. O cabo STP caracteriza-se por possuir uma blindagem na forma de uma cobertura metálica entre a proteção externa e os pares trançados ou até em alguns casos em volta de cada par-trançado. Em alguns casos o cabo STP não consegue inibir uma interferência muito alta, sendo necessário nesses casos o uso de cabos de fibra óptica.

15 Cabo de Fibra Óptica O cabo de fibra óptica é o tipo de cabo mais sofisticado utilizado na área de redes hoje em dia e o cabo que mais futuro tem na área de comunicação, pelas velocidades que pode alcançar. O cabo de fibra óptica caracteriza-se por utilizar um núcleo de fibra de vidro ou acrílico e transmitir pulsos de luz ao invés de sinal elétrico.

16 Cabo de Fibra Óptica O cabo de fibra óptica só transmite em uma direção, portanto é sempre encontrado aos pares, um cabo transmitindo em uma direção e o outro recebendo na direção oposta. A fibra de vidro é coberta por uma outra camada de vidro que tem a função de espelhar o sinal de luz para o núcleo de fibra, impedindo assim o sinal de luz de dissipar pelas laterais da fibra. Em torno dessa camada existem fios de uma fibra denominada Kevlar que tem a função de dar resistência ao cabo contra a ruptura por esticamento e também funciona como isolante térmico. Recobrindo toda esta estrutura está uma camada de proteção externa plástica. Uma característica importante dos cabos de fibra óptica é que não está sujeito a interferência eletro-magnética, portanto ideal para utilização em ambientes com muita interferência tais como hospitais e chão de fábrica, ou até em ambientes externos.

17 Cabo de Fibra Óptica Existem dois tipos de fibras ópticas:
Modo Múltiplo Modo Único Essa classificação diz respeito a como a luz é transmitida através da fibra.

18 Cabo de Fibra Óptica Modo Múltiplo Modo Único
As fibras de modo múltiplo são mais grossas do que as fibras de modo único. Modo Único Já as fibras de modo único são finas e, com isso, a luz não ricocheteia nas paredes da fibra, chegando diretamente ao receptor. No modo múltiplo a luz reflete mais de uma vez nas paredes da fibra e, com isso, a mesma informação chega várias vezes ao destino, de forma defasada. O receptor possui o trabalho de detectar a informação correta e eliminar os sinais de luz duplicados, quanto maior o comprimento do cabo, maior esse problema. Esse tipo de fibra consegue ter um comprimento e um desempenho maiores que as fibras de modo múltiplo.

19 Cabo de Fibra Óptica Os cabos de fibra óptica não podem ser “grampeados”. Uma característica importante que torna a fibra óptica indispensável em muitas aplicações é o fato de não ser suscetível à interferência eletromagnética, pela razão de que não transmite pulsos elétricos. As fibras ópticas de modo múltiplo são as mais usadas, por serem mais baratas e também pela espessura, existe a dificuldade em fazer o acoplamento da placa de rede com a fibra óptica de modo único, ou seja , alinhar o feixe de luz produzido pela placa de rede com a fibra de transmissão de modo que a luz possa ser transmitida. Os cabos de fibra óptica não podem ser “grampeados”, ou seja, serem monitorados por algum sistema de captura de sinal pela borda do cabo, pois não geram o campo eletro-magnético que é monitorado em outros tipos de cabos.

20 Conectores Existem vários conectores para utilização com fibra óptica e os principais utilizados são os conectores ST e SC. A tarefa de instalar os conectores nos cabos é bastante complexa portanto, normalmente os cabos são adquiridos prontos na medida adequada.

21 Distância 2 km Os cabos de fibra óptica atingem distâncias bem maiores do que os outros cabos. Estas distâncias dependem dos tipos de cabos utilizados. 3 km

22 Repetidor Repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes idênticas, pois eles amplificam e regeneram eletricamente os sinais transmitidos no meio físico. Sua principal função aumentar uma conexão de rede. Um repetidor atua na camada física (Modelo OSI). Ele recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se podem usar muitos deste dispositivos em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede. Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, wimax e telefonia celular. ele tem como sua principal função aumentar uma conexão de rede exemplo: digamos que eu tenho uma rede wireless na minha cidade e quero distribuir para outra cidade o repetidor é um otimo equipamento ele é o responssavel pelo sinal que pode sair de uma cidade para outra podemdo assim mehorar muito o meu sinal!

23 Transceptor Um transceptor é um dispositivo que combina um transmissor e um receptor utilizando componentes de circuito comuns para ambas funções num só aparelho. Um transceptor, em redes de dados informáticas, converte um tipo de sinal, ou um conector, em outro. É considerado um dispositivo da camada 1 (camada física). Um transceptor, em redes de dados informáticas, converte um tipo de sinal, ou um conector, em outro. Exemplo: Converter sinais elétricos em sinais ópticos. Ele é considerado um dispositivo da camada 1 (camada física), porque só considera os bits e não as informações de endereço ou protocolos de níveis superiores. Dado que determinados elementos do transceptor se utilizam tanto para a transmissão como para a recepção, a comunicação que provê um transceptor só pode ser semi-duplex, o que significa que pode enviar sinais entre dois terminais em ambos os sentidos, mas não simultaneamente.

24 Placa de Rede Uma placa de rede é um dispositivo de hardware responsável pela comunicação entre os computadores em uma rede. As placas podem ser On-Board e Off-Board. On-Board: integrado em sua placa mãe; Off-Board: separado da placa mãe. As placas que não são integradas à placa-mãe são chamadas de placas Off-Board. Estas, geralmente apresentam um desempenho maior, por processarem em separado suas funções, não dependendo do processador e memória principais do seu PC.

25 On-Board Encaixe para o conector de rede

26 Off-Board

27 Atividade 1º) Cite 3 tipos de Hardware de Rede.
2º) Qual a principal característica do Cabo Coaxial e Cabo de Fibra Óptica? 3º) Qual a diferença: A) UTP para STP B) ThinNet para ThickNet 4º) Qual a vantagem que o Modo Único tem sobre o Modo Múltiplo? 5º) Fale sobre o Transceptor.


Carregar ppt "Hardware de Rede Aula 3 Willamys Araújo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google