A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO E DOENÇAS Iniciativa e adaptação do Serviço de Saúde Ocupacional SIDB Fonte: artigo escrito por Lúcia Seixas para o site PlanetaVida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO E DOENÇAS Iniciativa e adaptação do Serviço de Saúde Ocupacional SIDB Fonte: artigo escrito por Lúcia Seixas para o site PlanetaVida."— Transcrição da apresentação:

1

2 TRABALHO E DOENÇAS Iniciativa e adaptação do Serviço de Saúde Ocupacional SIDB Fonte: artigo escrito por Lúcia Seixas para o site PlanetaVida

3 * Você começa a semana torcendo para que a sexta- feira chegue logo? * Acompanha no calendário o dia em que vai cair o próximo feriado? * Acha que as reuniões da empresa se repetem e nunca dão em nada?

4 SE SUA VIDA PROFISSIONAL É MAIS OU MENOS ASSIM, CUIDADO! VOCÊ PODE ESTAR MAIS PERTO DO QUE IMAGINA DE ENGROSSAR A LISTA DE PESSOAS QUE ADOECEM EM FUNÇÃO DO TRABALHO.

5 NÃO SE TRATA DE DOENÇAS LIGADAS A AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS, BIOLÓGICOS OU ERGONÔMICOS. TRATA-SE DE UM GRUPO ESPECIAL DE DOENÇAS COMO O ESTRESSE, A DEPRESSÃO, O ALCOOLISMO, ETC.

6 A educadora e psicanalista Hilda Alevato entrevistou mais de mil profissionais de diferentes áreas e descobriu que existem vários fatores sócio-ambientais capazes de favorecer o desenvolvimento de patologias mentais em um ambiente de trabalho.

7 Dentro de uma mesma empresa, entre funcionários que ganham salários semelhantes, numa estrutura semelhante, uma simples parede pode separar um departamento onde tudo dá certo e as pessoas trabalham com energia, de outro cujos resultados sempre deixam a desejar e os funcionários estão completamente desmotivados para o trabalho.

8 É o ambiente que está doente e não as pessoas. Mas pouco a elas são atingidas e começam a apresentar sintomas das doenças. Lamentações constantes e discussões circulares. Fala-se muito, resolve-se pouco.

9 Sintomas típicos das neuroses, como a regressão, são freqüentes. Por exemplo, critérios de justiça próprios da infância: “Se ele pode chegar atrasado eu também posso!” Essas atitudes embora equivocadas, tendem a se alastrar pelo grupo.

10 ONDE ESTÁ O RISCO? Embora contribuam, os salários não são determinantes para que um ambiente de trabalho se deteriore. Mais valem as recompensas simbólicas, capazes de alimentar um profundo envolvimento com o que se faz.

11 ONDE ESTÁ O RISCO? O tipo de liderança do grupo é fator de risco importante. Pessoas despreparadas, que não entendem a dinâmica do grupo ou abusam de seu poder, podem desequilibrá-lo. Você tem que abrir seu com mais freqüência... já despedi você há mais de duas semanas!

12 ONDE ESTÁ O RISCO? Más condições de trabalho, também contribuem para a deterioração do ambiente de trabalho.

13 ONDE ESTÁ O RISCO? “Grande parte das empresas vê o humano como recurso, quando na verdade o humano é a essência de uma empresa. São as características humanas que vão determinar o sucesso ou o fracasso de um grupo”, diz a Dra. Hilda.

14 Desde o ano passado, a legislação brasileira já reconhece o estresse, a depressão e o alcoolismo como doenças ocupacionais. Impõe-se agora traçar estratégias capazes de prevenir que as pessoas adoeçam mentalmente em função do trabalho. Com as mudanças dos novos tempos, com a valorização da “empregabilidade” em detrimento do “emprego para sempre”, esse desafio tornou-se ainda maior.

15 Segundo a Dra. Hilda, as empresas precisam agir de forma a beneficiar os empregados fiéis, e consequentemente a própria empresa. Os que sobrevivem às reestruturações, muitas vezes sofrem com a iminência de perder seus empregos, corte de benefícios, fusão de departamentos, interrupção de planos de carreira, etc. Tudo isso, contribui para que os ambientes de trabalho se deteriorem cada vez mais, facilitando o surgimento das doenças.

16 GERENCIE SEU ESTILO DE VIDA. PESSOAS SAUDÁVEIS, ORGANIZAÇÃO SAUDÁVEL! SERVIÇO DE SAÚDE OCUPACIONAL SIDB GERENCIE SEU ESTILO DE VIDA. PESSOAS SAUDÁVEIS, ORGANIZAÇÃO SAUDÁVEL! SERVIÇO DE SAÚDE OCUPACIONAL SIDB


Carregar ppt "TRABALHO E DOENÇAS Iniciativa e adaptação do Serviço de Saúde Ocupacional SIDB Fonte: artigo escrito por Lúcia Seixas para o site PlanetaVida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google